Notícias de Educação - 23/set/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Dentro da Escola

4 modelos de ensino híbrido para usar com Whatsapp

O trabalho mudou. O ensino também. A adaptação da educação presencial para outras formas de ensino se tornou primordial. Algumas instituições de ensino continuaram totalmente à distância enquanto outras escolheram aderir ao sistema híbrido. Esse modelo de ensino é uma das maiores tendências para o futuro próximo. Para ajudar a conhecer mais sobre esse sistema, conheça quatro diferentes modelos de ensino híbrido e suas definições.

Terra

O que significa educação emocional?

A educação emocional, como o próprio nome já nos dá a entender, é uma prática educativa que tem por objetivo garantir que o sujeito tenha um maior conhecimento sobre as suas próprias emoções.

Notícias Concursos

Vida leitora começa na primeira infância, diz neurocientista

Pediatras deveriam incluir uma indicação de livro em cada consulta de rotina de seus pequenos pacientes. Para a neurocientista e educadora da UCLA (Universidade da Califórnia, Estados Unidos) Maryanne Wolf, a prescrição seria uma maneira de comover os pais e responsáveis a aderir ao hábito da leitura para seus filhos desde o começo da vida. “Podemos fazer muito quando lemos para uma criança”, diz.

Porvir

Dicas

Plataforma ajuda na educação de crianças impactadas pela pandemia

Pensando no impacto da educação causada pela pandemia, o empresário Janguiê Diniz criou uma plataforma de reforço para os alunos prejudicados com a suspensão das aulas pela Covid-19. O site Minha Escolinha Online atende de forma totalmente gratuita crianças de 2 a 8 anos de idade e conta com mais de 800 aulas gravadas, que podem ser acessadas até mesmo por estudantes de outros países. De forma lúdica, as atividades estimulam o raciocínio e as habilidades socioemocionais dos pequenos.

Jovem Pan

Inclusão

TJ determina que Secretaria de Educação de SP disponibilize professor auxiliar para aluno autista em Bauru

A ação começou no ano passado, quando a mãe desse aluno procurou a Defensoria Pública, depois de pedir para a secretaria esse apoio pedagógico. Na época o filho dela tinha 12 anos e estava na sexta série.
Foi apresentada a prescrição médica indicando a necessidade dos cuidados com o aprendizado do adolescente, mas o pedido foi negado com a justificativa de que o aluno poderia ser atendido com reforço.

g1

Policiais e jurídicas

MEC diz ao STF que decisão de reabertura de inscrição do Enem para isentos não foi descumprida

No último dia 17, o partido Rede Sustentabilidade e a Educafro enviaram uma manifestação ao ministro Dias Toffoli, relator do caso, em que acusam o governo de não cumprir integralmente a decisão do STF sobre a isenção do Enem. A sigla e a entidade alegam que a decisão da Corte não se limita aos estudantes que tiveram o benefício em 2020 mas se ausentaram no dia da prova, enquanto que o governo defende que a determinação é limitada.

g1

Justiça manda Capes suspender a avaliação de cursos de pós-graduação

A 32ª Vara Federal do Rio de Janeiro concedeu, nesta quarta-feira (22), liminar para determinar à Capes, agência do Ministério da Educação responsável por qualificar os cursos de mestrado e doutorado no país, que suspenda a avaliação dos programas de pós-graduação em andamento. A decisão foi feita no âmbito de uma ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a prática do Comitê Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES) da Capes de mudar critérios durante o ranqueamento dos cursos de mestrado e doutorado.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar da Educação Básica

Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União
A partir de agora, com a publicação dos resultados preliminares, os gestores estaduais e municipais têm 30 dias para conferência, ratificação e eventual retificação das informações. No dia 7 de outubro, o instituto realizará uma live em seu canal do YouTube para orientar os gestores das escolas e redes sobre esses procedimentos.

EBC

Mais de 70% dos alunos brasileiros têm aula de inglês com professor sem formação adequada

Problema acontece na rede pública e na privada, mostra levantamento de órgão do governo britânico
Desde o ano passado, as aulas de inglês se tornaram obrigatórias para todos os alunos do país a partir do 6º ano do ensino fundamental. Um levantamento feito pelo British Council, organização internacional do Reino Unido, mostra que, apesar de as escolas terem amplamente se adequado para ofertar o idioma, a maioria recorreu a professores de outras disciplinas.

Folha de São Paulo

Avaliação

Diretor de tecnologia do Inep, responsável pelo Enem digital, pede demissão 2 meses antes da prova

De acordo com o Inep, a decisão partiu de Rogério, que alegou "motivos pessoais" para a demissão. Ele dirigia o setor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais. Mesmo com a proximidade do Enem, o órgão afirma que "a saída do diretor não compromete o desenvolvimento das ações do Instituto e que a DTDIE possui equipe capacitada e especializada para dar continuidade ao desenvolvimento das ações da área".

g1

Eventos

Curso ensina a professores e gestores a lidar melhor com estudantes na pandemia

Fazer com que professores e gestores de educação aperfeiçoem formas mais eficazes de lidar com estudantes em tempos de pandemia mundial e ensino híbrido. Este é um dos principais objetivos do curso de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar, curso online oferecido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.

MEC

Iniciativa brasileira prevê primeiro plano nacional antirracista do mundo

Proposta formulada por seis organizações sociais está entre as dez finalistas do Desafio de Equidade Racial 2030, da Fundação W.K. Kellogg
O programa internacional, que busca apoiar “ideias revolucionárias para garantir um futuro de condições igualitárias a crianças, famílias e comunidades em todo o planeta”, acaba de divulgar dez finalistas. Entre eles, está a proposta brasileira para implantar o primeiro sistema de educação pública antirracista do mundo. O projeto é idealizado por seis organizações: ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), Geledés Instituto da Mulher Negra e UNEafro Brasil.

Porvir

Professor de matemática é representante do Brasil no Top 50 do Global Teacher Prize

O professor de matemática Greiton Toledo, do Instituto Federal Goiano, localizado em Ipameri (GO), é o representante brasileiro na lista dos 50 selecionados pelo Global Teacher Prize, prêmio concedido pela Varkey Foundation em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Conhecido como “Nobel da Educação”, a iniciativa recompensa o(a) vencedor(a) com US$ 1 milhão.

Porvir

Outras do dia

Como lidar com expectativas sobre escolha profissional dos filhos?

Um dos maiores desafios no trabalho de orientação vocacional é conduzir a expectativa dos pais diante da escolha profissional dos filhos. Muitas vezes, há um tendência da parte dos pais a induzir a escolha por carreiras que levem a posições sociais de prestígio ou até mesmo que sigam uma tradição familiar, como nos casos das famílias que têm muitos médicos ou uma empresa a ser herdada.

R7

Mães reclamam de vandalismo em escolas dos EUA após 'desafio' do TikTok; rede social bloqueia vídeos

Nas redes sociais, mães de alunos norte-americanos demonstram preocupação diante de um novo "desafio" (ou "trend") do Tik Tok: vídeos que estimulam crianças e jovens a depredar a escola onde estudam.
Principalmente nos Estados Unidos, adolescentes são instigados a compartilhar imagens que mostrem eles mesmos destruindo banheiros ou roubando itens como sabonetes, frascos de álcool gel, computadores e portas.

g1