Notícias de Educação - 24/set/2021

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Coronavírus

Tempo integral e formação do professor são prioridades, apontam especialistas

Para enfrentar problemas que ganharam proporções colossais, não basta um retorno ao ensino presencial nos moldes do que ocorria até 2019. Viabilizar a educação no pós-pandemia, afirmam os especialistas, exige a ampliação da jornada escolar e a valorização e formação de professores.

MSN

'Nova escola' depois da pandemia impõe desafios

Pedagogos e especialistas do mundo todo defendem que o ensino presencial é insubstituível na educação básica. O ensino remoto, implementado com mais ou menos sucesso durante os meses da pandemia, foi uma solução emergencial. Mas lugar de criança e de adolescente é na escola. A questão agora é outra: como terá de ser essa escola?

MSN

Reabertura das escolas escancara abismo entre ensinos público e privado

A escala do desafio, como era de se esperar, está longe de ser a mesma para os setores público e privado. Enquanto as escolas particulares falam em ajustes na rota de aprendizado, reavaliação diagnóstica, inovações metodológicas e constante atualização de recursos tecnológicos, as redes do estado e do município enfrentam o hercúleo trabalho de combater a evasão escolar, além de lacunas de aprendizagem mais profundas.

MSN

Resolução determina volta de alunos a aulas presenciais na rede estadual do Paraná; ensino remoto fica restrito a alunos com comorbidades

A publicação desta quinta-feira (23) substitui uma resolução que permitia que os responsáveis pelos alunos escolhessem se os alunos teriam aulas presenciais ou remotas. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), as escolas da rede pública vão ter uma semana para se adaptarem à nova determinação e informarem aos pais e responsáveis que estão com os filhos em casa.

g1

Dentro da Escola

Ensino híbrido: saiba mais sobre o laboratório rotacional e o modelo virtual aprimorado

Professores de escolas públicas e especialistas mostram como aplicar essas metodologias ativas em sala de aula e a sua importância neste momento repleto de mudanças e desafios na Educação.

Nova Escola

Sala de aula invertida e rotação por estações: conheça dois modelos de metodologias ativas

Nova Escola

Lei inclui aulas de prevenção da violência contra a mulher na Educação Básica

Os professores vão decidir qual a melhor forma de abordar o assunto. A medida, que vale para todo o país, também cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, que deve acontecer todo ano, sempre em março.
A medida está entrando em vigor no mesmo em ano em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos.

JN

Sem educação de gênero, violência contra a mulher aumenta e se torna maior preocupação

Carta Campinas

Tecnologia

'O que determina a qualidade da educação é a pedagogia, não a tecnologia', diz professor de Columbia

"Muita gente diz que o futuro é a educação híbrida. Mas de qual ensino híbrido estamos falando? É fazer aula pela internet ou trabalhar com a pedagogia de projetos, empoderar o aluno? Você quer uma criança três horas por dia no Zoom e que vai para a escola uma vez na semana?", questiona Blikstein, que também é diretor do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) e presidente-fundador da comunidade Ciências da Aprendizagem Brasil.

MSN

Inclusão

Ensino geral de Libras beneficiaria alunos com e sem deficiência, dizem especialistas

Experiência bilíngue deve começar pela educação infantil e ter a mesma importância que inglês ou espanhol, destacam especialistas
A criação de uma disciplina obrigatória, segundo Franzim, poderia ser um primeiro passo para a inclusão de estudantes surdos, mas não uma solução duradoura. Para ela, o ideal seria propor o ensino bilíngue a todos os alunos, com e sem deficiência, do mesmo modo como é trabalhada a língua portuguesa, presente em toda a grade curricular.

Folha de São Paulo

Como atrair novamente os alunos é um dos maiores desafios dos educadores

O Brasil corre o risco de regredir 20 anos em relação ao acesso à educação. Esse é o prognóstico caso o País não consiga trazer de volta 5,1 milhões de meninos e meninas entre 6 e 17 anos que, durante o ano de 2020, ou não estavam frequentando a escola ou não tinham recebido quaisquer atividades remotas.

Terra

Leis e políticas

Proposta institui a Política Nacional de Educação Digital

O Projeto de Lei PL 4513/20 institui a Política Nacional de Educação Digital. O texto em análise na Câmara dos Deputados também insere dispositivos sobre esse tema na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96).
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

Justiça decide suspender avaliação de pós-graduação; Andifes pede retomada

A decisão foi feita ontem pela Justiça após analisar pedido feito pelo MPF (Ministério Público Federal), que investiga critérios ilícitos usados pela Capes no ranqueamento dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Pandemia piora visão dos brasileiros sobre políticas de saúde, educação e meio ambiente, diz estudo

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que a visão dos brasileiros sobre políticas nacionais de saúde, educação e meio ambiente piorou na pandemia. Em outros países, aconteceu o contrário: os cidadãos viram uma melhora.

JN

Eventos

Comissão debate reserva de vagas na pós-graduação para alunos de escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública na segunda-feira (27) sobre o Projeto de Lei 3402/20, que torna obrigatória a reserva de vagas da pós-graduação para alunos vindos de escolas públicas. O debate ocorrerá no plenário 8, às 9 horas.

Câmara

Relatório Education at a Glance 2021, da OCDE, cita programa do MEC

Na última quinta-feira (16), foi publicado o relatório Education at a Glance 2021, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O documento examina a qualidade dos resultados da aprendizagem, as alavancas de políticas públicas e os fatores contextuais que moldam esses resultados, atuando como um norteador, a fim de que os países possam construir sistemas de educação mais eficazes.
O Education at a Glance 2021 menciona iniciativas promovidas pelo Ministério da Educação (MEC) que objetivam contornar a disparidade de oportunidades ocasionada por fatores socioeconômicos e melhorar os resultados na alfabetização brasileira.

MEC