Notícias de Educação - 28/set/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Tipos de ensino: a diferença entre os modelos mais usados no Brasil e como gestores devem se preparar para encaixar em cada um deles

Existem muitas abordagens para o aprendizado de uma criança ou de um adolescente e é preciso analisar muito bem em qual tipos de ensino um aluno se encaixa melhor. Em relação aos gestores, esse encaixe também precisa existir. Cada escola precisa de um gestor que se relacione muito bem não só com seu perfil administrativo, mas com seu perfil pedagógico.

Escolas Exponenciais

Inovação e aprendizagem significativa: a importância do incentivo à leitura nas escolas

Novas tecnologias exercem fascínio sobre crianças, jovens e adultos, e, como tudo na vida, essa adoração produz alguns impactos positivos e outros nem tanto.
A boa notícia é que a mesma tecnologia que nos tira o foco também amplia o alcance a acervos com títulos de todos os gêneros e textos de qualidade, além de estimular o gosto pela leitura.

Nova Escola

Gestão

Secretário de Educação nega fechamento de escolas em MT e diz que unidades serão ‘redimensionadas’

O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, negou que o governo fechará escolas estaduais. O assunto vem sendo discutido e foi alvo de protestos de professores, pais e alunos.

g1

MPF recomenda que governo de Pernambuco não use verba da educação para pagar aposentadorias

O Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação para que o governo de Pernambuco não retire verbas da educação para pagar aposentados e pensionistas, incluindo recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A medida foi direcionada ao governador Paulo Câmara (PSB) e às secretarias de Educação e da Fazenda

g1

Leis e políticas

Congresso derruba veto de Bolsonaro a repasse do governo para internet em escolas

O Congresso derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à proposta que previa repasses do governo federal para ampliar o acesso das escolas públicas à internet em alta velocidade.
O veto presidencial impedia então o financiamento através do Programa Dinheiro Direto na Escola para a contratação de serviço de acesso à internet e construção de infraestrutura para distribuição do sinal da internet nas escolas.

Folha de São Paulo

Comissão aprova uso de verbas federais para prevenir pandemia nas escolas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite o uso de verbas federais em ações preventivas contra a pandemia de Covid-19 em escolas públicas estaduais e municipais. O objetivo é apoiar o retorno às aulas presenciais com melhorias na infraestrutura sanitária das escolas, fornecimento de equipamentos de proteção individual, materiais de higiene e treinamento para profissionais de educação.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Projeto reúne dados públicos e facilita pesquisa sobre desigualdades na educação

Navegar pelos dados do Censo Escolar e cruzar informações sobre os contextos de estudantes, escolas e territórios com os números de reprovação, distorção idade-série e abandono escolar. Esses são alguns recortes possíveis da ferramenta interativa “Painel de desigualdades educacionais no Brasil”, lançada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Porvir

Avaliação

Enem 2021 tem aumento de 9% de participantes após reabertura de inscrições para isentos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta segunda-feira (27) que 280.145 pessoas se inscreveram na nova chamada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 aberta para quem teve isenção do pagamento em 2020, mas faltou nas provas e não justificou a ausência. Número representa um aumento de 9% no total anterior de inscritos, que era de 3.109.762.

g1

Política partidária

PI: acesso à internet pública exige que aluno veja anúncio do governo Bolsonaro

A chegada da internet banda larga nas escolas da zona rural de Santa Filomena, no interior do Piauí, veio com uma exigência: os estudantes, professores e moradores na região precisam assistir a uma propaganda de 30 segundos sobre programas sociais do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cada vez que acessam a rede. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .
De acordo com a apuração do Estadão , o anúncio é uma imposição aos beneficiários do Wi-fi Brasil, projeto do Conecta Brasil, conjunto de iniciativas para promover a inclusão digital tocadas pelo Ministério das Comunicações.

iG