Notícias de Educação - 07/out/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Crianças da pré-escola podem ter perdido até 6 meses de aprendizagem com a pandemia

Pesquisadores da UFRJ estimaram prejuízos nas habilidades dos alunos durante interrupção das aulas
A interrupção das aulas durante a pandemia pode ter causado uma perda de aprendizagem de até seis meses em crianças de quatro e cinco anos. O cálculo foi feito por pesquisadores que observaram os alunos antes e durante a crise sanitária gerada pelo coronavírus.

Folha de São Paulo

Calendário de retorno às aulas no Rio pode ir parar na Justiça, diz especialista

Após recomendação pela volta às aulas 100% presencial, feita pelo Comitê Científico da prefeitura do Rio, a Secretaria municipal de Educação anuncia nesta quinta-feira um calendário de implementação das novas normas.
A medida será autorizativa para todos os estabelecimentos de ensino na cidade, mas, na avaliação de Cláudio Carneiro, presidente da Comissão de Educação da OAB/Rio, a questão envolvendo o ensino médio e as universidades pode ser alvo de ações na Justiça por não ser de competência original da prefeitura

iG

Dentro da Escola

Transtornos de aprendizagem ainda são pouco conhecidos e diagnóstico precoce é um dos principais desafios

Muito se fala sobre dificuldades de acesso a sinal de internet para acessar as aulas remotas durante a pandemia de Covid-19. E quanto a outros tipos de dificuldade? De acordo com o relatório “Perfil do transtorno específico da aprendizagem no Brasil: custos para as famílias e impactos da pandemia de Covid-19”, produzido pelo Instituto ABCD, 78,8% das famílias respondentes relataram que a escola não forneceu orientações específicas sobre o estudo a distância e 85,4% afirmaram que não houve encaminhamento de atividades adaptadas para alunos com TEAp.

Porvir

Dicas

Para todo o Brasil, Unicamp disponibiliza 8 cursos gratuitos on-line

A Escola de Extensão da Unicamp, em parceria com a plataforma Coursera, oferece 8 cursos gratuitos para estudantes de todo o Brasil. Para ter acesso ao programa educacional, basta o interessado criar uma conta no site.
Para receber o certificado de conclusão é necessário pagar uma taxa, devido à verificação de identidade. No entanto, o estudante que não tenha condições financeiras de arcar com o custo pode requerer auxílio para a emissão.

MSN

Inclusão

Modelo de alfabetização do Ceará melhorou aprendizagem de alunos em situação vulnerável, aponta pesquisa

Um estudo desenvolvido por um conjunto de pesquisadores brasileiros, chilenos e franceses mostrou que a implementação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic), desenvolvido no Ceará, reduziu desigualdades, aumentou o nível de aprendizagem e ampliou a equidade educacional de alunos em situação de vulnerabilidade social no estado em relação ao Brasil e ao Nordeste entre 2011 e 2017. O mesmo aconteceu com Fortaleza, em comparação com a situação de outras capitais da região.

g1

Jovens de baixa renda ganham um 'empurrão' para seguir estudando

A proposta da organização é dar um 'empurrãozinho' para que estudantes de baixa renda possam conseguir se manter na faculdade. Para isso, são oferecidas bolsas para o pagamento de custos com alimentação e transporte e mentoria.

R7

Falta de profissionais prejudica Educação Especial em Vitória

A falta de professores de Educação Especial nas unidades de ensino municipais de Vitória tem prejudicado a oferta do serviço, como afirmam familiares de estudantes com deficiência. Eles se queixam de que os alunos não estão usufruindo do direito ao contraturno, que são aulas de reforço fora do turno regular. "Quando questionamos a gestão municipal, a resposta é de que não há profissionais para atender à demanda", afirmam.

Século Diário

Ensino Superior

Chapa que disputa comando da USP propõe órgão para cuidar de inclusão e diversidade

A chapa lançou nesta quarta-feira (6) o seu programa com mais de 130 propostas, entre as quais se destaca uma mudança na estrutura central da USP: a criação de uma Pró-Reitoria de Inclusão Social e Diversidade.

Folha de São Paulo