Notícias de Educação - 21/out/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Pelo direito à igualdade de gênero: meninas são as que mais sofrem com fechamentos de escolas

Levantamento da UNESCO mostrou que população feminina foi a mais impactada com restrições da pandemia de Covid-19.
Meninas e mulheres foram as mais afetadas pelo fechamento das escolas por causa da pandemia de Covid-19. O estudo mundial When schools shut (Quando as escolas fecham) foi divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 11 de outubro, Dia Internacional das Meninas, como forma de expor o impacto de gênero na aprendizagem, na saúde e no bem-estar.

Brasil Escola

Prefeitura de SP não conseguiu avaliar perda de aprendizado dos alunos na pandemia

Uma auditoria feita pelo TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) constatou que o município ainda não fez nenhuma ação eficiente que permitisse entender o tamanho do problema e ajudasse a planejar uma maneira de recuperar o tempo perdido.
Uma avaliação em larga escala chegou a ser aplicada no fim do ano passado com esse objetivo, mas segundo o órgão, ela não produziu resultados suficientes para ajudar na tarefa.

Folha de São Paulo

Problemas estruturais em escolas municipais de SP impedem retorno de alunos

Apesar da volta dos alunos para as aulas 100% presenciais estarem previstas para a segunda-feira (25), muitos estudantes da rede municipal não farão parte desse retorno por serem alunos de escolas que estão fechadas por problemas estruturais, algumas delas há mais de um ano.

MSN

Estado do Rio determina retorno às aulas presenciais para o dia 25

O governo do Estado do Rio de Janeiro determinou a retomada das aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino a partir da próxima segunda-feira, 25. A decisão do fim do sistema híbrido - com aulas presenciais e remotas - é do governador Cláudio Castro (PL) e foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 20.

Terra

Projetos

Escola do DF promove campeonato de robótica para o ensino infantil

O ensino da robótica é muito útil para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. O grupo Blue Educação, proprietário dos colégios Blue School e o Colégio Objetivo DF, realizará, no próximo sábado, 23/10, o primeiro Blue Robotics League, para crianças de 8 a 12 anos. O objetivo das atividades é estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a organização, o trabalho em equipe e as habilidades manuais dos pequenos.

Correio Braziliense

Professor de educação física usa jogos para trabalhar matemática nas aulas

A abordagem dele é trazer conteúdos do cotidiano dos estudantes dentro de jogos como queimada ou jogo da velha e, assim, ensinar matemática
Pode parecer estranho que um professor de educação física, como eu, também ensine matemática. Mas não é. Não trabalho com os números em todas as aulas que dou, mas consigo inserir jogos numéricos em muitas delas, o que acho muito interessante.

Porvir

Gestão

“No Brasil, convivemos com uma cultura do fracasso escolar”, diz educadora

(...) “No Brasil, convivemos com uma cultura do fracasso escolar. Naturalizamos o que não é absolutamente natural, que é não aprender, repetir de ano, não acessar a universidade. E os próprios alunos e alunas passam a acreditar nisso. Então, é um trabalho importante de ser feito, tem que ser objeto de políticas públicas”, completou.

MSN

Profissionais da Educação

GO: Servidores estaduais da educação terão ajuda de custo para investir em tecnologia

Os servidores da educação terão, a partir de novembro, ajuda de custo para investir em equipamentos tecnológicos. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (20), pelo governo de Goiás. Os benefícios serão destinados a efetivos, comissionados e temporários. A carga horária e os meses trabalhadores definirão o valor a ser recebido.

Opção

Leis e políticas

CCJ aprova proposta que obriga ensino médio a ofertar língua espanhola

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta terça-feira (18), proposta que inclui, na grade do ensino médio, a obrigatoriedade da oferta de ensino da língua espanhola.
O projeto principal, entre outros pontos, estabelece que os conteúdos curriculares da educação básica deverão observar, entre suas diretrizes, a introdução do estudo da Constituição Federal. 

Câmara

Governo do RS propõe incorporar desempenho em educação na divisão do ICMS dos municípios

O governo do estado apresentou, na tarde desta quarta-feira (20), uma proposta de alteração da repartição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com os municípios gaúchos. Com o novo projeto, o desempenho na educação seria incorporado ao cálculo de divisão do montante repassado às prefeituras.

g1

Ensino Superior

'Desconheço qualquer iniciativa do MEC escolher reitores', diz Ribeiro

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados convocou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para dar explicações sobre a criação de dez Ifes (Institutos Federais de Ensino Superior) e a atuação recente do governo na indicação dos reitores na manhã desta quarta-feira (20). "Desconheço qualquer iniciativa do MEC (Ministério da Educação) em escolher reitores"

R7

USP, Unicamp e Unesp vão receber repasse extra de R$ 1 bilhão do Estado de SP

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 20, um repasse extra de R$ 1 bilhão a ser dividido entre USP, Unicamp e Unesp. A verba será destinada à melhoria da infraestrutura física e tecnológica dos câmpus para retomada presencial das aulas no pós-pandemia e o repasse está previsto ainda para este ano.

Terra

Polêmicas

Milton Ribeiro volta a criticar Paulo Freire e ataca obra do educador

Em audiência pública na Câmara, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a fazer críticas ao educador Paulo Freire, que completaria 100 anos em setembro. Um dos parlamentares presentes, o deputado Elias Vaz (PSB-GO), cobrou do ministro declarações críticas que ele fez recentemente, em Goiânia, contra Freire. Ribeiro manteve o tom contra o educador, com a curiosidade de que evita se quer citar seu nome.

iG