Notícias de Educação - 25/out/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Governo de SP diz que contaminação nas escolas caiu 70% e abre dados na internet

De acordo com o monitoramento, houve uma queda de 73,6% no número de contaminados na comparação entre junho, quando houve a maior notificação de casos deste ano (1.635), e setembro, que apresenta o menor número de registros (431).

Folha de São Paulo

Diretora de escola no DF cria 'call center' contra evasão escolar

Se a evasão escolar será um dos desafios para as escolas com o retorno das aulas presenciais, para a diretora do CEF 15 (Centro de Ensino Educacional) do Gama, em Brasília, Ana Élen Ferreira Moutinho, não. Mesmo durante a pandemia, ela conseguiu manter 100% da participação dos alunos nas atividades.
Nos primeiros dias de pandemia, ela desenvolveu um projeto que funciona como um call center para manter a comunicação com as famílias e os estudantes.]

Uol

“Faremos de tudo para ter todos de volta”: uma rede de estudantes nas ruas para combater a evasão escolar

Alunos de Fortaleza apelam para mensagens, ligações, visitas e até cartas na tentativa de atrair colegas para as aulas presenciais. Brasil tem 5,5 milhões de estudantes fora da escola
Enquanto o Unicef projeta que 5,5 milhões de estudantes em idade escolar estavam sem atividades durante a crise no país, Mikaele e Samuel se unem a outros quatro colegas para tentar baixar ao menos as estatísticas de sua escola, fincada em um dos bairros mais pobres de Fortaleza. No primeiro mês de trabalho, conseguiram trazer de volta nove colegas.

El País

Aulas presenciais serão obrigatórias na rede estadual de educação em Minas Gerais

Alunos da rede estadual de ensino deverão voltar às salas de aula a partir do dia 3 de novembro. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (22), depois que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) aprovou revisão nos protocolos sanitários.

g1

DF se prepara para voltar 100% às aulas presenciais; sindicato é contra

O Distrito Federal será mais uma unidade da federação a ter, nos próximos dias, o retorno às aulas 100% de forma presencial na rede pública de ensino, atualmente em sistema híbrido.

Uol

Dentro da Escola

O que muda com o novo Ensino Médio? entenda aqui

Mudanças serão implementadas em 2022
Uma grade de formação básica enxuta, o poder de escolha de estudantes sobre os assuntos em que desejam se aprofundar e o aumento da carga horária são pontos que impactarão não apenas o jovem, mas todos os envolvidos na vida dele.

Estado de Minas

MEC formará professores para implementação do Novo Ensino Médio no Brasil

MEC

Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Escolas e espaços acadêmicos estão cada vez mais investindo nessa abordagem; saiba mais
Com o passar dos anos e com todas as evoluções na área pedagógica, escolas e instituições de ensino estão cada vez mais investindo na aprendizagem colaborativa. A metodologia de ensino pautada na interação, colaboração e participação ativa dos alunos colabora para que eles sejam protagonistas de sua própria história.

R7

Professor tem de ser tornar um mediador de conflitos de interesses

Para especialista, educador não deve lançar mão de “fogos de artifício”, estratégias didáticas muito chamativas que explodem e logo se apagam
Com o aumento da adoção de metodologias que colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizado, existe um ponto de tensão em sala de aula, sobretudo a partir do segundo ciclo do fundamental, que precisa ser abordado: raros são os alunos naturalmente interessados nos assuntos escolares. Portanto, a primeira função do professor passa a ser cultivar os interesses, defende Nilson Machado, professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Porvir

Projetos

Com jogos e violência, Round 6 atrai atenção de crianças e jovens. Como a escola lida com isso?

Especialistas alertam que esse conteúdo pode promover a banalização da violência, além de aumentar a ansiedade e irritabilidade entre os estudantes
Para Gustavo Estanislau, especialista em psiquiatria da infância e da adolescência e coordenador do projeto Cuca Legal, iniciativa ligada ao Departamento de Psiquiatria da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), a diferença entre a série Round 6 e filmes como Jogos Vorazes e Divergente, que também retratam mortes violentas, é o potencial de identificação.

Porvir

Pais devem orientar filhos sobre o uso das redes sociais e aplicativos

Correio Braziliense

Gestão

Por que Sobral é, pela quarta vez seguida, a cidade número 1 do Brasil em ranking de educação?

Sobral é a cidade número 1 do País em um ranking que mede as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens dos municípios brasileiros, em termos de acesso à educação básica. Esta é a quarta vez seguida em que o município cearense ocupa a colocação. A repetição de resultados chama atenção, assim como outras cidades que o acompanham - neste ano, o município de Cruz empata no 1º lugar.

Diário do Nordeste

Após volta presencial, Prefeitura de SP aumenta número de crianças por sala em creches

Professores dizem que mudança pode ser estratégia para acomodar alunos matriculados em vagas virtuais criadas durante a pandemia
Diretores de escola foram informados que podem ter turmas multietárias, formadas por até 19 crianças, de 2 a 4 anos, no próximo ano letivo. Um único professor será responsável pelo grupo.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

A visão que os professores têm de si

Lançado às vésperas do retorno obrigatório das aulas presenciais, um estudo promovido pelo Instituto Península constatou que, entre os professores das escolas públicas e privadas de ensino básico do País, 74% disseram que não são respeitados como mereceriam e 77% afirmaram que sua profissão não é valorizada pela sociedade.
A conclusão é preocupante, uma vez que a formação escolar das novas gerações e, por consequência, o futuro do País dependem justamente do professorado do ensino fundamental e do ensino médio.

MSN

Inclusão

Transgênero vê barreira no mercado desde educação formal até soft skills

Adaptabilidade, inteligência emocional, resiliência. As chamadas soft skills vieram para ficar. Mas se a falta de definição do que elas são para alguns serve como meio de entrada no mercado de trabalho, para outros elas fecham ainda mais portas. "A gente desenvolve soft skills o tempo todo", diz Vitor Martins, especialista em diversidade e inclusão no Nubank. "A diferença é que algumas pessoas desenvolvem resiliência fazendo um intercâmbio na Flórida, e outras pessoas desenvolvem resiliência tentando superar a expectativa de vida de 35 anos", diz, citando dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Terra

Leis e políticas

Educação domiciliar passa a ser permitida por lei em Chapecó

A educação domiciliar (homeschooling) passou a ser permitida em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A decisão entra em vigor com a aprovação da Lei 7.550, sancionada pelo prefeito João Rodrigues (PSD).

nd+

Estatística, pesquisas e estudos

USP cai em ranking universitário de economias emergentes

A Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições de ensino superior do país, caiu seis posições no ranking de qualidade de universidades de economias emergentes da consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE). Na lista anterior, a USP havia ficado em 13º lugar, mas na desse ano, divulgada esta semana, ela ficou na 19ª posição. Ainda assim, continua como instituição brasileira com a melhor posição na lista.

Gazeta do Povo

EAD

Diploma internacional no EAD atrai estudantes durante a pandemia

Fazer um curso a distância em uma universidade estrangeira está cada vez mais fácil. Muitas instituições disponibilizam cursos no modelo EAD (Ensino a Distância), o que tem atraído estudantes brasileiros.

R7

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Educação profissional e tecnológica é saída para ‘apagão’ de mão de obra qualificada

De acordo com a CNI, 61% das empresas relatam que não conseguem pessoas qualificadas para ocupações técnicas
Pesquisas mostram que a educação profissional e tecnológica nunca foi tão importante para o acesso ao mercado de trabalho. Isso porque, apesar dos números recordes de desemprego – são quase 15 milhões de desempregados no Brasil, falta mão de obra qualificada para ocupar vagas em vários setores da economia. A situação, agravada pela pandemia, fica mais difícil ainda para os jovens que cursam apenas o ensino médio, que perdem espaço para os que optam por cursos técnicos ou profissionalizantes.

Portal Correio

Ensino Superior

USP tem eleição para reitor e mira desafios da diversidade

Numa eleição para reitor atípica, em meio à pandemia e com só dois candidatos, a grande promessa é uma Universidade de São Paulo (USP) mais inclusiva e diversa. O físico Antonio Carlos Hernandes e o médico Carlos Gilberto Carlotti Junior disputam a gestão da mais conceituada instituição de ensino brasileira. Este ano, pela primeira vez em décadas, a maioria de seus novos alunos veio de escolas públicas. O desafio agora é garantir que eles tenham as mesmas oportunidades que o restante dos estudantes da USP.

Terra

Opinião

Humanas: Por que é absurdo a Capes usar o Google Scholar para avaliar

Qualquer um que tenha feito uma pesquisa por meio do buscador do Google sabe que nem sempre os resultados obtidos são de qualidade. Conteúdos suspeitos, fontes questionáveis e materiais promovidos artificialmente são comuns. Isso se reflete também no Google Scholar ou Google Acadêmico, que reúne artigos, monografias, teses e outras produções acadêmicas. Mesmo assim, desde 2018, a Capes, agência do Ministério da Educação responsável pelos cursos de pós-graduação, passou a adotar o Google Acadêmico como um dos parâmetros para avaliar a qualidade das publicações científicas brasileiras da área de Humanas, o que tem gerado diversos questionamentos por parte de pesquisadores.

Gazeta do Povo

Política partidária

MEC prepara projeto para criar cinco universidades em redutos do centrão

Sem abrir novas vagas ou cursos, ministro assina proposta que agrada base de apoio de Jair Bolsonaro e gera quase 3 mil cargos
Crítico à abertura de universidades, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, quer dividir instituições federais de ensino superior existentes para criar cinco novas universidades e cinco institutos técnicos.
A iniciativa não prevê a expansão de vagas de alunos ou da rede física, mas atende aos interesses de políticos aliados ligados ao centrão.

Folha de São Paulo

Polêmicas

Escola de elite de SP é obrigada a suspender ensino 100% online para crianças

A Avenues, escola de Nova York com sede em São Paulo, foi obrigada a suspender o programa de aulas 100% online para alunos a partir do 4º ano do fundamental, que começaria neste semestre, com mensalidades de R$ 10 mil.
A instituição recebeu um ofício do Conselho Estadual de Educação exigindo esclarecimentos, reiterando que o ensino presencial é obrigatório no Brasil e insinuando, inclusive, que o anúncio da Avenues On-Line poderia ser enquadrado como propaganda enganosa ou abusiva.

Folha de São Paulo

Outras do dia

China promulga lei para reduzir pressão das tarefas escolares

A China promulgou neste sábado (23) uma lei que limita as tarefas e cursos extracurriculares, uma iniciativa que tem o objetivo de reduzir a grande pressão sofrida pelos alunos, informou a imprensa estatal.
Nos últimos meses, o governo aprovou diversas regras com a meta de combater atividades que considera prejudiciais ao desenvolvimento infantil.

g1

Escolher a escola do filho

Saiba como escolher a escola do seu filho para o ano letivo de 2022

O final de 2021 se aproxima, e é chegada a hora de os pais decidirem em qual instituição de ensino o filho estudará no próximo ano letivo. Seja para renovar a matrícula, seja para buscar um novo colégio, a tarefa requer muita reflexão e cuidado por parte dos responsáveis. Especialistas alertam: é preciso atenção redobrada aos pré-requisitos para a escolha, para que o processo de aprendizagem das crianças não seja comprometido.

Correio Braziliense

Relação entre pais e escolas envolve cláusulas contratuais

Correio Braziliense

Como definir a hora do primeiro contato com o ambiente escolar

Correio Braziliense

Alfabetização é uma das etapas mais importantes da jornada escolar

Correio Braziliense

Pais e responsáveis precisam ficar atentos aos protocolos de segurança

Correio Braziliense

É importante saber o estilo de ensino desenvolvido no colégio

Correio Braziliense

Ensino híbrido veio para ficar? Sim, é uma opção para as escolas

Correio Braziliense

Tecnologia está cada vez mais presente na sala de aula

Correio Braziliense

Ritmo de cada criança deve ser respeitado pelos pais e educadores

Correio Braziliense

Semi-integral ou integral? Como escolher o sistema de ensino do filho

Correio Braziliense

Educação inclusiva é necessária para mostrar a diversidade humana

Correio Braziliense

Aprender um segundo idioma é importante para o futuro do estudante

Correio Braziliense

Atividades extracurriculares são fundamentais para o aprendizado

Correio Braziliense

Vivência prática agrega conhecimento e desenvolvimento de habilidades

Correio Braziliense

Esporte tem um poder transformador como aliado da atividade escolar

Correio Braziliense