Notícias de Educação - 03/nov/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Fiocruz é favorável à reabertura presencial, com medidas de cuidados

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nota técnica nesta sexta-feira (29) se posicionando para a abertura presencial das unidades escolares, desde que sejam adotadas medidas preventivas de saúde. A recomendação foi elaborada pelo grupo de trabalho da fundação, tendo a vacinação como ponto central para flexibilização das medidas sanitárias.

EBC

Doenças virais em crianças têm alta após volta às aulas

Um boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado na última quinta-feira (28) alertou para o reaparecimento de outros vírus, que têm causado SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em crianças de 0 a 9 anos. O registro desses outros vírus, que havia caído no ano passado, agora já ultrapassa a Covid em número de casos.
Especialistas avaliam que a volta da circulação dessas doenças, que comumente afetam crianças, era esperada com o retorno às atividades presenciais. Eles ressaltam que a população dessa faixa etária ficou protegida no ano passado, com o fechamento das escolas, e pode agora ter "memória imunológica" menor.

Folha de São Paulo

PR: Secretaria da Educação impõe volta imediata das aulas presenciais de parte da RMC

O Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte determinou nesta sexta-feira (29) o retorno imediato de aulas presenciais às escolas da rede estadual. De acordo com o ato administrativo, a regional considerou a capacidade total das salas de aula e abre exceção somente para alunos portadores de doenças e/ou comorbidades que impeçam a frequência presencial das aulas – mediante apresentação de atestado ou laudo médico.

Tribuna do Paraná

Confirmado o retorno das aulas 100% presenciais na rede pública do DF

A partir da próxima quarta-feira (3/11), todos os 460 mil alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal poderão voltar a ter aulas presenciais nas 686 unidades de ensino da capital. A informação foi confirmada pela Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, na manhã desta sexta-feira (29/10). Até então, as escolas estavam atuando com o modelo híbrido. “Temos que ter em mente que a nossa preocupação é o estudante. Não podemos deixar de garantir a eles o direito de uma aprendizagem de qualidade, que se dá no ambiente escolar”, disse.

Correio Braziliense

Educação deve cortar ponto de professor que aderir greve na quarta (3/11)

Correio Braziliense

Sinpro-DF não recuará perante decisão do GDF de cortar o ponto de grevistas

Correio Braziliense

DF publica portaria com regras para volta do ensino 100% presencial

R7

SP tem retorno presencial obrigatório às aulas nesta quarta

A partir desta quarta, não ha obrigatoriedade do distanciamento de 1 metro e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais, o que, na educação básica, deve ampliar o acesso e a frequência à escola para 100% dos estudantes presentes simultaneamente.

R7

Ex-secretário da Educação de Leite avalia que volta presencial obrigatória das aulas está atrasada no RS

Faisal Karam (PSDB), ex-secretário da Educação do governo Eduardo Leite, entende que a volta das aulas presenciais obrigatórias no Rio Grande do Sul deveria ter sido determinada pelo Palácio Piratini há mais tempo. Hoje deputado estadual, Karam entende que os alunos deveriam ter sido chamados às escolas assim que se iniciou a última queda nos indicadores da pandemia - o que vem ocorrendo desde agosto.

Zero Hora

A partir do dia 3, aula presencial é compulsória na rede municipal de BH

Alunos da rede municipal de ensino de Belo Horizonte também deverão retomar o aprendizado em modelo presencial a partir de quarta-feira (3/11). Assim como fez o governo do estado, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) reformulou esta semana seus protocolos sanitários, praticamente acabando com o ensino remoto e pondo fim à adesão voluntária de familiares ao reencontro com a sala de aula.

MSN

Dentro da Escola

Cultura maker apoia o aprendizado criativo durante a pandemia e na retomada das aulas

Colocar a mão na massa torna a aprendizagem mais significativa mesmo a distância e pode diversificar as aulas presenciais depois de tanto tempo de ensino remoto
Deixe de lado o medo de errar, refazer, recriar. Partindo de uma abordagem mão na massa, a cultura maker valoriza cada etapa do processo de construção de objetos e ferramentas, com o objetivo de deixar o aprendizado mais significativo. “Como as coisas ao nosso redor são desenhadas? Como os objetos são criados? Como é pensado esse design? Despertar essa sensibilidade faz com que professores e alunos olhem para o mundo de maneira a querer intervir, a querer resolver algum problema, para torná-lo mais inovador e mais bonito”.

Porvir

Educação emocional contribui para a formação dos alunos, diz psicóloga

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é essencial para qualquer pessoa. Segundo a professora do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Célia Regina da Silva Rocha, a educação emocional deve compor a grade de aulas desde o ensino básico, com as crianças pequenas, seguindo toda a trajetória escolar até à universidade.

Notícias Concursos

Como resolver o problema de alunos que entram no 3º ano sem saber ler

Claudia Costin avalia que, numa situação de emergência como a atual, pode ser recomendável selecionar os alunos não alfabetizados, separá-los em turmas e iniciar um processo intensivo de recuperação. “Precisamos de novas metodologias, menos focadas em descobrir o que está escrito na palavra. Teremos que reconhecer o som das letras, retomar seu significado, de forma até lúdica, sem cobrança nem pressão sobre as crianças”.

Gszeta do Povo

Oportunidades e demandas para a educação técnica e profissional com o Novo Ensino Médio

Diante de estimativas de que 14% dos postos de trabalho atuais desaparecerão em 15 a 20 anos e que outros 32% sofrerão profundas transformações, como aponta a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), e que 36% dos empregos do futuro exigirão a solução de problemas complexos, de acordo com análise do Fórum Econômico Mundial, é necessário que a educação repense que estudante está sendo formado hoje. O Novo Ensino Médio, que começará a ser implementado a partir de 2022, traz mudanças nesse sentido.

Porvir

Grupo busca corrigir distorções sobre o agronegócio em livros didáticos

A pandemia trouxe à casa de produtores rurais uma triste realidade: os livros didáticos usados pelos filhos tratam o negócio da família, o agronegócio, de forma distorcida e ideológica. Os materiais trazem não apenas um viés político-ideológico, mas erros crassos sobre o setor, com informações desatualizadas e inverídicas. A constatação levou à criação da associação De Olho no Material Escolar, em junho de 2020, com o objetivo principal de conseguir mudanças nas publicações utilizadas nas escolas públicas e privadas.

Gazeta do Povo

Projetos

Projeto Cultural leva alunos da rede pública para uma estação espacial

Alunos da rede municipal do Rio de Janeiro foram os primeiros estudantes do mundo a participar de uma experiência do museu Smithsonian Air and Space, dos Estados Unidos: por meio de realidade virtual, as crianças puderam fazer uma imersão em uma estação espacial.

R7

Gestão

Após anunciar projeto que cria dez novas universidades e institutos federais, ministro da Educação diz que pediu aumento no orçamento

Não há previsão para a criação de novas vagas, apenas de novos cargos. Ribeiro justificou que o desmembramento de campi é uma “prática normal” de outros governos, mas não informou qual o impacto financeiro da proposta. Disse apenas que pediu um aumento de 17% do orçamento da pasta PARA 2022, o que ainda precisa de aprovação do Congresso.

O Globo

MG: Prefeituras correm risco de não aplicar o mínimo em educação

A aplicação de recursos em educação está devagar em Minas e no Brasil. Os últimos dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), gerido pelo governo federal e divulgado neste mês pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), mostram que, até agosto, 654 cidades mineiras ainda não tinham aplicado o recurso mínimo exigido pela Constituição, que é de 25% da receita proveniente de impostos, em manutenção e desenvolvimento do ensino, o que corresponde a 76,6% dos municípios do Estado. Desse total, 151 nem sequer atingiram 15% até o período. As prefeituras têm até dezembro para cumprir a meta.

O Tempo

Ano letivo de 2021 na rede municipal do Rio terá reprovação por falta, diz secretário de educação

O ano letivo de 2021 na rede municipal do Rio, que se iniciou em fevereiro e se encerrará em dezembro, terá reprovação por falta, conforme decisão da Secretaria municipal de Educação (SME). Segundo o titular da pasta, Renan Ferreirinha, a possibilidade de reprovação por nota ainda será definida em discussão com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne dirigentes dos estados e do Distrito Federal.

Extra

MP entra com ação civil contra São Vicente por falta de auto de vistoria dos bombeiros em imóveis da Educação

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) entrou com uma ação civil pública contra o município de São Vicente, no litoral paulista, apontando que 29 imóveis ocupados pela Secretaria de Educação da cidade não têm o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), incluindo escolas municipais. O órgão pediu à Justiça que conceda liminar para que a prefeitura obtenha o documento no prazo de seis meses, além do Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB).

g1

21% dos pais pretendem trocar o filho de escola, revela pesquisa

Segundo a pesquisa nacional do Instituto Escolas Exponenciais, 21% dos pais ouvidos têm a intenção de trocar filhos de escola para o próximo ano letivo. O estudo foi realizado entre agosto e setembro deste ano com mais de 500 escolas privadas em mais de 200 cidades de 25 estados do Brasil. Os resultados mostram que uma a cada 10 famílias cita dificuldades financeiras como a principal motivação. Cerca de 41% desses pais pretendem buscar escolas com mensalidades mais baratas e 40% têm a intenção de negociar o valor da mensalidade na escola atual.

Correio Braziliense

Com medo da evasão, escolas devem ter reajuste menor

As escolas particulares deverão ser cautelosas ao definir os percentuais de reajuste nos preços para o ano letivo de 2022. Diante da crise econômica no Brasil, as instituições temem que um aumento muito elevado provoque alto índice de evasão.
"As escolas sabem que não podem aumentar demais, porque as famílias já estão com muita dificuldade financeira", comenta Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo).

Agora SP

Inclusão

Educação antirracista: escolas investem em ações contra o preconceito

Na opinião da educadora e historiadora Thayara Lima, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (Gepear) da UFRJ e responsável pelo podcast “Não serei interrompida”, o racismo no Brasil e na educação é marcado pelo silenciamento. Portanto, é preciso rompê-lo.

O Globo

Inclusão: São Paulo apresenta Política de Educação Especial

De forma geral, os itens asseguram a educação inclusiva de qualidade, a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos, a universalização do acesso à educação básica e ao AEE (Atendimento Educacional Especializado) a estudantes com algum tipo de deficiência, como o TGD (Transtorno Globais do Desenvolvimento), o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e altas habilidades ou superdotação.

R7

ONG estimula debate nas escolas sobre violência contra a mulher

O arrefecimento da pandemia, após o avanço da vacinação, tem devolvido os jovens ao ambiente escolar. Com a volta dos adolescentes às escolas, à convivência com colegas e professores, a Associação de Mulheres de Sobradinho II, iniciou em setembro, em 18 escolas do Distrito Federal, um debate sobre a violência contra a mulher. A associação aborda a agressão sofrida dentro de casa e, muitas vezes, invisível ao Estado e à comunidade ao redor.

R7

Leis e políticas

Pressionado, presidente da Câmara decide votar homeschooling, mas texto ainda está em disputa

Pressionado pelo governo, o presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu colocar o projeto de homeschooling para votar. Há, neste momento, duas correntes disputando qual texto será apreciado. Um deles regulamenta a modalidade e o outro, apoiado pelo governo, a libera radicalmente. A ideia é que a proposta entre na pauta na semana que vem.

O Globo

Criação do Sistema Nacional de Educação deve ser votada no dia 11 de novembro na CE

Castro disse que a proposta eleva o setor educacional ao nível de coordenação nacional que já existe, por exemplo, na saúde, com o Sistema Único de Saúde (SUS); na assistência social, com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS); e na segurança pública, com o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Senado

Policiais e jurídicas

UFPE é condenada a indenizar estudante que teve nome publicado em lista de aprovados sem ter passado no vestibular

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) condenou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a indenizar em R$ 5 mil uma estudante por ter publicado o nome dela em uma lista de aprovados no vestibular, sem que a jovem tivesse efetivamente sido classificada. O resultado do processo seletivo foi divulgado em maio deste ano.

g1

Estatística, pesquisas e estudos

Painel permite comparar dados do Censo Escolar

O Censo Escolar agora conta com um novo recurso para acompanhar os dados da pesquisa estatística. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, recentemente, o painel Análise Comparativa, por meio do qual é possível fazer comparações entre as informações declaradas nas edições de 2021 e 2020. Com isso, os gestores, assim como a população, podem verificar o andamento da coleta.

Inep

Ensino Superior

Universidades federais pedem mais R$ 1,8 bi para bancar despesas de 2022

O pedido foi encaminhado a congressistas nesta semana pela Andifes, organização que agrega os reitores das instituições. Apesar de a rede federal de ensino superior ver seus recursos minguarem desde 2015, o MEC (Ministério da Educação) do governo Jair Bolsonaro quer criar novas instituições, desmembrando unidades já existentes, com a distribuição de 2.912 novos cargos para comandá-las.

Folha de São Paulo

RR: Ministro da Educação anuncia criação do Instituto Federal Indígena

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, em visita à comunidade do Contão, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Pacaraima, anunciou, nesta sexta-feira (29), a implantação do Instituto Federal Indígena em Roraima.

Folha BV

Opinião

A doutrinação ideológica não está nas salas de aula

Ao desprestígio de décadas que a função de professor tem recebido da sociedade brasileira, expresso no aviltamento de seus salários e no declínio das condições de trabalho nas escolas, especialmente as públicas, os últimos anos trouxeram algo novo e perturbador: as reiteradas agressões a docentes por parte de movimentos de direita que lhes impingiram o rótulo de doutrinadores ideológicos.

Folha de São Paulo

Negócios

Ânima fecha venda de três escolas em SC para a Bahema Educação

A Ânima anunciou nesta sexta-feira, 29, o fechamento da venda das Escolas Internacionais de Florianópolis e Blumenau e do Colégio Tupy, em Joinville, para a Bahema Educação. A operação tem valor fixo mínimo de R$ 30 milhões, como anunciado em junho.

Terra