Notícias de Educação - 04/nov/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

MEC cria câmaras técnicas para enfrentar efeitos da pandemia

De acordo com a portaria nº 855, serão criadas quatro câmaras técnicas voltadas à educação infantil; à educação fundamental; ao ensino médio e à educação de jovens e adultos. Entre os objetivos dessas câmaras técnicas está o de apoiar o levantamento e a análise de dados, bem como a elaboração de relatórios referentes às respectivas etapas e modalidades, "de forma a subsidiar as redes de ensino e possibilitar o compartilhamento de informações confiáveis, inclusive para a avaliação quanto a impactos futuros".

EBC

DF - Aulas presenciais: 88% das escolas abriram as portas, diz secretaria

Das 686 escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, 82 não abriram as portas nesta quarta-feira (3/11), na volta das aulas 100% presenciais. O balanço é da Secretaria de Educação e mostra que 88% das unidades de ensino retomaram as atividades conforme o previsto. As que não funcionaram, ficaram sem atividades devido à paralisação dos professores realizada durante a manhã contra o retorno presencial.

Correio Braziliense

Após paralisação, Sinpro marca nova reunião com GDF para a próxima semana

Correio Braziliense

Pais ficam divididos sobre retorno 100% presencial das aulas na rede pública

Correio Braziliense

SP: Secretário diz que desnível entre alunos é desafio em volta presencial

O secretário de educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse hoje que o desnível entre alunos é um dos principais desafios no retorno obrigatório às aulas presenciais. Em entrevista à TV Globo, Rossieli reafirmou a importância da presença do aluno na sala de aula para o ensino de crianças.

Uol

Promotor recomenda suspensão de exigência da vacina na Udesc

O promotor Edisson de Melo Menezes, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), recomendou à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) a anulação da obrigatoriedade de comprovante de vacina contra a Covid-19 para a frequência às aulas presenciais na instituição. No documento enviado à universidade, nesta última segunda-feira (1º), o promotor afirmou ainda que a instituição deve se abster de restringir a circulação de pessoas sem previsão legal baseada em evidências científicas e deu um prazo de 5 dias para o ajuste de conduta antes de tomar medidas judiciais. Procurada, a Udesc não se manifestou sobre a recomendação e nem se vai acatá-la.

Gazeta do Povo

Dentro da Escola

Neuroeducação permite ensino para além da transferência de conteúdo

Neurociência atrelada ao ensino escolar melhora aprendizagem dos alunos
Os tempos são outros, e aquele ensino “quadrado”, com alunos enfileirados, aprendendo de forma passiva o conteúdo, já tem sido substituído por técnicas de aprendizagem que buscam primeiro entender o funcionamento do cérebro para depois pensar a melhor forma de passar o conteúdo. Nesse cenário se encaixa a neuroeducação, que mescla neurociência, psicologia, ciência cognitiva e educação. Muitos saberes em prol de um ensino mais efetivo.

R7

Aulas de matemática e ciências em inglês em escolas não bilíngues: parceria com cursos de idiomas rende novos projetos

Há colégios que contratam cursos especializados em idiomas para cuidarem de seu programa bilíngue, e outros que fazem parceria com essas instituições para que ofereçam seus serviços no contraturno escolar, como uma comodidade para os alunos. E há também uma terceira modalidade, que vem ganhando espaço: colégios em que a associação com os cursos de língua estrangeira resulta em aulas nas quais conteúdos de disciplinas variadas são explorados num idioma diferente do português.

O Globo

Tecnologia

8 fatos que aprendemos em 2021 sobre tecnologia na educação

Estamos perto de terminar o ano. Com 2022 logo ali na esquina, dizer que a tecnologia impactou – e muito – a educação é quase um lugar comum. Já sabemos o quanto os efeitos causados pelos muitos arranjos e rearranjos usando recursos digitais de aprendizagem foram sentidos na educação. Mas, o que conseguimos aprender nesse período? Além de conectar professores e estudantes, a tecnologia também mudou processos e comportamentos dentro da escola.

Porvir

Projetos tecnológicos educacionais: por que contar com eles na sua escola?

Ferramentas ampliam as possibilidades de ensino, facilitam a comunicação entre alunos e professores, permitem acesso a conteúdos vistos em aula a qualquer momento e ajudam a colocar em direção e responsáveis.

Escolas Exponenciais

Gestão

Regra do Fundeb vira entrave de R$ 125 bi para governos que venderam folha salarial

As novas regras do Fundeb, fundo de financiamento da educação, têm provocado confusão no pagamentos de salários em estados e municípios. A lei veta a transferência de recursos a outros bancos que não a Caixa e o Banco do Brasil.
A norma ignora que a maioria dos governos estaduais e prefeituras já havia vendido a operacionalização das folhas de pagamentos para bancos privados. Há ainda casos de entes que trabalham com bancos estaduais.

Folha de São Paulo

Mercado de ensino privado avança com procura por bolsa e expansão de escola mais barata

A procura por matrículas no ensino básico subiu mais de 200% entre julho e setembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2019, segundo o site Melhor Escola, que oferece bolsas de estudo.
Com cerca de 7.000 escolas parceiras, a empresa diz que a queda do poder aquisitivo dos pais de alunos eleva a busca por novas escolas ou instituições de ensino mais baratas. A estimativa é que a alta na demanda permaneça em 2022. ​

Folha de São Paulo

SP terá duas semanas de recesso e férias em julho e dezembro em 2022

O governo de São Paulo anunciou hoje que as escolas estaduais terão duas semanas de recesso em 2022, além das férias tradicionais, que acontecem em julho e dezembro. Os recessos vão acontecer em abril e outubro —no fim do primeiro e do terceiro bimestre. A determinação não vale para colégios municipais, nem particulares.

Uol

Profissionais da Educação

SP: A greve dos servidores da Educação municipal deixa alunos de escolas municipais de São Paulo sem aulas

A categoria está com os braços cruzados desde o dia 14 de outubro contra a Reforma da Previdência proposta pela Prefeitura. De acordo com as queixas recebidas pela “Central de Ouvintes”, a estratégia adotada pelos grevistas é dispensar algumas turmas das unidades de ensino para fazerem os protestos.

Band News

Inclusão

Tecnologias e bolsas ajudam, mas inclusão exige intencionalidade

Novas tecnologias, leis e políticas públicas têm melhorado a diversidade nas instituições de ensino e empresas do Brasil. Embora tenha havido evolução, a sociedade brasileira ainda precisa aderir a uma mentalidade de promoção da inclusão, defenderam Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, e a jornalista Nathalia Santos, durante uma conversa no evento HUB, promovido pelo Edify.

Porvir

Alunos da periferia conquistam vagas em cursos disputados da UnB

Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal estão celebrando a aprovação na terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). A terceira etapa do PAS teve 11.274 inscritos, com uma demanda de 5,2 candidatos por vaga, ao todo. Os jovens foram aprovados em graduações de diversas áreas como medicina, direito, farmácia, serviço social, ciências sociais, letras, arquitetura e psicologia.

Correio Braziliense

SP: Enem para presidiários registra aumento de 36% no número de inscritos

O estado de São Paulo registrou um aumento de 36% no número de detentos inscritos no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Em sua última edição, realizada em 2020, foram 12.778 presidiários que aplicaram para o exame. Para a edição deste ano - realizada nos dias 09 e 16 de janeiro - o número saltou para 17.380 detentos.

iG

Leis e políticas

Emendas vão garantir mais recursos à educação em 2022, diz Wellington Fagundes

Os recursos para o Ministério da Educação deverão ter aumento da ordem de 28% em 2022, em comparação a 2021, podendo chegar a R$ 134,7 bilhões. A informação foi dada nesta quinta-feira (3) pelo relator das emendas destinadas à Educação na Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Senado

'Homeschooling': lei que autoriza educação domiciliar é sancionada em SC

O governador Carlos Moisés (sem partido) sancionou, no final da tarde desta quarta-feira (3), a lei que institui o ensino domiciliar em Santa Catarina. O modelo, conhecido como "homeschooling" (educação em casa em inglês), entra em vigor 90 dias após publicação de decreto no Diário Oficial.

g1

Eventos

Na COP26, jovens brasileiros pressionam por educação climática nas escolas

Um grupo de jovens levou à COP26, em Glasgow, um manifesto cobrando a educação climática como parte do programa de educação básica do Brasil. O Manifesto Jovens pela Educação Climática - Por uma Educação Climática no Ensino Básico Brasileiro teve participação de 12 estudantes de 8 estados brasileiros (CE, MS, PA, PE, PB, RJ, SP, RS) e é fruto de uma parceria entre os movimentos Fridays for Future (liderado por Greta Thunberg) e Climate Reality Project Brasil.

Uol

Diminuição do analfabetismo depende da melhoria na formação de professores, dizem especialistas

O investimento na formação de professores foi apontado por especialistas como providência necessária para melhorar os índices de alfabetização no País. Em seminário sobre o tema promovido nesta quarta-feira (3) pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, debatedores mostraram preocupação com os efeitos da pandemia de Covid-19 no ensino das crianças e na evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Câmara

Negócios

Eleva e Cogna concretizam o maior acordo comercial de educação básica do Brasil – Jornal Dia Dia

O Eleva Educação concretizou, na última sexta-feira, dia 29 de outubro, a compra de 45 unidades escolares da Saber, marca do grupo Cogna, no maior acordo comercial da educação básica do Brasil. Após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o grupo Eleva ultrapassa 120 mil alunos, distribuídos em 17 estados e no Distrito Federal, se consolidando como a maior rede de educação básica do país.

Dia Dia

Startups de educação crescem 28% durante pandemia e recebem US$ 525,6 mi em 2021

De acordo com o levantamento, o setor cresceu 28% durante a pandemia, indo de 434 em 2019 para 559 em dezembro do ano passado. As edtechs em atividade no país estão distribuídas em ensinos específicos (22,4%), novas formas de ensino (22,2%), plataformas para a educação (20%), ferramentas para instituições (17,5%), foco no estudante (11,1%), conteúdo educativo (4,1%) e financiamento do ensino (2,7%). Os dados são do final de 2020.

CanalTech