Notícias de Educação - 08/nov/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Com volta ao presencial, estudantes descrevem rotina nas escolas públicas do DF

Os estudantes da rede pública do Distrito Federal estão integralmente de volta às salas de aula desde quarta-feira (3/11). Suspensas em março do ano passado, as atividades nos colégios começaram a voltar em agosto último, de maneira híbrida, com revezamentos semanais nas turmas. Após um ano e sete meses de ensino pela internet, especialistas e estudantes avaliam o momento de retorno, detalham como ocorrem os trabalhos presenciais e opinam sobre como garantir um ambiente seguro à comunidade escolar.

Correio Braziliense

SP: Contrariando retomada, São Roque prevê volta de aula presencial só em 2022

A Prefeitura de São Roque, no interior de São Paulo, foi na contramão das regras determinadas pelo governo de São Paulo para o retorno das aulas presenciais —e de atividades comerciais e de serviço— e decidiu retomar as atividades nas escolas municipais apenas em 2022. Os alunos das redes privada e estadual já voltaram às unidades de ensino.

Uol

Dentro da Escola

Orientação para jovens mira soft skills não aprendidas na escola

O mercado de trabalho está diferente. Se já é difícil para quem está nele acompanhar as mudanças, para quem está começando pode ser ainda mais complicado. Projetos sociais criados para capacitar jovens vão além das ementas escolares - como matemática, física e história - e investem em outras habilidades técnicas e comportamentais para preparar os futuros profissionais para o mundo das carreiras.

Terra

Educação financeira na infância: saiba por que ela é tão importante

Ensinar desde pequeno a importância do dinheiro, da poupança e dos investimentos auxilia na criação de adultos mais conscientes
Seus filhos sabem lidar bem com o dinheiro? Uma boa educação financeira, ainda na infância, é fundamental para o futuro deles. Ensinar desde pequeno a importância do dinheiro, da poupança e dos investimentos auxilia na criação de adultos mais conscientes. Porém, muitos pais e escolas têm dúvidas sobre como abordar o tema com seus filhos e alunos.

Exame

Gestão

Consulado da Itália e Secretaria de Educação firmam acordo para estender ensino de italiano na rede pública do RJ

Projeto visa ampliar não só ensino da língua, mas também de arte e cultura italianas no ensino médio.
O cônsul-geral da Itália no Rio, Paolo Miraglia Del Giudice e o secretário Estadual de Educação Alexandre Valle assinaram, na quinta-feira (4), um acordo para promoção da língua, cultura e arte italianas junto aos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino.

g1

Profissionais da Educação

SP vai considerar resultado do Ideb 2021 para calcular bônus a professores

O governo de São Paulo vai passar a considerar a partir do ano que vem o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no cálculo de bonificação por resultados dos profissionais de educação das escolas estaduais. Até 2019, o estado usava apenas os dados do Idesp (índice de desenvolvimento educacional do estado).

Uol

Inclusão

Escola precisa demonstrar intenção diária de ser antirracista, diz psicopedagoga

O racismo pode acontecer de maneira não intencional, por ser estrutural no país, por isso é importante agir com intencionalidade antirracista.
Mais do que o desenvolvimento de projetos, trazer esse tema para dentro do currículo trata-se do cumprimento da lei 10.639, promulgada em 2003, e que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, além de instituir o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.

Porvir

Leis e políticas

RS: Distribuição do ICMS com base na educação tem parecer favorável na CCJ

O projeto que insere a qualidade no ensino como critério para a distribuição do ICMS, de autoria de Fábio Ostermann (Novo), recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. A relatoria foi da trabalhista Juliana Brizola. Foi o PDT, partido de Juliana, que implementou a prática, com êxito, no Ceará. O estado nordestino, que já possui esse mecanismo desde 2009 e se tornou referência na adoção de critérios educacionais na divisão do ICMS, serviu de inspiração para o projeto de Ostermann.

Correio do Povo

Policiais e jurídicas

Enem e UFSC precisam desconsiderar prova de redação para candidatos com deficiência, decide Justiça

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, decidiu que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não apliquem a prova de redação a candidatos com deficiência cujos impedimentos demandem outro modelo de avaliação. A determinação vale para todo o país, conforme o Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF).

g1

Avaliação

Enem: Coordenadores pedem para sair do Inep a menos de um mês da prova

Dois coordenadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediram exoneração de seus cargos, a menos de um mês da prova. Ambos são servidores antigos e experientes, que estão há mais de dez anos trabalhando com o Enem.

Terra

O que explica a saída de dois coordenadores do Enem às vésperas da prova

Veja

Mais servidores do Inep devem deixar órgão na segunda-feira

Veja

Pressões políticas criam clima de alta tensão nos bastidores do Enem

Veja

Demissão de coordenadores do Inep não deve atrapalhar aplicação do Enem, opinam especialistas

g1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Nova plataforma quer levar o microlearning para a educação corporativa

Os millennials já são maioria e a Geração Z, nascida a partir de 1999 e que se alfabetiza vendo vídeos no Tik Tok, está começando a chegar ao mercado de trabalho. Essa nova demografia trás desafios para o mercado corporativo, com impactos na educação executiva.
Essa é a aposta da Grano, uma nova plataforma de educação profissional e formação continuada que usa o formato de microlearning para passar um conteúdo que se adapta à capacidade de foco e concentração das novas gerações.

O Globo

Ensino Superior

Instituições particulares devem manter vestibular digital mesmo após pandemia

Universidades públicas seguem com modelo tradicional e registram queda de inscritos
As restrições impostas pela pandemia devem mudar para sempre o processo seletivo das universidades. O modelo tradicional, no qual o aluno vai até a instituição e faz a prova no papel, não existirá mais em algumas instituições particulares.

Folha de São Paulo

MEC quer criar novos institutos e universidades federais. Isso é bom ou ruim?

O Ministério da Educação (MEC) está tentando emplacar a criação de pelo menos 11 novas instituições de ensino federais – cinco universidades e seis institutos. A proposta, segundo a pasta, é baseada em critérios técnicos, mas opositores têm acusado o MEC de atuar para favorecer aliados do governo em alguns estados.

Gazeeta do Povo

Opinião

Para muitos jovens, não faz mais sentido correr atrás de um diploma

Explicação para queda no número de candidatos em vestibulares vai além da paralisação das aulas presenciais
Uma sensação de desalento ronda a juventude brasileira. Motivos não faltam e causas são muitas. À pandemia, crise econômica, política e de valores, soma-se uma percepção generalizada de que um diploma universitário já não garante muita coisa.

Folha de São Paulo

Como a Revolução Digital impacta nosso conceito de “boa educação”?

Neste novo mundo, todas as aulas expositivas de conteúdo são encontradas de graça no YouTube, todos os conteúdos estão disponíveis gratuitamente no Google, e os softwares e aplicativos fazem automaticamente muito do trabalho que anteriormente era feito pelas pessoas.
O que se buscará, cada vez mais, dos profissionais, é a capacidade de, com base em conteúdos fundacionais, que sempre serão importantes, acessar dados e fatos em máquinas e, a partir deles, resolver problemas complexos, numa interação produtiva com as outras pessoas.

Exame

Eventos

Especialistas apontam caminhos para recuperar a educação do país

Especialistas participantes de audiência pública promovida hoje (5) pelo Senado apontaram alguns caminhos que poderão ajudar o país a superar os efeitos perversos da pandemia da covid-19 na educação do país. Na avaliação dos expositores, as deficiências acumuladas mostram não só a desigualdade no ensino do país, mas a necessidade de inclusão social e de revisão do formato adotado para aprendizagem.

EBC

Comissão vota projeto de criação do Sistema Nacional de Educação

A reunião extraordinária da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), agendada para quinta-feira (11), tem como item único de votação o Projeto de Lei Complementar (PLP)  que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE). O objetivo da proposição é alinhar e harmonizar políticas, programas e ações da União, estados e municípios em articulação colaborativa na área educacional

Senado

Futuro do ProUni será debatido na Comissão de Educação na quarta

O efeito de uma possível reforma tributária sobre o ProUni (Programa Universidade para Todos) será discutido pela Comissão de Educação (CE) do Senado na quarta-feira (10), a partir das 10h. O programa oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior.

Senado

Negócios

XP compra faculdade IGTI e entra para o mercado de educação

A XP adquiriu 100% do Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), faculdade de ensino a distância focada nas áreas de tecnologia e inovação. O valor da transação não foi revelado, mas foi o maior em educação feito pela empresa, segundo informações do O Globo. Com isso, o grupo, que até então só atuava com cursos livres de educação financeira, ingressou no mercado de ensino superior.

A Tarde

Outras do dia

Os desempregados 'desesperados para ter algo no currículo' que tentam a sorte em cursos profissionais

(...) Todos os meses, centenas de pessoas procuram escolas como essa em busca de cursos profissionalizantes de um único dia, a chamada "reciclagem profissional", no centro de São Paulo. Em outubro, a BBC News Brasil acompanhou duas aulas em duas escolas na região.

BBC