Notícias de Educação - 17/nov/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Inclusão

'Minha aluna desmaiou de fome': professores denunciam crise urgente nas escolas brasileiras

(...) O caso ocorrido na escola do Rio de Janeiro não é isolado. Professores da rede pública de todo o Brasil relatam episódios semelhantes, num momento em que o país soma 13,7 milhões de desempregados e a inflação de alimentos consumidos em domicílio acumula alta de mais de 13% em 12 meses, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

BBC

Leis e políticas

Projeto institui política para resgatar crianças e jovens fora da escola

O Projeto de Lei 2297/21 institui a Política Nacional de Busca Ativa das crianças e jovens em idade própria para a educação básica obrigatória. O objetivo é assegurar o acesso universal das crianças e jovens de 6 a 17 anos à educação básica obrigatória, compreendendo a educação pré-escolar, o ensino fundamental e o ensino médio.

Câmara

Órgão nacional de educação pede ao STF a inconstitucionalidade da lei que proíbe linguagem neutra nas escolas de RO

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) solicitou, com urgência, que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare inconstitucional a lei estadual que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas públicas e privadas de Rondônia. Segundo a Contee, a lei utiliza o pretexto de defender o ensino da Língua Portuguesa para "afrontar escancaradamente as normas constitucionais".

g1

Policiais e jurídicas

Justiça do DF diz que faculdades particulares devem repassar aos alunos redução de custos durante ensino remoto

Pelo menos três faculdades particulares do Distrito Federal devem transferir para os alunos, sob forma de descontos, os índices de redução de custos obtidos durante a pandemia de Covid-19, por causa das aulas remotas. A decisão da Justiça do DF se deu a partir de ações civis da Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon). A decisão foi divulgada nesta terça-feira (16), pelo Ministério Público e como é em primeira instância, cabe recurso.

g1

Decisão do TCU obriga Estado de Pernambuco a não pagar aposentados e pensionistas com recursos do Fundeb

Atendendo representação conjunta encaminhada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) e pelo Ministério Público de Contas em Pernambuco (MPCO), o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, em sessão do plenário realizada em 10 de novembro, que o Estado de Pernambuco não utilize, de forma direta ou indireta, recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para o pagamento de aposentados e pensionistas.

JC

Estatística, pesquisas e estudos

‘O jovem agora vê que apenas um diploma não abre caminhos’

Para o sociólogo Cesar Callegari, desmonte da Educação se expressa de várias maneiras, de imposições ideológicas no MEC ao desalento de uma geração que tem sido tirada dos estudos por ofertas de trabalho precarizado
A edição do Enem marcada para 21 e 28 de novembro terá o menor número de inscritos desde 2005. O vestibular da Fuvest, previsto para 12 de dezembro, encerrou as inscrições em 2021 com uma redução de 16,1% na quantidade de candidatos, a menor em mais de 20 anos. Já a prova da Unicamp, em 7 de novembro, foi planejada com cerca de 15 mil estudantes a menos. Nos três casos, a maior queda na participação ocorreu entre alunos negros e pardos e saídos de escolas públicas.

Nexo

Renda familiar, bolsa e mãe com diploma impactam desempenho no Enem

Alunos bolsistas em colégios particulares, de famílias com renda mais alta ou com mães com o ensino superior completo têm um desempenho melhor no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do que participantes pobres e de escolas públicas. Essa é a conclusão de um estudo feito por pesquisadores da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e disponibilizado hoje pela Agência Bori.

Uol

Avaliação

Mourão diz que o 'governo não mexeu em nenhuma questão do Enem'

Na segunda-feira, Bolsonaro disse que as questões 'começam agora a ter a cara do governo'. Mas, para Mourão, o presidente manifestou 'simplesmente algo que é ideia dele'.
O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta terça--feira (16) que o "governo não mexeu em nenhuma questão do Enem".

g1

"O Enem está pronto. Não há como interferir", diz ministro da Educação

Correio Braziliense

Ministro diz não interferir no Enem e atribui debandada de servidores do Inep a discussão sobre gratificação; entidade nega

g1

Oposição na Câmara quer afastamento do presidente do Inep

g1

Pandemia, trabalho e ‘desorganização’ do Enem estão por trás das histórias de quem desistiu da prova este ano

Frente aos desafios, a situação dos alunos no Brasil é de desilusão. “Eles estão desesperançosos e com receio de fazer a prova [do Enem] até por conta da pandemia. Foi necessário convencer vários dos totalmente vacinados a frequentar inclusive a escola”, afirma o professor Diogo Canhadas, 35, que dá aulas na rede pública estadual de São Paulo, e no Senac. O impacto se reflete até entre os mais novos.

El País

Enade: 24,6% dos candidatos faltaram ao exame, diz Inep

Em 2017, última aplicação para áreas semelhantes às desta edição, o índice de abstenção havia sido de 16%. O índice de comparecimento à edição 2021 foi considerado positivo pelo instituto, "tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que envolveu o exame neste ano".

g1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Universidade x ensino técnico: ministro diz que jovens devem buscar empregabilidade

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a falar sobre o acesso ao ensino superior, vagas no mercado de trabalho e investimento no ensino técnico. Depois de afirmar que as universidades deveriam ser “para poucos”, Ribeiro disse nesta terça-feira (16), em entrevista à CNN Brasil, que não queria “tirar o sonho de ninguém de ser doutor”. Mas o ministro acredita que a “resposta que o Brasil precisa agora” vem do investimento no ensino técnico.

Gazeta do Povo

Como a educação executiva está se reinventando para o pós-pandemia

Quase dois anos após o começo da pandemia, reitores de universidades e de escolas de negócios estrangeiras stão longe de prever o fim do campus ou a predominância de modelos digitais de aprendizagem. Por outro lado, o que o “novo normal” exige no ensino superior, MBAs e programas de pós-graduação, é flexibilidade e a capacidade de as instituições entregarem novas experiências, quebrarem silos de conhecimento e colaborarem mais entre si para inovar e resolver problemas complexos da sociedade.

Valor

Negócios

Novo dono da Escola Conecta, grupo Blue Educação investe R$ 50 milhões no Nordeste

Detentor da Blue School e da Rede de Colégios Objetivo do Distrito Federal, somando aproximadamente sete mil alunos, o grupo Blue Educação pretende investir R$ 50 milhões em capitais do Nordeste para a abertura de novas escolas. No Recife, o grupo já é detentor da Escola Conecta, na Zona Oeste da capital. Agora prevê ampliar a atuação para Fortaleza, João Pessoa e Salvador.

JC