Notícias de Educação - 25/nov/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Risco de evasão atinge até um terço de alunos do 9º ano no Norte e Nordeste

A evasão escolar pode atingir quase três em cada dez alunos do 9º ano do ensino fundamental, que estudam em escolas das capitais do Norte e Nordeste.

Uol

Em SP, 41% dos jovens pensaram em deixar estudos na pandemia

R7

Mais de 450 mil alunos do ensino fundamental ficaram sem atividade remota na pandemia

Folha de São Paulo

RJ: Nas escolas municipais, em média um em cada dez alunos não participou das aulas em abril, estima pesquisa

Em abril de 2021, no auge da segunda e mais violenta onda de Covid-19 no Brasil, as redes municipais de ensino registraram uma média de 90,1% dos estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental que estavam participando das atividades escolares. Entre os alunos do 5º ano do fundamental, a média de participação foi de 92,5%, segundo a pesquisa “Permanência Escolar na Pandemia”, divulgada nesta quinta-feira (25).

g1

Dentro da Escola

Estudo em escolas de São Paulo mostra que programa de prevenção às drogas mais comum no país é ineficaz

Estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 30 escolas da capital paulista mostrou que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), implementado no país desde a década de 1990, não teve efeito na prevenção do uso de álcool e drogas nas crianças e adolescentes que participaram da pesquisa e, em alguns casos, teve desfechos contrários aos esperados.

Fapesp

Como a realidade virtual pode ser utilizada na educação?

A constante transformação tecnológica tem influenciado diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, o que causa mudanças significativas em escolas de todo o país, seja por meio dos tradicionais laboratórios de informática, ou pelo uso de tablets e lousas com recursos digitais. Os professores que contam com o apoio extra da tecnologia têm muito a ganhar, inclusive em relação à melhoria do relacionamento com a turma.
Nesse cenário, o uso da realidade virtual na educação possibilita que os alunos aprendam de forma mais interativa e eficiente, diferentemente do método tradicional.

Educa+ Brasil

Gestão

Governo quer criar 89 escolas cívico-militares em 2022

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou, nesta quarta-feira (24), que o governo federal quer implantar 89 novas escolas cívico-militares no país ao longo de 2022. Atualmente, 127 estão em pleno funcionamento. Caso a promessa do ministro se concretize, o Executivo vai alcançar o número de 216 escolas cívico-militares no ano que vem, meta que estava prevista para ser concluída apenas em 2023.

R7

Leis e políticas

Projeto obriga escolas a notificar ocorrência de gravidez em alunas

O projeto de lei nº 2464/21 torna obrigatória a notificação, por escolas públicas e privadas, da ocorrência de gravidez em aluna com menos de 14 anos de idade, a fim de que sejam adotadas as medidas legais cabíveis, mantido o sigilo e evitadas as situações vexatórias.

R7

Avaliação

Governo foi alertado desde fevereiro sobre escassez de questões para o Enem

Relatório interno do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) mostra que ao menos desde fevereiro o governo Jair Bolsonaro (sem partido) já tinha alertas sobre a falta de questões prontas para integrar as provas do Enem.

Folha de São Paulo

Política partidária

Enem: Bolsonaro diz que queria questão sobre regime militar para 'começar a história do zero'

Bolsonaro negou ter interferido na confecção da prova, mas disse que, se tivesse feito isso, a avaliação teria "mudado para sempre, com questões objetivas". O presidente afirmou que, nessa hipótese, não iria discutir se o regime militar "foi ou não foi ditadura", mas colocar na prova uma questão para que os participantes respondessem quem foi o primeiro general a comandar o país e em que data isso ocorreu.

g1

Bolsonaro diz que ministro da Educação está acabando com 'lixo acumulado'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) elogiou hoje o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e afirmou que os pais querem valores conservadores na escola, não "lixo acumulado".

Uol

Outras do dia

Guerra cultural incendeia escolas dos EUA

A guerra cultural travada atualmente nos Estados Unidos tem uma nova frente: os conselhos escolares do ensino público. São reuniões em que um punhado de moradores de um determinado bairro discutem assuntos como o salário dos professores e os serviços de limpeza. Há um ano, em diferentes cantos do país, eles se tornaram palco de protestos, às vezes violentos, liderados por pais contrários à “agenda política tóxica” que inclui o uso obrigatório de máscaras nas salas de aula, novos enfoques de equidade racial no ensino e políticas para a integração de pessoas transgênero.

El País