Notícias de Educação - 30/nov/2021

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Coronavírus

“Prejuízo na formação só será recuperado em 2030”, diz doutor em educação

Agora que já existe uma dimensão maior dos efeitos da covid-19 na educação, parte dessas perguntas começaram a ser respondidas. Segundo o doutor em Educação e coordenador do Comitê de Sustentabilidade da World Vision Brazil, Ismael Rocha, os prejuízos foram extensos e só serão completamente recuperados em 2030.

Tribuna Online

Gestão

Cinquenta e dois pesquisadores da Capes na área de avaliação anunciam renúncia coletiva

Cinquenta e dois pesquisadores ligados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) anunciaram renúncia coletiva de suas funções na diretoria de avaliação do órgão. Esses cientistas afirmam que não têm conseguido trabalhar seguindo padrões acadêmicos. Também dizem que a Capes não tem atuado para defender a avaliação dos programas de pós-graduação, suspensa em setembro pela Justiça, e que há uma "corrida desenfreada" para abertura de novos cursos de pós a distância.

Terra

Pesquisadores da Capes renunciam e agravam crise no Ministério da Educação

Veja

Servidores do Inep abrem mão de gratificação para fazer Enem

Ao comentar pedidos de demissão, ministro disse que insatisfação era financeira; em reação, grupo de funcionários decidiu rejeitar bônus
Às vésperas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), um grupo de servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela prova, assinou um despacho no qual abriu mão de uma bonificação para a aplicação do teste.

Folha de São Paulo

Censura e vigilância: Professores relatam rotinas da educação militarizada

Professores civis contam experiências de censura a provas e projetos pedagógicos e comentam intervenção ideológica militar na educação
A aposta do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na melhoria do ensino brasileiro por meio da militarização das escolas não encontra respaldo na realidade relatada por quem atua nessas instituições. Ao contrário, além de ser um ensino desatualizado e, em alguns casos, promovido por professores militares sem formação na disciplina ensinada, infringe determinação constitucional referente à liberdade de cátedra

O Tempo

Inclusão

Grupo Kroton e Ampli lançam programa de apadrinhamento de universitários

O Grupo Kroton, em parceria com a Ampli, a nova plataforma de ensino a distância da Faculdade Anhanguera, criaram o programa Apadrinhe um Aluno. O programa visa trazer educação para jovens que sonham em estudar e ter uma profissão, mas que não possuem condições para financiar uma graduação.

Correio Braziliense

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa destaca importância do acesso à tecnologia para a educação inclusiva

“Queremos incentivar gestores públicos e educadores a conhecerem mais sobre as soluções disponíveis, estimular uma cultura tecnológica mais inclusiva e impactar as salas de aula no sentido de promover a aprendizagem de todos”, diz o educador Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), que apresenta nesta segunda-feira, 29, os resultados do estudo Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Inclusiva.

O Estado de São Paulo

Avaliação

Ministro diz que 'abriu mão' de direito de acessar a prova

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta segunda-feira, 29, que "abriu mão" do direito de acessar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depois de perceber que a possibilidade de ter acesso ao exame "traria mais prejuízos do que benefícios" aos estudantes. O exame deste ano foi realizado em meio a denúncias de tentativa de interferência na prova e uma crise interna no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Terra

Enem teve questões contemporâneas e próximas à esquerda, diz ministro

Uol

Eventos

Debatedores veem melhoria no acesso à educação infantil, mas com qualidade desigual

Participantes de audiência pública da Comissão Externa de Políticas Públicas para a Primeira Infância, criada pela Câmara dos Deputados, afirmaram que o Brasil avançou muito em relação ao acesso à educação na primeira infância (até os 6 anos de idade). Mas, segundo eles, o País ainda precisa melhorar a qualidade dos serviços de educação nessa faixa etária.

Câmara