Notícias de Educação - 02/dez/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Dentro da Escola

Esgotamento mental: 5 medidas para lideranças escolares apoiarem professores

Há uma forte ligação entre o esgotamento (burnout, no termo em inglês) e a vontade de abandonar carreira, à medida que as taxas de estresse emocional e cansaço físico continuam a aumentar e os papéis de ensino se tornam mais complexos. Diante disso, as lideranças escolares devem buscar soluções para a questão emocional tanto para conseguir reter ou ampliar o quadro de educadores.

Porvir

Como insatisfação de colegas de trabalho pode ser contagiosa

BBC

Tecnologia

Depois de hospitais e empresas, gangues de ransomware agora atacam escolas

Só neste ano, nos Estados Unidos foram registrados, pelo menos, 12 ataques de gangues de ransomware impactando 41 escolas. Estas atividades forçaram centros de ensino — como num caso de um colégio da Pennsylvania, por exemplo — a encerrar suas atividades. A ideia é, tal qual nos hospitais e instituições de saúde, atingir serviços públicos para criar caos e, assim, obrigá-los a pagar as recompensas.

Porvir

Gestão

Prefeitos pressionam por votação de PEC que estende prazo para aplicação do mínimo na educação

A Frente Nacional de Prefeitos marcou para quarta-feira (8) uma mobilização em Brasília para conversar com deputados federais a respeito da urgência de aprovar a PEC 13/2021, que estende para 2023 o prazo para aplicação de 25% da receita de impostos em educação. A iniciativa foi batizada de "dia D".
Segundo os prefeitos, a pandemia dificultou para muitas cidades a aplicação de recursos em educação, já que as atividades foram interrompidas por meses.

Folha de São Paulo

Debandada da Capes já soma 80 pesquisadores e expõe queda de braço por novos cursos de pós

A crise no Capes começou na quarta-feira passada, quando três coordenadores de física renunciaram e os 18 consultores da área, em apoio, também entregaram suas funções. Na última segunda foram 52 do grupo de matemática. Nesta quarta, outros 28, da química, se somaram. Eles acusam a presidência da entidade de fazer pressão pela aprovação de novos cursos, incluindo educação à distância, o que beneficiaria especialmente o setor privado. Ao mesmo tempo, a Capes, presidida por Cláudia Mansani Queda de Toledo, não se esmera em destravar na Justiça uma ação que questiona os métodos de avaliar cursos já existentes. Para eles, é preciso primeiro avaliar e, com base nestes resultados, aprovar novos cursos. Para a Capes, porém, as ações não estão interligadas, o que abriu uma zona de conflitos no órgão ligado ao Ministério.

El País

Pesquisa da FGV mostra que servidores do Inep se sentem ameaçados e com risco de burnout

Estudo feito por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que mais de 90% dos servidores do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) avaliam que o governo de Jair Bolsonaro interfere nas práticas do órgão. A maioria também diz que o ambiente de trabalho é ameaçador e se sente esgotada emocionalmente - o que, para os pesquisadores, demonstra risco de burnout. Participaram da pesquisa 152 servidores do órgão federal, ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Terra

Profissionais da Educação

Trabalhadores da educação voltam às ruas para protestar em Vitória

Os trabalhadores da educação da rede de ensino de Vitória voltaram às ruas para protestar, nesta quarta-feira (1), na Câmara de Vitória e em frente à Secretaria Municipal de Educação (Seme). A categoria é contra a proposta de organização curricular do ano letivo de 2022 e a reforma da Previdência, medidas da gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Século Diário

Assembleia aprova pagamento de abono a professores de SP

Os deputados da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovaram na noite desta quarta-feira (1º) o pagamento de um abono salarial aos professores da rede estadual de ensino. Os profissionais do quadro de apoio escolar ficaram de fora da bonificação.

Folha de São Paulo

Inclusão

Estudantes com dislexia e TDAH terão acompanhamento integral

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
A nova lei, publicada hoje (1º) no Diário Oficial da União, estabelece que o Poder Público deve desenvolver e manter programa de acompanhamento integral para alunos com transtornos de aprendizagem.

EBC

Unesp vai oferecer bolsa para alunas que se tornarem mães na pós ou na graduação

A iniciativa, em caráter emergencial, faz parte de um plano da universidade para evitar a evasão das mulheres na comunidade acadêmica e científica após a maternidade. A concessão de bolsas irá acontecer primeiro como um projeto-piloto.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

PL das fake news só tem um artigo sobre educação, mas protege político

Apesar de terem ouvido e visto que a forma mais duradoura de combate às notícias falsas é promover a alfabetização midiática (vide os casos do Reino Unido e da Finlândia) e de terem recebido pelo menos cinco propostas concretas para avançar nesse assunto, os parlamentares que trabalharam no PL 2630 deixaram apenas um artigo sobre o tema no texto final. O projeto estende-se por 25 páginas, tem 42 artigos. Mas a alfabetização midiática só mereceu mesmo 17 linhas - de um português vago e difuso.

Uol

Comissão rejeita exame toxicológico anual para professores da rede pública

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 3928/20, que torna obrigatório o exame toxicológico para professores da rede pública de ensino, previamente à admissão e depois anualmente.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil tem a maior proporção de crianças fora da escola dos últimos seis anos

Levantamento do Todos Pela Educação mostra que o Brasil tem o maior número de crianças de 6 a 14 anos fora da escola dos últimos seis anos. De acordo com o estudo, com base nos dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do segundo trimestre de 2021, 244 mil crianças e jovens nessa faixa não estavam frequentando as aulas.

iG

Avaliação

Enem 2021: gabaritos oficiais são divulgados no site do Inep

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Eles são válidos tanto para a versão impressa, quanto a para digital.

Extra

Enem 2021: questão sobre Copa do Brasil é anulada

g1

Enem tem histórico de questões anuladas, mas não prejudicam alunos

Uol

TCU abre processo para fiscalizar a atuação do Inep na condução do Enem 2021

A decisão foi tomada em plenário, de forma unânime, e atendeu parcialmente a pedido formulado por deputados federais. Os parlamentares apresentaram uma representação pedindo a fiscalização e o afastamento do presidente do Inep, Danilo Dupas, de seu cargo. O pedido de afastamento já havia sido negado pelo minstro relator do caso, Walton Alencar Rodrigues, em novembro.

g1

Política partidária

Ministério 'acusa' escola de Resende de expor alunos a conceitos comunistas

Professores da rede pública de ensino da cidade fluminense de Resende estão apreensivos depois que o diretor de um colégio local recebeu intimação da polícia para responder a uma denúncia enviada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Um "relato de ocorrência" da pasta comandada por Damares Alves informa que alunos do Colégio Municipal Getúlio Vargas estariam sendo expostos a "conceitos comunistas", onde professores estão "induzindo sua ideologia política, além de pregar ensinamentos de ideologias de gênero".

Uol