Notícias de Educação - 24/jan/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Volta às aulas: maior parte dos estados e capitais não vai exigir vacina contra a Covid; veja lista

As redes que irão cobrar o comprovante de vacinação ressaltam que isso não será impeditivo para os alunos assistirem às aulas. Estados e capitais também se dividem sobre o formato das aulas.
Na volta às aulas, prevista para as próximas semanas, em meio a uma escalada de casos de Covid-19 no Brasil por conta da variante ômicron, estados e capitais se dividem quanto ao formato a ser adotado pela sua rede de ensino e quanto à exigência do comprovante de vacinação de estudantes.

g1

Brincadeiras adaptadas, intervalo intercalado e protocolos sanitários: escolas se ajustam para o início do ano letivo presencial

Enquanto conviver com os amigos pode ser benéfico para a saúde mental, é preciso resguardar também a saúde física. Por isso, para manter a segurança daqueles menores de 12 anos que ainda não se vacinaram contra a Covid, é preciso reforçar os cuidados já conhecidos em todos os momentos durante a estadia no ambiente escolar.

g1

Universidades privadas de SP se preparam para volta às aulas presenciais

Universidades privadas de São Paulo estão se preparando para abandonar o modelo híbrido e online já no começo deste ano. Para a maior parte das principais instituições paulistas, o objetivo é já começar o próximo semestre com os alunos voltando a frequentar os campi das instituições integralmente.

Folha de São Paulo

Com autotestes e exigindo passaporte vacinal, universidades públicas preparam volta presencial

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Lição de casa é um método ultrapassado na educação brasileira? Veja opinião de educadores

“Existe uma linha que critica e outra que acha que é fundamental, então não temos diretrizes para isso”, diz educadora Adriana Martinelli
O surfista Pedro Scooby, de 33 anos, questionou o uso do dever de casa para crianças no sistema de educação após ficar horas na escola
(...) Para Adriana, o dever de casa tem o objetivo de reforçar o que as crianças aprendem na escola. "Serve para fazer com que a criança esteja novamente em contato com aquilo que aprendeu, às vezes fazendo a mesma coisa, para exercitar o reforço e a memorização”, explica. Sobre a afirmação de Pedro Scooby ela considera a possibilidade de questionar a função da necessidade da lição de casa. “Eu leio essa afirmação [do Pedro Scooby] como hora de repensar a função e o objetivo real das lições de casa e talvez questionar as necessidades dela”, diz a educadora.

TV Cultura

6 tendências que seguem na educação em 2022

Cultura maker, gamificação e realidade virtual são algumas das tendências para a educação do século XXI. Embora elas já estejam sendo implementadas em escolas do Brasil e do mundo, essas metodologias ganharam uma nova perspectiva após a pandemia do coronavírus.
De fato, o período evidenciou as desigualdades de acesso à tecnologia e infraestrutura das escolas e potencializou o uso de tecnologias digitais em sala de aula. Além disso, destacou a necessidade de formar educadores preparados para adotar reformas curriculares inovadoras.

Fundação Telefônica Vivo

Relacionar inglês e programação promove aprendizagem mais efetiva

Aprender inglês e aprender linguagens de programação estão se tornando essenciais para o mundo e, portanto, ganham cada vez mais espaço nas escolas. Como os alunos vão precisar ter alguma base em ambas as áreas para suas vidas futuras, algumas instituições começam a experimentar trabalhar ambos os conteúdos ao mesmo tempo, incluindo no currículo aulas de programação em inglês.

Porvir

Novo Ensino Médio: o que dizem profissionais da educação

Profissionais comemoram as mudanças e esperam Ensino Médio mais próximo da realidade dos alunos
Quando os portões das escolas públicas e privadas de todo o Brasil se abrirem  para o ano letivo de 2022, alunos que iniciam o Ensino Médio este ano se depararão com uma nova realidade: saem de cena as disciplinas individuais e passam a figurar as áreas do conhecimento integradas.

Diário do Litoral

Em artigo, pesquisadores da UFSM criticam mudanças no Ensino Médio gaúcho

Zero Hora

O Novo Ensino Médio em 2022

O início de um novo ano traz esperança e renovação, é claro, prometendo novas tentativas e oportunidades; mas também pode trazer preocupações e medos – tanto velhos quanto novos. Isso é especialmente verdade para os profissionais da área da educação, que precisam lidar com a adaptação ao Novo Ensino Médio no meio desse contexto caótico, causado pela pandemia, pelo qual entramos em 2022.

Escolas Exponenciais

Dicas

Veja 10 livros infantis que ajudam crianças na sua descoberta do mundo

Uma árvore que foge do quintal, formas para lidar com os sentimentos, autorreconhecimento para combater o racismo e o preconceito, contato com a ancestralidade de diversos povos, capacidade para conviver com o diverso. Livros infantis que abordam temas sensíveis e complexos apresentados de forma simples e em linguagem atrativa ganham espaço entre as editoras e no coração das crianças.

Uol

Jogo treina tabuada de forma lúdica

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), relançou o jogo TabuÁgua, que desafia estudantes a treinar tabuada de forma lúdica e pode ser acessado em: www.ludoeducativo.com.br/pt/play/tabuagua.
Em TabuÁgua, o jogador pode competir com Godofredo, um ajudante do secretário de Trânsito de Feijoville, cidade em que se passa o jogo, em uma batalha épica da multiplicação. O jogo é voltado para crianças de 8 a 10 anos e pode ser usado como ferramenta de ensino pelos professores.

Fapesp

Gestão

Desalento na juventude é reflexo da precarização do ensino em todos os níveis

O problema brasileiro é estrutural. Falta ao país uma política para a juventude. Principalmente que estabeleça estratégias para aumentar o acesso à educação de qualidade para qualquer um dos níveis de ensino. Esse cenário se reflete na dificuldade em convencer os jovens de que estudar é o caminho para a sua evolução social, com possibilidade de ampliar seus conhecimentos e aumentar a chance de empregabilidade.
O Brasil tem 12,3 milhões de jovens que não estudam nem trabalham. O número é superior ao da população da Bélgica e já representa 30% dos jovens na faixa etária até 29 anos. Os números da consultoria iDados revelam um desalento generalizado.

Correio Braziliense

Brasil precisa de educação tecnológica para se desenvolver, diz vice do Banco Mundial

América Latina depende demais de commodities e precisa investir em biotecnologia e inteligência artificial, defende Carlos Felipe Jaramillo
Além de ter a menor perspectiva de crescimento entre todas as regiões do mundo em 2022, a América Latina pode continuar a sofrer por vários anos com os efeitos da pandemia enquanto enfrenta uma polarização política que afasta investidores. A avaliação é do Banco Mundial, para quem são necessárias medidas urgentes para contornar os problemas.

Folha de São Paulo

Crise no Inep: número um do Enem comunica demissão

Anderson Oliveira, titular da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep, responsável pela elaboração da prova do Enem, comunicou a equipe que sua exoneração do cargo será publicada no Diário Oficial da União (DOU), na próxima segunda-feira, 24.

Veja

Inclusão

População trans ainda sofre com falta de acesso à educação

Já parou para pensar como é a vivência de estudantes trans nas escolas e faculdades no Brasil? Estamos no mês da visibilidade trans e essa é uma excelente oportunidade para debater sobre esse assunto.
“Você não é mulher/homem de verdade”, “não adianta, você não engana ninguém”, “não vou te chamar de Alice, seu nome é Pedro”, “você nasceu mulher/homem e vai morrer mulher/homem”, “é menino ou menina?”. Infelizmente frases e piadas como essas acompanham a vida escolar e acadêmica de muitas pessoas trans.

Estado de Minas