Notícias de Educação - 28/jan/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Volta às aulas tem testes, 'mapa' da vacina e máscaras reforçadas

Escolas planejam retorno na semana que vem com novos protocolos de combate à covid; professores defendem adiamento
A expectativa em grande parte das escolas particulares de São Paulo era de flexibilizar os protocolos na volta às aulas. Mas o avanço da variante Ômicron do coronavírus, mais transmissível, freou qualquer tentativa de tornar o ambiente escolar um pouco mais próximo do normal. Para evitar o contágio, as instituições passaram a recomendar máscaras que protegem mais, comprar testes e fazer mapeamento da vacinação de funcionários e alunos.

Terra

Aulas em SP voltam em fevereiro, sem novas medidas de restrição, diz secretário

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, prevê o retorno das aulas presenciais nas escolas a partir do dia 7 de fevereiro e descartou a adoção de novas medidas restritivas na capital paulista. Apesar da escalada de infecções pela variante ômicron - a alta foi de 152% de novas internações por covid-19 ou suspeita da doença nas três ultimas semanas no Estado -, ele aponta que os casos ligados à nova cepa têm apresentado menor letalidade.

Uol

Sinpro-DF avalia que casos de covid-19 ameaçam volta às aulas

Correio Braziliense

O que os pais precisam saber para a volta às aulas em meio à onda de ômicron

O início do ano letivo, com aulas 100% presenciais nas escolas públicas e particulares de São Paulo, em meio a um alarmante crescimento de casos de Covid, gera dúvidas nas famílias quanto à segurança dos alunos e às novas regras a serem seguidas.

Folha de São Paulo

Entenda por que algumas escolas não vão exigir comprovante de vacinação contra Covid

Folha de São Paulo

Prefeito estuda segregar nas escolas crianças não vacinadas contra a Covid

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), cidade no ABC paulista, afirmou que uma equipe da Secretaria Municipal de Educação estuda a possibilidade de criar salas de aula específicas para crianças que não forem vacinadas contra a Covid-19 por decisão de seus pais ou responsáveis. Ou seja, elas poderão ter de ficar separadas dos colegas que tomaram a vacina nas instituições de ensino municipais. A afirmação foi feita durante a live semanal de Morando, em 20 de janeiro, e o vídeo foi postado nas redes sociais pessoais do tucano. Segundo o prefeito, a medida - ainda em estudo - em São Bernardo do Campo seria uma forma de “proteger” os estudantes que foram vacinados.

Gazeta do Povo

Covid-19: UnB aprova a exigência de comprovante de vacinação nos campi

Devido à alta de casos de covid-19 no Distrito Federal e ao grande número de pacientes não vacinados ou com o esquema vacinal incompleto hospitalizados, a Universidade de Brasília (UnB) aprovou a ampliação da exigência do comprovante de vacinação completo para acessar as dependências da instituição.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Espaços diversificados de aprendizagem: como garanti-los e impulsionar o ensino em sua escola

Se na infância, quando brincávamos de ‘escolinha’, uma simples lousa com giz já materializava uma sala de aula, quando pensamos em um ensino profissional com qualidade e que impulsione os processos pedagógicos, precisamos oferecer aos nossos professores e alunos espaços diversificados de aprendizagem – que incluem, sim, uma sala de aula estruturada, mas que podem e devem ir muito além.

Nova Escola

Tecnologia

Esqueça o Zoom. Para alguns, a volta às aulas é por realidade virtual

Com o barateamento e evolução dos óculos de realidade virtual, experimentar uma sala de aula neste formato já é uma possibilidade. A matéria da CNN traz a participação de Jeremy Bailenson, que estuda realidade virtual há décadas, mas foi só no ano passado que o professor da Universidade de Stanford (EUA) sentiu que a tecnologia alcançou um patamar suficiente para dar uma aula em VR.

Porvir

Gestão

Confederação orienta prefeitos a não darem reajuste de 33,24% no piso salarial de professores

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) emitiu nota nesta quinta-feira (27) em que orienta os prefeitos a não concederem o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica – anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta.
Na avaliação da entidade, o novo valor poderia colocar municípios em uma “difícil situação fiscal” e inviabilizar a gestão da educação no Brasil. O piso salarial é definido pelo governo federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais.

g1

Confederação de Municípios diz que reajuste a professores joga “educação pelo ralo”

Gazeta do Povo

Prefeitos dizem que reajuste a professores é uma "bomba"

Terra

Reajuste de salário pode pressionar cidades pequenas e sobrecarregar professor, dizem especialistas

Terra

Dez perguntas e respostas para entender o reajuste do piso salarial dos professores

g1

Leis e políticas

Cortes na educação

Já sabíamos que, com o longo fechamento das escolas (maior que em boa parte dos países), a baixa conectividade e a falta de equipamentos ou livros para aprender, teríamos insuficiências, especialmente na alfabetização, e um abandono escolar relevante.
O que estamos fazendo? Diferentemente de outros países que passaram a investir mais em educação para recuperar o que se perdeu, cortamos o orçamento de educação básica do MEC.
Há uma lenda de que o Brasil gasta muito em educação e que só faltaria gestão. Na realidade, investimos menos da metade por aluno, na educação básica, do que a média da OCDE. Pagamos também a nossos professores menos da metade do que eles. Faltam, assim, tanto recursos quanto gestão. Precisamos, com urgência, sair do discurso fácil de que educação é prioridade e colocar o futuro das crianças, de verdade, no Orçamento.

Folha de São Paulo

Decreto libera R$ 3,5 bilhões para acesso à internet na rede pública

O governo federal regulamentou a lei que destina R$ 3,5 bilhões para investimentos no acesso à internet de alunos e professores da rede pública de ensino. O decreto com os critérios para a transferência dos recursos foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28).
O texto orienta que os recursos devem ser aplicados exclusivamente para amenizar os impactos da pandemia. O dinheiro pode ser utilizado na compra de terminais, cedidos aos alunos e professores, e na aquisição de soluções de conectividade móvel.

R7

Projeto inclui educação sobre transtornos mentais no currículo escolar

O Projeto de Lei 3249/21 inclui a educação voltada para a conscientização sobre transtornos mentais entre os temas transversais exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para compor os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Outras do dia

Itália lembra Holocausto e pede educação contra intolerância

No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, pediu que a educação seja usada para evitar qualquer tipo de nova intolerância no mundo atual.

Uol

Escolas de condado nos EUA proíbem 'Maus', história em quadrinhos sobre o Holocausto

Na obra, o autor Art Spiegelman entrevista seus pais, judeus poloneses sobreviventes do Holocausto, para retratar o tempo deles como prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.
O conselho das escolas da região justificou a decisão dizendo que o livro tinha palavrões e uma ilustração de nudez. Em "Maus", judeus são representados como ratos, e nazistas, como gatos.
A decisão de proibir "Maus" ocorre em meio a um debate acalorado sobre o currículo das escolas públicas dos Estados Unidos, principalmente sobre o ensino de temas ligados a raça, discriminação e desigualdade.

BBC