Notícias de Educação - 31/jan/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Conselho de Educação autoriza o retorno às aulas presenciais, mas com ressalvas

Apesar de priorizar aula presencial, CNE estabeleceu ensino remoto e adiamento da volta como alternativa às cidades com grande aumento dos casos de convid-19
O Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu, nessa quinta-feira (27/1), uma nota de esclarecimento em que considera a necessidade de retorno à presencialidade das atividades de aprendizado em todos os níveis, etapas ou modalidades de ensino. Entretanto, o CNE recomenda que, nas localidades com elevadas taxas de contágio da covid-19, as redes e instituições de ensino poderão decidir pelo adiamento da volta às aulas ou pela continuidade de oferta de aprendizado remoto.

Correio Braziliense

Ômicron já faz governos adiarem volta das aulas presenciais

Grande parte das redes públicas já iniciou ou prevê retomar aulas presenciais nas próximas semanas, mas a variante Ômicron atrasará a volta às escolas em ao menos uma rede estadual (Tocantins) e de todos ou parte dos alunos de quatro capitais (Belo Horizonte, Manaus, Belém, São Luís), além de Teresina, que terá rodízio. No interior e em regiões metropolitanas, há adiamentos do ensino presencial para abril.

Terra

Pais pedem início imediato das aulas em BH e atacam Kalil: 'inimigo da educação'

O Tempo

Maioria das escolas estaduais e das municipais nas capitais retoma aulas em modelo 100% presencial

Na próxima semana, voltam às aulas as redes estaduais de Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo e as municipais de Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, São Luís, Palmas e Recife. Todas elas devem seguir o modelo presencial.

g1

'Escola é um ambiente seguro, precisamos voltar presencial', afirma secretário de Educação de Pernambuco

Escolas particulares voltam às aulas na terça-feira (1º) e escolas estaduais, na quinta-feira (3). No entanto, cidades do Grande Recife e interior optaram por ensino remoto. A preocupação é com os números altos de casos Covid-19, em virtude da variante ômicron. A Secretaria de Educação de Pernambuco defende que os estudantes retornem presencialmente

g1

A polêmica sobre o passaporte vacinal nas escolas: depende da vontade dos pais?

Com o início do ano escolar e o aumento preocupante de casos de Covid-19 entre crianças e adultos pela variante ômicron – em pelo menos sete estados, UTIs pediátricas estão com cenário crítico –, surgiu uma polêmica discussão quanto à exigência do comprovante de vacinação nas escolas e a obrigatoriedade da vacina infantil – já autorizada no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério de Saúde.
“A vacinação não depende da vontade dos pais, não é uma questão de escolha, é uma questão de direito da criança e dos adolescentes que deve ser garantido pelas famílias e pelo Estado”, diz Ana Claudia Cifali, advogada do Instituto Alana. Ela ressalta que se a decisão dos pais gerar dano à saúde e à vida da criança ela deve ser questionada.

Canguru News

SP determina que alunos mostrem comprovante de vacinação

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação, determinou que os estudantes da rede estadual apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Segundo a resolução publicada no Diário Oficial, neste sábado (29), os responsáveis deverão entregar o documento durante o segundo bimestre de 2022.
O texto ressalta ainda que o aluno não será impedido de frequentar as aulas. No entanto, caso a situação não seja regularizada em até 60 dias, a unidade de educação deverá comunicar ao MP (Ministério Público), Conselho Tutelar e às autoridades sanitárias.

R7

SP: Escolas vão comunicar Conselho Tutelar e MP sobre criança não vacinada

Uol

Volta às aulas: saiba como agir na retomada de atividades das crianças em meio à alta de casos de Covid

A vacinação infantil avança a passos lentos no Brasil, devido ao baixo número de doses disponíveis. Por outro lado, a nova variante Ômicron se espalha rapidamente, aumentando exponencialmente o número de brasileiros diagnosticados com Covid-19. Soma-se a esse cenário o início do ano letivo, programado para os próximos dias, e a retomada de atividades coletivas das crianças, como aulas extracurriculares, prática de esportes, aniversários de coleguinhas etc. A maior parte dos estados não vai exigir comprovante de imunização dos estudantes ou não fará disso um impeditivo para frequentar as aulas. Esse é o cenário perfeito para muitas dúvida e preocupação em pais e responsáveis. Para ajudar a tornar esse momento mais tranquilo, o GLOBO esclarece as principais dúvidas para uma retomada mais segura.

O Globo

Universitários que começaram curso na pandemia enfrentam novo desafio

Calouros em 2020 ou 2021, um batalhão de estudantes universitários fará este ano uma nova estreia na vida acadêmica, desta vez nos ambientes dos câmpus, que muitos nem sequer chegaram a conhecer. Por força da pandemia de COVID-19, eles passaram do banco da escola ao ensino a distância, não conheceram de perto colegas e professores e se ajeitaram como puderam no “novo normal”. Com boa parte das instituições de ensino superior prestes a voltar a oferecer atividades presenciais, eles terão agora que fazer nova adaptação, desta vez para o convívio tête-à-tête com a comunidade acadêmica.

MSN

Dentro da Escola

A escola com escolha: entenda as mudanças no ensino médio

A mudança, que vinha sendo debatida fazia duas décadas, será aplicada gradativamente ao longo dos próximos três anos e já dá a partida nesta volta às aulas, valendo para os estudantes do 1º ano do ensino médio. Vai atingir de saída 2,5 milhões de adolescentes, que estão, naturalmente, cheios de dúvidas e aflições, assim como seus pais. Mas é boa notícia. O novo ensino médio, como ocorre na maioria dos países da OCDE (organização que reúne os mais ricos), entre eles os Estados Unidos e a tão elogiada Finlândia, será mais flexível, dando ao jovem o poder de escolha sobre parte de sua jornada acadêmica.

Veja

Ensino Médio SP: escolas mostram vantagens do ensino direcionado

O Novo Ensino Médio SP entra em vigor nas escolas públicas e privadas do estado de forma gradual neste semestre letivo. O novo currículo e formação técnica são algumas das mudanças com que os estudantes passam a se deparar durante o ensino, conforme as diretrizes estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Entretanto, algumas instituições privadas já adotam esta modalidade de ensino há algum tempo. Confira a entrevista feita pelo R7 com alguns profissionais da educação, estudantes e pais sobre o impacto e as vantagens do ensino direcionado, que deve ajudar os jovens no momento de escolha para uma carreira profissional.

R7

Escolas públicas terão curso inédito de Ciência de Dados

O ano de 2022 começou e com ele teve início a implementação do novo Ensino Médio em todo o Brasil. A lei foi sancionada em 2017, mas o novo formato educacional começa a ser executado nas escolas públicas e particulares do País. A Fundação Telefônica Vivo lança o primeiro itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados, proporcionando uma formação direcionada nesta área para os estudantes, em sinergia com o novo Ensino Médio que começa a vigorar.

Terra

Tecnologia educacional: o uso da letra cursiva está com os dias contados?

Alguns especialistas entendem que o ensinamento da letra cursiva pode ser ineficiente e segregador, e apresentam o fato de que muitas crianças com excelente aproveitamento acadêmico foram rotuladas por não apresentarem uma letra cursiva legível ou “bonita”. Outros profissionais afirmam que a caligrafia em letra cursiva é uma habilidade não mais essencial, já que, nos dias atuais, com a existência das teclas, a escrita com lápis, caneta e papel tornou-se anacrônica.
Diante das discussões acaloradas sobre o uso da letra cursiva, estudos e especialistas dividem opiniões, mas uma significativa parcela advoga em favor da continuidade do ensino da letra cursiva e do traçado das letras, apontando habilidades e benefícios especiais para as crianças.

MSN

Volta às aulas: como lidar com dificuldade de alunos de acordar cedo

(...) A rotina do sono é importante para dizer ao cérebro que é hora de dormir, ressalta o pediatra. “Duas horas antes, diminui a quantidade de atividades da casa, desliga os eletrônicos e faz atividades mais calmas e uma sequência de eventos que leva a criança para dormir, um beijo de boa noite, uma reza, vai para o banheiro, escova os dentes, vai para o quarto. Para a criança pequena, canta uma música, para o maior conta uma história, para o adolescente fala para ele ler um livro, o importante é que essa rotina se repita de forma que vai dando informações para o céreb

EBC

Projetos

O potencial das histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino

Como engajar os alunos depois de tanto tempo de aulas remotas? Uma das respostas encontradas pelos professores da Escola Municipal Santa Corona, em Caxias do Sul (RS), no segundo semestre de 2021, foi o trabalho com histórias em quadrinhos. Reconhecidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) por seu caráter singular, os quadrinhos estão previstos nos componentes curriculares por relacionar características de humor, imagens, palavras e recursos gráficos. O documento, definidor das aprendizagens essenciais que todos devem receber na educação básica, ainda menciona as HQs como exemplos no uso das práticas de linguagem que envolvem leitura, escrita e análise linguística e semiótica.

Porvir

Profissionais da Educação

Professor da escola pública recebe 78% do salário dos outros trabalhadores com ensino superior

Piso foi reajustado em 33,24%, como prevê norma, mas Comissão Nacional de Municípios orienta prefeitos a aplicar apenas a inflação, medida criticada por especialistas
Um levantamento do Todos Pela Educação com base nos dados do IBGE mostra que os professores da rede pública estão entre as categorias profissionais mais mal remuneradas do país. De acordo com o relatório, os docentes ganhavam em 2020 apenas 78% da média recebida por outros trabalhadores com ensino superior.

Folha de Pernambuco

Especialistas acusam Bolsonaro de politizar o piso salarial de professores: 'Reajuste está previsto em lei'

A sinalização dada pelo presidente Bolsonaro de que ‘concederá’ o reajuste do piso salarial de 33,23% a professores não arrefece a disputa em torno da pauta. Especialistas ouvidos por CartaCapital acusam o presidente de politizar o tema em benefício próprio e de dar um tom de ‘benesse’ a uma determinação prevista em lei.

Carta Capital

Servidores da educação de Fortaleza decidem por paralisação a partir desta segunda, 31

No encontro, que reuniu mais de 2500 trabalhadores, a categoria desistiu de iniciar greve, anteriormente prevista. A decisão foi tomada após o prefeito José Sarto (PDT) informar, nesta quinta-feira, que, de acordo com a determinação da lei federal, o índice reivindicado de 33,23% será aplicado aos professores da capital. Para chegar ao reajuste definido no novo piso, será concedido aumento extra de 22,24% à categoria.

O Povo

Leis e políticas

Revisão da Lei de Cotas em meio à campanha eleitoral é risco de retrocesso, avaliam parlamentares

Prestes a completar dez anos, a lei que garante o acesso de estudantes da rede pública às instituições federais de ensino superior deve passar por revisão até agosto deste ano. O prazo é previsto na própria legislação, sancionada em 2012 pela então presidente Dilma Rousseff.
Mas parlamentares defensores da lei têm receio de que o debate em meio à campanha eleitoral deste ano provoque "retrocesso" na lei e defendem o adiamento da revisão.

g1

Proposta determina cotas para vagas residuais e ociosas em universidades

O Projeto de Lei 3254/21 especifica que a reserva de vagas prevista na Lei de Cotas deverá ser aplicada também nos processos seletivos para o preenchimento de vagas residuais ou ociosas nas instituições federais de ensino superior e tecnológico. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Câmara

Policiais e jurídicas

MEC abre processo contra Faculdade Anhanguera

O Ministério da Educação instaurou um processo administrativo contra a Faculdade Anhanguera de Campinas. Diz haver indícios de descumprimento dos termos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A medida foi publicada no Diário Oficial da União em 24 de janeiro.

Poder 360

Ensino Superior

Faculdades se adaptam para manter cursos de pós-graduação a distância

Formatos híbrido e remoto têm boa aceitação e fazem crescer matrículas
Consideradas solução emergencial na pandemia, aulas nos formatos remoto ou híbrido agora estão sendo incorporadas de forma efetiva na grade curricular dos cursos de pós-graduação.

Folha de São Paulo