Notícias de Educação - 01/fev/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Pais devem arcar caso decidam não vacinar filhos, diz secretário de Educação de SP

Em entrevista à CNN, o secretário estadual de Educação de SP, Rossieli Soares, comentou sobre a apresentação de comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 ou atestado que evidencie contraindicação no segundo bimestre de 2022 nas escolas estaduais.
O secretário afirmou que “a cobrança da carteira de vacinação já é uma lei estadual e sempre é solicitada em todo o início de ano. A diferença é que estamos pedindo para atualizar a partir da vacinação contra a Covid-19 para as crianças”.

CNN

Pais que não vacinam os filhos devem ser notificados ao Conselho Tutelar?

SIM - Procedimento é corriqueiro e obrigatório em caso de descumprimento vacinal

Folha de São Paulo

NÃO - Não é com denúncias e ameaças que se atingirá a imunização total nas escolas

Folha de São Paulo

Aulas voltam em SP sob a sombra da variante Ômicron

O ano letivo de 2022 está prestes a começar para as crianças de São Paulo. A partir de amanhã (2), alunos das rede estadual e municipal de ensino voltarão às salas de aulas em todo o estado em meio a onda de incerteza causado pela variante ômicron da covid-19.
O momento deixa pais e mães divididos: ao mesmo tempo que comemoram a volta das crianças a um ambiente de socialização preparado para o aprendizado e comemoram a chegada da vacina, temem o contágio pela doença.

iG

DF: Primeiro dia de aulas presenciais nas escolas privadas é de tranquilidade

Correio Braziliense

RN adia volta às aulas na rede estadual de educação

g1

Dentro da Escola

Novo Ensino Médio começa sob questionamentos e críticas

Reforma prevê maior carga horária e disciplinas optativas. Especialistas e diretores da rede pública temem que modelo "descolado da realidade" precarize o trabalho do professor e o ensino. Projeto de lei pede adiamento.Instituído por Medida Provisória de 2016, convertida em lei federal no ano seguinte, o Novo Ensino Médio brasileiro deve entrar em vigor a partir da semana que vem, com o início do ano letivo no país.
Por um lado, coordenadores de escolas privadas demonstram otimismo e já estão apresentando os diferenciais como boas medidas para pais e alunos. Por outro, diretores de escolas públicas temem que a precarização do ensino impossibilite que o modelo funcione conforme o planejado.

Terra

Dicas

YouTube Edu passa a ter conteúdos alinhados à BNCC e ao Novo Ensino Médio

Reestruturação do canal voltado à educação terá curadoria da UNESCO, com especial atenção à acessibilidade, diversidade e igualdade de gênero
No ar desde 2013 e com quase 500 mil inscritos, o canal brasileiro YouTube Edu é um importante suporte pedagógico. A fim de alcançar mais usuários, atualizar suas produções e apoiar o ensino remoto, o YouTube Edu passará a contar com a curadoria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em seus conteúdos.

Porvir

Policiais e jurídicas

PGR denuncia ministro da Educação, Milton Ribeiro, por crime de homofobia

A Procuradoria-Geral da República denunciou hoje o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo crime de homofobia. Cabe à Corte decidir se Ribeiro se tornará réu no processo, sob relatoria do ministro Dias Toffoli.

Uol

Milton Ribeiro: veja 6 frases do ministro da Educação que foram criticadas por especialistas

g1

Estatística, pesquisas e estudos

Nº de alunos na creche diminui 9% no Brasil em 2021; rede privada puxa redução

Queda foi de 21,6% nas escolas particulares para crianças de 0 a 3 anos; crise sanitária e econômica explicam diminuição
O número de matrículas em creches no Brasil caiu 9% no ano passado, na comparação com 2019. A redução foi puxada, sobretudo, pela saída de alunos da rede particular. As crises econômica e sanitária, em meio à pandemia de covid-19, explicam o recuo. Os dados são do Censo Escolar 2021, divulgados nesta segunda-feira, 31, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Terra

Mais de 650 mil crianças saíram da escola durante a pandemia

Folha de São Paulo

Matrículas na rede privada caem 10% em dois anos; na pública, 0,5%

Uol

Matrículas no ensino básico crescem no período pandêmico

Correio Braziliense

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Indicadores de qualidade de estudantes egressos do ensino técnico

Estudo realizado pelo Insper aponta: estudantes da educação técnica adquirem competências que, entre outros pontos, facilitam sua entrada no mercado de trabalho
Em busca de qualificação profissional, muitos jovens optam por cursar o ensino médio técnico para garantir uma boa posição no mercado de trabalho. Inclusive, a meta 11 do Plano Nacional de Educação estipula triplicar as matrículas na educação profissional de nível médio, com a proposta de expandir, ao menos, em 50% os números atuais. A despeito da crescente procura (um aumento de 17% nos últimos sete anos), apenas 8% dos estudantes brasileiros estão nessa modalidade de ensino, sendo que, na União Europeia, o número chega a 40%.

Porvir

Opinião

A tecnologia permite reduzir o abismo da educação

A educação formal, aquela em que se segue um programa curricular em ambientes controlados como escolas, especialmente no ensino público, é repleta de desafios. Muitos são os fatores intervenientes no processo e tão heterogêneos são os alunos, o meio e as condições de ensino que, imaginarmos o cumprimento de um currículo homogêneo e, até mesmo, "pasteurizado" torna-se um contrassenso.
(...) O acesso à internet e à tecnologia, por exemplo, nos permite integrar uma boa parte dessa população excluída a um ambiente de ensino diferenciado, em que os meios eletrônicos fazem a vez da audiência presencial e levam aos estudantes os conhecimentos necessários independentemente de onde eles estiverem.

Terra

O negacionismo levou a educação brasileira para a UTI

Por enquanto, a defesa retrógrada e inconsistente dos discursos sobre meritocracia só nos remete ao discurso astuto do crescer para depois distribuir
O ingresso do mundo no terceiro ano da pandemia, embora ainda em alerta pela variante Ômicron, traz esperança de superação gradual, mesmo que desigual, da evolução das sociedades na retomada de suas dinâmicas. No entanto, o estrago será grande independentemente do nível de desenvolvimento socioeconômico das Nações: saúde mental, déficit educacional e recomposição do mercado de trabalho certamente serão os principais alvos de investimento.

MSN

Os impactos da diferença entre idade e série na educação

A distorção idade-série é um dos fenômenos mais preocupantes da educação brasileira. O indicador aponta a diferença entre a idade que o aluno tem, de fato, e a idade esperada para a série em que se encontra. Naturalmente, o recomendado é que essa diferença seja zero; ou seja, é ideal que o aluno tenha a mesma idade que a esperada para a série. São três as origens que geram esta defasagem: a reprovação, o abandono escolar acompanhado de posterior retorno do estudante ou a matrícula tardia.

Correio Braziliense

Eventos

Especialistas debatem educação personalizada e formação de famílias no Brasil

Considerada uma tendência em expansão, a educação personalizada será tema de um congresso no Brasil. O evento ocorrerá nas modalidades presencial e online e é dirigido a profissionais da área da educação, e a pais interessados em conhecer mais sobre educação personalizada e o impacto educativo que pode haver quando a parceria família-escola é vivida de forma efetiva.

Gazeta do Povo

Negócios

Bahema Educação adquire 100% das cotas do Intergraus

A Bahema Educação celebrou contrato entre a companhia e os sócios do Intergraus para aquisição de 100% das cotas do Intergraus. Fundado em 1980 por um grupo de educadores e administrado desde 1984 pelos professores Aníbal Azevedo e Antonio Machado, o Intergraus sempre foi um cursinho de excelência e uma referência para estudantes que desejassem ingressar nos cursos de ensino superior mais concorridos do país.

ADVFN

Política partidária

Doria quer usar pesquisa do governo de SP com professores como trunfo eleitoral

O Palácio dos Bandeirantes contratou uma pesquisa com professores do estado de São Paulo e pretende usar seus resultados como trunfo na campanha presidencial de João Doria (PSDB).
Segundo a pesquisa, 41% dos professores avaliam a educação pública no estado de forma positiva, enquanto 40% têm diagnóstico regular e 18%, negativo.

MSN