Notícias de Educação - 03/fev/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Vacinação infantil será fiscalizada nas escolas, determina Estatuto da Criança e do Adolescente

Na retomada às atividades presenciais, escolas deverão fiscalizar a imunização dos alunos contra a covid-19. Pais ou responsáveis de crianças não vacinadas serão responsabilizados e multados, segundo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, a professora Nina Ranieri, do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito (FD) da USP e coordenadora da Cátedra Unesco para a Educação da faculdade, comenta a legalidade de tal medida emergencial.

Escolas Exponenciais

Volta às aulas 2022: 24 estados confirmam retorno presencial

O retorno às aulas presenciais, mesmo já ocorrendo em algumas localidades do país, não deixa de ser um ponto de polêmica e discussão. Na semana passada, o próprio Sindicato dos Professores do Distrito Federal afirmou que não achava seguro o retorno. Ainda assim, muitos estados voltarão com suas atividades presenciais. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) juntou informações sobre a volta à presencialidade com as secretarias de educação de cada um dos 26 estados mais o Distrito Federal. Na capital brasileira, a volta ocorre no próximo dia 14.

Correio Braziliense

Placas luminosas são espalhadas por BH em protesto contra o adiamento das aulas de crianças

Hoje em Dia

Escolas de SP reveem regras após caso de covid em alunos

Em uma tentativa de não inviabilizar a volta às aulas neste terceiro ano de pandemia, escolas públicas e particulares de São Paulo têm flexibilizado os protocolos no combate à covid-19. Nesta quarta-feira, 2, primeiro dia de aulas da rede estadual, o secretário de educação Rossieli Soares disse que a orientação é "não fechar mais turmas por conta de um ou dois casos e observar se é caso de surto". Colégios privados de elite também mudaram suas diretrizes para ter menos interrupções.

Terra

Aluno só será afastado com 2 sintomas de Covid, diz gestão Doria

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Tecnologia na educação: 6 tendências para acompanhar em 2022

Não há dúvidas de que o futuro da educação está sendo moldado pela tecnologia. Com o início da pandemia e suas consequências e desafios, inovações em tecnologia que eram esperadas para as próximas décadas foram aceleradas nos últimos anos. Selecionamos algumas das principais tecnologias que devem estar em evidência na educação este ano. Confira a nossa lista!

Telefonica

Dicas

Embaixada dos EUA oferece treinamento para professores de inglês da rede pública

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO), estão oferecendo treinamento em habilidades linguísticas que busca fortalecer o ensino de inglês e desenvolvimento profissonal dos professores das escolas públicas do Brasil. O programa, que irá beneficiar aproximadamente 500 professores, selecionará entre 15 e 19 instituições sem fins lucrativos para participar. As propostas devem ser enviadas até o dia 18 de fevereiro. O processo é a edição 2022 do BRITE (Brazilians Innovating on the Teaching of English).

Correio Braziliense

Projetos

Projeto de educação ambiental do Greenpeace leva a floresta para a sala de aula

O meio ambiente está à nossa volta e se relaciona com tudo em nossas vidas. Entretanto, a educação ambiental ainda é vista como acessório, e não como parte fundamental da formação da cidadania. Foi pensando nisso que o Greenpeace criou a iniciativa Amazônia Explicada, que reúne materiais e atividades sobre a Amazônia, para ajudar professores a explorar a relação da floresta com nosso dia a dia.

MSN

Gestão

Bolsonaro apenas cumpre lei com reajuste a professores, diz ex-ministro

O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (Cidadania) rebateu, no UOL News desta manhã, o pronunciamento dado por Milton Ribeiro, atual comandante do MEC (Ministério da Educação), na noite de ontem, sobre o reajuste de 33,24% no piso salarial de professores da educação básica. Na ocasião, Ribeiro disse que esse foi "o maior aumento" dado à categoria desde 2008.

Uol

Policiais e jurídicas

TCU pede explicações a SP por uso de verba do Fundeb para pagar aposentado

Governo Doria diz que decisão do Tribunal de Contas do Estado permite medida
Apesar de a lei do novo Fundeb, aprovada em 2020, vetar expressamente a aplicação da verba com inativos, o orçamento de 2021 ainda contou com essa prática. Há mais de duas décadas, governadores tucanos utilizam recursos da educação na previdência, o que já foi considerado inconstitucional.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Sonho do diploma vira pesadelo para jovens endividados com o Fies

O sonho do diploma universitário para parte das famílias brasileiras virou pesadelo. Dívidas de quase R$ 100 mil, cartão bloqueado, parentes com nome sujo e problemas psicológicos fazem parte da rotina dos jovens que se formaram na faculdade com ajuda do Fies, do governo federal, mas hoje sofrem para pagar débitos e juros.

Terra

Diante de vagas ociosas, Fies terá Orçamento 35% menor para 2022

Diante do número de vagas ociosas, os recursos destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão 35% menores neste ano em comparação ao ano passado: de 8,48 bilhões, em 2021, para R$ 5,53 bilhões, em 2022. O Orçamento da União foi sancionado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro.

g1