Notícias de Educação - 11/fev/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

A tendência é que o aplicativo de mensagens mude de foco: se antes era usado quase exclusivamente para comunicação, agora, com as aulas presenciais, pode ser um apoio na recuperação dos conteúdos
A conectividade e acesso a tecnologias complexas está longe de ser uma realidade para grande parte dos estudantes brasileiros, sobretudo crianças e jovens de escolas públicas. Contudo, o WhatsApp, aplicativo de mensagens presente na maioria dos smartphones, foi a maneira encontrada para facilitar o contato dos alunos e seus responsáveis com as escolas.

Porvir

Dicas

Pesquisadores apresentam conceitos científicos para estudantes do ensino básico

Estudantes de 13 a 18 anos, cursando entre o 7º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, de todas as regiões do País, podem participar de mais uma edição do programa Adote On-line, promovido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. As atividades do primeiro semestre começam dia 10 de março, às 14h30, no canal do YouTube da Casa da Ciência.

Escolas Exponenciais

Portal traz material sobre a Semana de 22 para escolas

No ar desde agosto passado, o portal Ciclo 22 é uma vasta fonte de informações sobre duas datas de fundamental importância para a história e a cultura brasileiras – o bicentenário da Independência, que será completado no dia 7 de setembro próximo, e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que se dá neste mês de fevereiro. Em relação ao principal marco modernista do País, o portal oferece uma série de atrações para o público em geral, inclusive para as escolas, que podem se utilizar do material didático disponibilizado gratuitamente pela plataforma.

Escolas Exponenciais

Projetos

Mais de 3.400 projetos apresentados para melhorar a Educação no Brasil

Sabe o "Movimento LED – Luz na Educação", projeto da Globo e da Fundação Roberto Marinho que nasceu com o propósito de iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e de reconhecer quem está revolucionando o cenário do setor? Pois em seu primeiro ano, o movimento recebeu 3.436 mil inscrições de projetos de todo o país.

O Globo

Gestão

Por que prefeitos veem reajuste de professores como desafio no orçamento

O novo piso de R$ 3.845,63 para professores de educação básica —definido em portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro— tem sido visto por prefeitos como um desafio para os cofres municipais. O governo federal chegou a sinalizar que iria barrar o reajuste de 33,2%, mas depois confirmou o aumento —o que fez as prefeituras criticaram a decisão.
A CNM (Confederação Nacional de Municípios) calcula que a medida pode impactar em cerca de R$ 30,4 bilhões nos cofres dos estados e municípios, responsáveis pela maioria dos salários dos professores da educação básica.

Uol

Educação em SP: 3 em cada 10 escolas têm problemas estruturais graves

Três em cada 10 escolas municipais da maior cidade do país têm problemas estruturais. A Rádio Bandeirantes teve acesso a um documento da prefeitura de São Paulo com a indicação da necessidade de reforma em 686 unidades de ensino.

Rádio Bandeirantes

Profissionais da Educação

Apeoesp aciona governo Doria na Justiça e pede aumento de 33% para professores

A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP) entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o governo de João Doria (PSDB) pedindo reajuste de 33.02% no salário base dos professores do estado para se adequar ao piso nacional da categoria.

MSN

Leis e políticas

Como o Piauí vem garantindo ensino superior gratuito em todos os municípios do estado

Dos 224 municípios piauienses, 41 têm campi das universidades ou do Instituto Federal e os outros 183 contam com a UAPI, um programa de educação superior que opera ... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/educacao/como-o-piaui-vem-garantindo-ensino-superior-gratuito-a-todos-os-municipios-do-estado/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

Carta Capital

Policiais e jurídicas

Barroso quer que MEC explique queda no orçamento de universidades federais

O ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou que o MEC e o Congresso Nacional prestem esclarecimentos no prazo de dez dias sobre alegações de redução no orçamento das universidades e institutos federais de educação.

Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Quase metade dos brasileiros consideram que a importância da educação diminuiu durante a pandemia, diz pesquisa

A pesquisa “Jovem de Futuro”, realizada pelo Instituto Unibanco, em parceria com a DataFolha, apontou que cerca de metade (47%) dos brasileiros com 16 anos ou mais consideram que a importância da educação diminuiu durante a pandemia. Já outros 28% acreditam que a importância aumentou e 24% acreditam que a importância permaneceu igual.

O Estado de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

MEC publica guia com orientações para oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica na composição do novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) lançou, ontem (9), o Guia de Implementação do Itinerário da Formação Técnica e Profissional, relacionado à implantação do novo ensino médio. O documento tem como objetivo de auxiliar as redes e instituições de ensino na oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica por meio do detalhamento das possibilidades de organização dos arranjos curriculares que possibilitem a oferta de cursos técnicos e cursos de qualificação profissional.

MEC

Ensino Superior

Programa de renegociação de dívidas do Fies começa no dia 7 de março, anuncia governo

O governo federal regulamentou o programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nesta quinta-feira, 10, e anunciou o seu início no dia 7 de março. Cerca de 1,2 milhão de brasileiros que entraram no Fies até o 2º semestre de 2017 e que estão com dívidas atrasadas há mais de 90 dias serão beneficiados. Os descontos variam de acordo com a situação dos estudantes e podem ser de 12%, 86,5% ou 92% do valor atual da dívida.

Terra

Fies: entenda as regras para renegociar as dívidas do financiamento estudantil

g1

Eventos

Capacitação para servidores tem foco na melhoria de práticas educacionais

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de práticas educativas por meio de ideias ou projetos que possam transformar e melhorar essas práticas nas organizações de ensino públicas no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) abriu 1.626 vagas no projeto EduCA+. A iniciativa visa a qualificação de servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, das redes estaduais e distrital, que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo estão sendo ofertadas 190 vagas para o curso Innovation Management Professional (IMP) e 1.436 vagas para o curso de pós-graduação lato sensu em Educação Digital.

MEC

Política partidária

Governo Bolsonaro acaba com medalha em homenagem a Paulo Freire

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que reestabelece o programa Brasil Alfabetizado, destinado à universalização da alfabetização a quem tem 15 anos ou mais.
Ao reestabelecer o programa, no entanto, o governo federal acabou com um dos pontos originais: a Medalha Paulo Freire, que era concedida a personalidades e instituições que se destacaram nos esforços de erradicação do analfabetismo. Bolsonaro é um crítico frequente dos métodos do educador a quem a medalha homenageava .

iG

Outras do dia

Mãe pede à escola que filho de 9 anos seja reprovado para aprender a ler e escrever no Piauí: 'não reconhece as letras'

Levantamento da ONG Todos pela Educação, divulgado nesta terça (8), apontou o número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabia ler ou escrever saltou de 1,429 milhão em 2019 para 2,367 milhões em 2021. O g1 entrou em contato com a secretaria municipal de educação de Uruçuí, que reconheceu que menino jamais deveria estar na 4ª série do ensino fundamental.

g1