Notícias de Educação - 15/fev/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Datafolha: Após ensino remoto, 76% precisam de reforço na alfabetização

"É muita dispersão. A imagem trava, o cachorro começa a latir, passa o carro do gás tocando música na rua". Os impactos do ensino remoto no aprendizado de alunos em idade escolar, relatados por Gabriel Antônio, 31 anos, professor da rede estadual de São Paulo, condizem com o que aponta pesquisa Datafolha, publicada hoje (14): boa parte dos estudantes precisará de reforço no retorno presencial às aulas.

Uol

Justiça derruba decisão que obrigava aluna a se vacinar para ir a colégio

O desembargador Marcello Granado, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), derrubou, ontem, decisão da 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro que obrigava uma criança de 11 anos a se vacinar contra a covid-19 para frequentar as aulas no Colégio Pedro II, no campus da zona oeste da capital.

Uol

Retorno às aulas na rede pública do DF tem filas e protocolo contra Covid-19

O primeiro dia de aulas do ano letivo de 2022 teve filas e protocolos contra Covid-19 em escolas públicas do Distrito Federal. As atividades foram retomadas nesta segunda-feira (14), de forma totalmente presencial.

g1

AL: Educação publica portaria que exige comprovante de vacina para alunos

Anunciada como medida preventiva já em janeiro pelo secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, na edição desta segunda-feira (14) do Diário Oficial do Estado (DOE), a portaria que exige a apresentação do cartão de vacinação para todos os alunos matriculados na rede pública estadual de ensino.

Tribuna Hoje

A 1 mês para volta, Unicamp tem 9,1% dos alunos da graduação sem vacinação exigida e planejamento alvo de elogios e críticas; entenda

A um mês para volta de todas as aulas presenciais após hiato de quase dois anos, a Unicamp ainda registra 9,1% dos alunos da graduação sem a vacinação exigida contra a Covid-19 - duas doses ou dose única - índice superior comparado aos de professores e funcionários. A universidade estadual divulgou um planejamento com foco em segurança sanitária que reúne uma série de ações elogiadas pelos estudantes, mas também é alvo de críticas por conta da proposta das "salas gêmeas", espaços com tecnologias de filmagem e transmissão ao vivo, mas chamada de "EaD presencial".

g1

Dentro da Escola

5 práticas criadas por professores para motivar alunos

Em escuta promovida por Porvir e Instituto Ayrton Senna, educadores compartilham desafios e caminhos relacionados à motivação para a aprendizagem
Comumente associada ao engajamento em sala de aula, a motivação para aprender é um conceito que envolve um conjunto de características que variam de pessoa para pessoa. Não é uma habilidade inata e pode ser de grande utilidade no dia a dia em sala de aula, uma vez que interfere no engajamento do estudante com a escola e contribui para evitar evasão e abandono.

Porvir

Educação infantil: os desafios e os caminhos para 2022

(...) Para os gestores escolares, esse cenário, aliado ao conjunto de desafios que já estavam previstos, traz uma demanda urgente: garantir o apoio à equipe docente. “Mais uma vez nos deparamos com professores que estão preocupados com o retorno. Por isso, temos de pensar como as escolas e redes irão acolher, cuidar e apoiar esses educadores”, destaca Elaine Lindolfo, formadora de professores na Elos Educacional, em Santo André (SP), e com mais de 30 anos de experiência na Educação Pública.
Nesse contexto, NOVA ESCOLA conversou com professoras e especialistas para entender quais são os desafios para este ano e apontar caminhos para o trabalho docente em 2022.

Nova Escola

Professores da educação infantil devem ter cursos de primeiros socorros

Engasgo, ferimento e fratura. Essas são algumas das situações que podem acontecer com as crianças durante o período que elas estiverem nas escolas. Para conseguir realizar um atendimento emergencial, professores e funcionários de escolas da educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil são obrigados a ter uma capacitação básica em primeiros socorros.

Radar Geral

Gestão

Só 10% dos diretores de escola têm formação específica

Um em cada dez. Na divulgação da primeira etapa dos resultados do Censo Escolar de 2021, o número passou quase despercebido, mas não devia. Ele se refere à quantidade de diretores de escola com alguma formação específica para a função. Só 10% fizeram algum curso na área, e ainda assim o índice é generoso: considera até cursos curtos de 80 horas.

Uol

Depender de imposto fragiliza financiamento da educação no país, diz estudo

A dependência de impostos de serviços fragiliza o financiamento da educação no Brasil, segundo estudo divulgado hoje (14) pelo Instituto Unibanco. Em tempos de crise, diz a análise, o formato de arrecadação prejudica ainda mais.

Uol

Ministro da Educação defende necessidade de combater a corrupção

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu hoje (14) a necessidade de combater a corrupção para garantir que os recursos públicos atendam à população. “Nós não temos mais ladrões assentados nos ministérios. Chega disso. Nós temos agora é que usar o dinheiro público com os brasileiros”, disse ao discursar 1º Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais da Educação da Região Península dos Grandes Lagos, em Andradina, interior paulista.

EBC

Profissionais da Educação

Prefeitos e sindicatos divergem sobre o reajuste de 33% do piso salarial dos professores

Os prefeitos alegam ‘insegurança jurídica e fiscal’ para prosseguir com o reajuste; já os profissionais da educação veem falta de vontade política e criticam problemas de planejamento
Os debates acerca do reajuste do piso salarial dos professores parecem estar longe de terminar. Após uma reunião de sua diretoria executiva na quarta-feira 9, a Frente Nacional de Prefeitos afirmou ser ‘impraticável’ aos municípios arcarem com o reajuste de 33,24%. A portaria que estabelece o reajuste e passa o valor do piso dos professores das redes municipais e estaduais para R$ 3.845,63 foi assinada no último dia 4 pelo presidente Jair Bolsonaro.

Carta Capital

Servidores da Educação cobram que governo do AC cumpra acordo firmado durante greve em 2021

Os trabalhadores da rede pública estadual de Educação cobram que o governo do Acre cumpra com o que foi acertado na Justiça durante greve. A categoria se reuniu em assembleia geral na última sexta-feira (11) e decidiu retomar a paralisação no estado.

g1

Inclusão

Pós-graduação brasileira tem maioria feminina

Em 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, para incentivar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, particularmente, do ponto de vista educacional. No Brasil, elas representam 54,2% dos 395.870 matriculados em cursos stricto sensu. Dos beneficiários da CAPES com bolsas no País, 58% são mulheres.

MEC

Leis e políticas

Novo ensino médio: 7 coisas que começam a mudar na educação dos jovens

Até o momento, 22 Estados já têm referenciais curriculares aprovados e homologados para começar a colocar o novo ensino médio em prática nas redes estaduais de ensino, segundo o Movimento Pela Base Nacional Curricular.
Confira a seguir o que começa a mudar no ensino médio, como essas mudanças vão impactar o dia a dia - e o futuro - dos alunos e quais as pendências e polêmicas envolvendo essa implementação.

BBC

Projeto obriga instituições públicas de ensino a incluírem Bíblia no acervo da biblioteca

O Projeto de Lei 4242/21 torna obrigatória a inclusão de, no mínimo, dois exemplares da Bíblia no acervo de bibliotecas de instituições públicas de ensino básico e superior. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Educação sexual em escolas é tema de Projeto de Lei no Espírito Santo

Instituir na rede pública estadual de ensino a Semana de Debates e Conscientização sobre Educação Sexual, a ser realizada anualmente na semana de 4 de setembro. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 869/2021, protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pela deputada Janete de Sá (PMN).

Aqui Notícias

Estatística, pesquisas e estudos

83% dos alunos que voltaram às aulas presenciais estão evoluindo na aprendizagem, dizem pais em pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta segunda-feira (14) aponta que 83% dos pais e responsáveis por alunos que voltaram às aulas presenciais no país acreditam que eles estão evoluindo na aprendizagem. A pesquisa "Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias" foi realizada por telefone e foram ouvidas 1.306 pessoas do Brasil inteiro.

g1

Avaliação

Enem: estudantes alegam notas "incoerentes" e pedem revisão de provas

Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino (Enem) usaram as redes sociais para questionar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sobre as notas discrepantes que receberam na prova, especialmente de redação. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) também se pronunciaram, pedindo para que o Ministério da Educação revise as pontuações.

iG

Política partidária

Reitores se retiram da Andifes e fundam a própria associação

A Afebras terá sede em Brasília. E não se propõe a confrontar a associação mais tradicional, que foi fundada em 1989. “Queremos propor pautas relevantes para o ensino público superior e abrir canais de diálogo com toda a sociedade, incluindo a própria Andifes”, diz o reitor da UFC. “Não vamos pedir passaporte ideológico a ninguém, nem vamos exigir que os integrantes da Afebras deixem a Andifes”.
Ao longo dos anos, a Andifes demonstrou manter uma proximidade ideológica com governos de esquerda. Os elogios públicos e as reuniões com os presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT) eram constantes.

Gazeta do Povo

Nova entidade reúne reitores nomeados por Bolsonaro sem liderar lista tríplice

Folha de São Paulo