Notícias de Educação - 18/fev/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Projetos

Parceria entre professora e estudantes leva jogos às aulas de ensino médio

Giovana Picolo, do Rio Grande do Sul, cria jogos para ensinar português, espanhol, inglês e arte e compartilha suas produções com o Porvir
O jogo é muito importante dentro do espaço escolar. E, quando falo isso, não quero dizer que é importante apenas para as turmas de alunos menores. Todos nós gostamos de jogar! O jogo estimula o raciocínio, faz com que se trabalhe em conjunto e não de maneira isolada. E isso é muito bom dentro de qualquer sala de aula: a colaboração. E, por falar nisso, todas as experiências citadas aqui no texto estão com links, para que vocês também possam utilizá-las.

Porvir

Inclusão

Compromisso com acessibilidade é primeiro passo para criação de conteúdo inclusivo

Dizer que a educação é para todas e todos pode até mesmo parecer um clichê. Isso é algo que todo mundo supostamente já sabe, não é? É possível, porém, perceber algumas lacunas nessa afirmação, que podem ser fechadas.
Quando se pensa em inclusão e acessibilidade, por exemplo, nem todo material pedagógico é adaptado para atender aos diferentes tipos de públicos presentes nas escolas. Por vezes, as instituições também não estão totalmente preparadas para realizar um trabalho inclusivo.

Porvir

'Caminhava 1h30 até a escola e, ao chegar, enfrentava bullying por estar sujo e suado', diz jovem

Ele caminhava uma hora e meia em estrada de terra para ir de casa para a escola e, quando chegava, sofria bullying por estar suado e sujo de lama. Muitas vezes voltava para casa sem ter tido aula, ou porque o professor havia faltado ou por não haver água nem nos banheiros. Na volta, mais uma hora e meia a pé, sol forte e muita fome.
Aos 20 anos, Luiz César da Silva cursa duas faculdades, geografia e agropecuária, em instituições federais, e afirma que isso não pode ser romantizado: ‘Ah, ele é pobre e chegou à universidade.’ Sabe que é uma exceção dentre as tantas crianças da área rural que abandonam a escola diante de condições cruéis.

Folha de São Paulo

Faculdade de Direito da USP lança fundo para arrecadar doações

Valor arrecadado e seus rendimentos serão destinados a iniciativas como bolsas de pesquisa e a programas já existentes ou novos
A Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) passa a contar, a partir desta quinta-feira (17), com um endowment. É um fundo que recebe doações financeiras para serem aportadas na própria escola, que fica no Largo de São Francisco, centro da capital paulista. A faculdade é a mais antiga escola de direito do país e foi fundada no início do século 19. Esse não é o primeiro endowment da USP. A própria universidade criou um fundo patrimonial, como é chamado no Brasil, no fim de 2020.

R7

Leis e políticas

STF forma maioria contra ato do MEC que impedia universidade de exigir comprovante de vacinação

Em julgamento no plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal formou nesta quinta-feira (17) maioria de votos favoráveis à autonomia das universidades federais para decidir sobre a exigência ou não do comprovante de vacina contra Covid a fim de que alunos assistam aulas presenciais.

g1

Policiais e jurídicas

Polícia Federal faz ação contra desvio de verba em universidade no Rio

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a operação Quadro Negro, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fruto de uma investigação sobre desvio de verbas na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cerca de 20 policiais federais cumprem 4 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói. São duas buscas em Niterói e duas na cidade do Rio de Janeiro.

MSN

Eventos

Subcomissão da Educação debaterá evasão escolar na pandemia

A Subcomissão da Educação na Pandemia do Senado se reunirá, na próxima segunda-feira (21), em sessão temática, para debater estratégias e garantir o retorno e a permanência de crianças, adolescentes e jovens nas escolas públicas brasileiras.  A reunião está prevista para começar às 14h e será realizada de forma remota.

Senado