Notícias de Educação - 21/fev/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Após 2 anos on-line, alunos voltam a escolas sem saber ler e escrever

Crianças que iniciaram o fundamental em 2020 não dominam letras e números. Reflexos se estendem a outras séries e já agravam abismo social no ensino
Escolas da rede estadual mineira e municipal de Belo Horizonte começaram o ano letivo com o desafio de fazer seus alunos aprenderem funções elementares na caminhada escolar: leitura e escrita. Nas duas redes, a aposta no reforço escolar busca compensar os efeitos do fechamento prolongado de estabelecimentos de ensino em 2020 e 2021. Na retomada das aulas no ano passado, os primeiros diagnósticos comprovaram as marcas da pandemia: crianças que fizeram os primeiros anos do fundamental longe das salas de aula não dominam letras e números.

Estado de Minas

Educação: como lidar com as sequelas do afastamento na volta às escolas?

Restrição do convívio social afetou habilidades sociais e até autoestima infantil. Readaptação vai ocorrer, mas tende a ser desafiadora, preveem especialistas
(...) Esse impasse, com sutis variações, reflete uma percepção de inúmeras famílias: o período prolongado de afastamento das salas – cerca de um ano e três meses – afetou de forma tão profunda o comportamento infantil que, meses após a volta gradativa das atividades presenciais, muitos pais ainda se surpreendem com a apreensão dos pequenos com a necessária retomada. O problema tem solução, favorecida inclusive pela adaptabilidade nessa fase da vida, mas ela tende a não ser exatamente simples, nem rápida, alertam especialistas.

Estado de Minas

Manter o uso de máscara na escola é indispensável mesmo com o esquema vacinal completo, alertam especialistas

Com o avanço da vacinação em crianças de 5 a 11 anos no Brasil, pais podem se questionar se já poderiam abrir mão do uso da máscara. Especialistas, porém, dizem que ainda não é hora e que decisão tem que partir de autoridades sanitárias.

g1

Saúde de SP recomenda fechar escola com 2 casos de covid e contraria Secretaria da Educação

Divergência entre áreas do governo estadual aparece por causa de nota publicada hoje que indica o que fazer em ocorrências de surtos em instituições
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta sexta-feira, 18, uma nota sobre a definição de surtos de covid-19 em escolas que contraria o que vinha dizendo a Educação do próprio Estado de São Paulo. Recomenda que a instituição seja fechada após dois casos da doença que tenham frequentado, por exemplo, o mesmo refeitório.

Terra

Faculdades privadas temem aumento de ações judiciais na volta às aulas

Sem coordenação do governo federal, instituições têm divergido sobre o retorno presencial
Até o fim do ano passado, a maioria das instituições planejava iniciar o ano com atividades presenciais. Com o aumento de casos de Covid em todo o país, provocado pela variante ômicron, muitas decidiram adiar o retorno e continuar com o ensino remoto. A mudança de planejamento já provocou insatisfação em parte dos alunos e até mesmo motivou protestos.

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Especialista fala sobre as tendências tecnológicas para a educação

Não há dúvida que a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na educação. A pandemia e os seus desafios fez com que inovações que eram esperadas para as próximas décadas fossem incorporadas mais rápido no cotidiano.
Lauro Rosas ressalta que a tecnologia na educação não é algo novo. O ensino a distância é uma realidade há muito anos. O que tem acontecido nos últimos anos é o surgimento de um leque de novas ferramentas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação.

A Crítica

Tecnologia

Estudo aponta que as crianças estão passando quase as mesmas horas que adultos na internet por dia

Em uma pesquisa feita pela maior empresa de segurança virtual do mundo, a Kaspersky, ao entrevistar pais brasileiros, foi observada uma questão bem interessante. Segundo o levantamento, há relação entre o tempo que os pais usam os dispositivos com o tempo que seus filhos ficam nos aparelhos.
Nesse sentido, ao serem perguntados sobre quanto tempo passam online por dia, 91% dos brasileiros disseram que três horas ou mais, sendo que 86% dos filhos também passam o mesmo tempo na rede. Com isso, tais informações apontam a propensão dos pequenos a reproduzir os costumes dos adultos.

Escola Educação

Promessa em 2019, Escola Digital contempla só 10% das salas de aulas em São Paulo

Milhares de aparelhos tecnológicos, adquiridos pela Prefeitura de São Paulo desde 2020, ainda não foram instalados nas escolas municipais. O programa Escola Digital é realidade, atualmente, em 1.150 salas de aulas, isto é, somente 10,3% do que foi prometido em outubro de 2019, na ocasião por Bruno Covas.

Folha de São Paulo

Gestão

Sobe para 9,7 mil o número de obras escolares interrompidas no país, 633 delas no RS

Conforme dados obtidos por GZH, 9.755 projetos de escolas do FNDE estão parados ou foram cancelados no país. Em abril de 2021, o número era de 8.904 contratos abandonados — um salto de 6,56% em menos de um ano. Outras 15,6 mil foram concluídas e 3,6 mil estão em execução. São contratos firmados entre 2011 (governo Dilma Rousseff) e 2017 (governo Michel Temer).

Zero Hora

Debandada no MEC: 11 servidores entregam cargos e citam defesa do "interesse público sobre o privado"

Servidores da Consultoria Jurídica do Ministério da Educação (MEC) pediram demissão dos cargos em comissão coletivamente. Em ofício ao qual o GLOBO teve acesso, onze advogados da União renunciam aos postos e afirmam defender a "supremacia do interesse público sobre o privado", indicando incômodo com supostas pressões sofridas. Uma fala do ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi o estopim para a debandada, que escancara mais uma crise interna na área.
Segundo relatos colhidos, Milton Ribeiro afirmou, em cerimônia interna nesta quarta-feira, que a Consultoria Jurídica não permite que grupos econômicos sérios tenham acesso ao MEC.

O Globo

Leis e políticas

Unesco elabora um novo contrato social para orientar o caminho para a educação do futuro

Documento convida países ao redor do mundo para uma reflexão sobre a educação em 2050
No final do ano de 2021, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), publicou um novo contrato social para a educação mundial, o documento ‘Reimaginando nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação’. Após os desafios enfrentados com a pandemia da Covid-19, a Organização viu a necessidade de atualizar os desafios e objetivos para a educação.

O Vale

MEC promete, mas não contrata consultores para elaborar novo ensino médio

Com início previsto neste ano, a implantação do novo ensino médio ainda enfrenta obstáculos em diversos pontos do país. Um dos problemas citados por secretários da Educação e especialistas ouvidos pelo UOL é a falta de consultores que deveriam ajudar os governos estaduais na elaboração e execução do novo modelo.

Uol

De escolhas do aluno a carga horária: entenda mudanças do novo ensino médio

Uol

Projeto cria curso pré-vestibular gratuito com foco em estudante de escolas públicas

O Projeto de Lei 4115/21 prevê a criação de cursos pré-vestibular públicos no País. A proposta tem como princípios a gratuidade do ensino, a igualdade de condições, a liberdade de aprender e ensinar, e a garantia de qualidade.
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

Ataque de Milton Ribeiro a servidores é grave, diz diretor da Anauni

O diretor da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), Caio Alexandre Wolff, saiu em defesa da categoria após onze profissionais entregarem os cargos de chefia na Consultoria Jurídica (Conjur) do Ministério da Educação (MEC). O pedido coletivo de exoneração veio após manifestação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, feita em cerimônia interna da pasta, no sentido de que a Conjur estaria colocando entraves no acesso de grupos econômicos à pasta, conforme revelou o GLOBO. Wolff afirma que a "crítica genérica"do ministro é "grave" e atinge todos os servidores da Advocacia Geral da União, que atendem aos órgãos do governo.

iG

Pai de aluno é baleado durante arrastão em frente a escola na Zona Sul de São Paulo

Por volta das 6h20, quatro criminosos em duas motos praticaram diversos roubos na porta da unidade de ensino localizada na Rua Olavo Leite, enquanto os pais dos alunos deixavam seus filhos. A Escola Mais disse que está consternada com o ocorrido.

g1

MP pede fim de inquérito contra secretário de Educação, mas faz recomendação contra acúmulo de salários para Campinas e Unicamp

O Ministério Público confirmou na tarde desta sexta-feira (18) que solicitou arquivamento do inquérito onde apurava suposto acúmulo irregular de remunerações pelo secretário de Educação em Campinas (SP), José Tadeu Jorge, entre janeiro e setembro de 2021, período em que ele estava afastado da Unicamp e antecedeu a aposentadoria. Por outro lado, o promotor de Justiça Angelo Carvalhaes destacou que fez uma recomendação em outro documento para que prefeitura e universidade evitem novos casos parecidos e vetem soma, por meio de escolha expressa do servidor.

g1

Estatística, pesquisas e estudos

Pela 1ª vez na história, graduações à distância têm mais alunos novos do que as presenciais, diz Inep

Em 2020, pela primeira vez na história, os cursos de graduação à distância no Brasil receberam mais alunos novos do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada. É o que mostra o Censo de Educação Superior, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

g1

Universidades públicas tiveram queda de 18,8% no número de concluintes

Folha de São Paulo

Artigo: No ensino superior pandêmico, docentes se sobrecarregam e alunos migram para EAD

Folha de São Paulo

Mais de 70% dos professores defendem educação financeira nas escolas

Um estudo do Instituto XP em parceria com a Nova Escola, divulgado hoje (17), revelou que 70% dos professores da rede pública acreditam que educação financeira é um tema transversal que pode ser ensinado nas escolas.
Quase todos os entrevistados (95%) afirmam que as crianças devem aprender mais sobre esses temas para que possam se organizar financeiramente desde cedo. Para quase 30% dos educadores, introduzir o assunto desde o Ensino Fundamental (dos 6 aos 14 anos) pode contribuir para minimizar o ciclo de pobreza do país.

Forbes

EAD

Artigo: Manter universidades sem aulas presenciais é hipócrita e cruel

Quer saber o que está acontecendo em universidades brasileiras, que, mesmo com a permissão para retomar aulas presenciais, insistem em se manter no ensino remoto?
Aqui está uma pequena amostra dos absurdos: para reduzir custos com professores, formam-se "pools" de turmas. Uma sala virtual pode reunir centenas de alunos, agrupando, de forma aleatória, iniciantes com quem está prestes a se formar. As grades de disciplinas viram uma salada e atropelam a sequência lógica, obrigando estudantes a cursar, por exemplo, Matemática 2 antes da 1 ou Direito 4 antes do 3.

Folha de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Aprender ao longo da vida faz bem. Veja como se organizar para isso

Quando foi a última vez que você aprendeu algo novo? Deu início a um projeto fora da sua área de atuação, experimentou algo diferente, começou um hobby inusitado, adquiriu conhecimento? A rotina agitada que levamos muitas vezes nos faz esquecer da importância de estar sempre aprendendo ao longo da vida, conceito conhecido como lifelong learning.

MSN

Ensino Superior

Seleção do Prouni vai considerar nota das duas últimas edições do Enem

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro prevê que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica.

Correio Braziliense

Universidades dos EUA sofrem evasão de alunos na pandemia

Há muito o ensino superior é visto como o caminho para se conseguir um bom emprego. Muitas descrições de cargos listam explicitamente um diploma universitário como pré-requisito. Apesar disso, as matrículas de alunos em cursos de graduação vêm diminuindo gradualmente nos Estados Unidos, na última década, com a pandemia de coronavírus dando um empurrão adicional nessa tendência.

MSN

Polêmicas

Abordar prazer em programas de educação sexual contribui para sexo seguro

Com apenas oito anos para atingir a meta de saúde e bem-estar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, um estudo publicado pela revista PLOS ONE pode aponta como melhorar a saúde sexual mundial. A pesquisa mostra que há uma maior adesão ao uso de preservativos e sexo seguro quando se fala sobre prazer na educação sexual.

Galileu

Outras do dia

"As famílias perderam a capacidade de educar seus filhos", diz psicólogo Rossandro Klinjey

As pessoas perderam a capacidade de educar seus filhos. Não sabem dar limites, não conseguem mais passar valores, manter e aprofundar laços afetivos. Isso acarreta em grandes prejuízos. Criança não nasce pronta. É um projeto que temos que estar o tempo inteiro investindo para que ela possa desenvolver seu pleno potencial. (...) Os pais estão perdidos. Precisam admitir que se perderam nesse processo. Devem buscar construir competências para se tornar pais educadores. (...) Quando a família falha na tarefa de educar o filho joga para a escola essa criança deseducada. Ao não respeitar pai e mãe, a criança não aprende a dar relevância e importância à hierarquia. E não vai respeitar quem vem depois, que são os professores.

JC Online