Notícias de Educação - 09/mar/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Educação: como dois anos de pandemia afetaram os vestibulares ao redor do país?

Daqui há alguns meses a pandemia de coronavírus estará fazendo aniversário de dois anos desde sua chegada e avanço em escala global, em meados dos meses de abril e maio de 2020.
Neste meio tempo, a pandemia de coronavírus teve impactos diretos e indiretos em escalas inimagináveis, que mudaram de acordo com condições geográficas, sociais, econômicas e culturais.

Brazilian Times

Escolas particulares dizem que foram pegas de surpresa com liberação das máscaras pela prefeitura do Rio

O diretor do Sindicado dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Sinepe Rio) ficou surpreso com decisão da prefeitura do Rio de desobrigar o uso de máscaras em locais fechados, como a sala de aula. Segundo Lucas Werneck, o sindicato busca orientações com os departamentos jurídico e pedagógico para se posicionar oficialmente, mas adianta que o intuito é não privar o direito da criança de entrar na escola, nem de estudar.

O Globo

Ao menos 49 das 69 universidades federais vão exigir dos alunos comprovante de vacinação contra a Covid

Dez instituições decidiram não exigir o certificado. Outras 9, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ainda não têm uma definição. Apenas uma, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), não informou se cobra ou não a vacina.

g1

Dentro da Escola

Metodologias ativas: como preparar a equipe pedagógica

Cada vez mais escolas e professores reconhecem a importância de colocar os alunos no centro do aprendizado. O desafio hoje não é mais convencer a equipe pedagógica a adotar metodologias ativas em sala de aula, mas prepará-los de forma adequada para colocá-las em prática.

Escolas Exponenciais

Profissionais da Educação

Conselho de reitores propõe alta de 20,6% em salários de servidores da Unicamp, USP e Unesp

O conselho dos reitores (Cruesp) das três universidades estaduais paulistas formalizou uma proposta para reajuste salarial de 20,6% para professores e funcionários técnico-administrativos da Unicamp, USP e Unesp. O índice foi apresentado ao Fórum das Seis, grupo que reúne integrantes das seis entidades representativas dos servidores, e prevê aplicação a partir deste mês.

g1

Inclusão

Lugar de mulheres é na educação científica – e onde mais elas quiserem

Mesmo com o apoio de programas que fomentam a presença feminina nos cursos STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática), ainda há necessidade de equidade de gêneros.

Porvir

Leis e políticas

Pacheco defende unificar gasto mínimo em saúde e educação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu nesta 3ª feira (8.mar.2022) a unificação dos gastos mínimos constitucionais que prefeitos são obrigados a direcionar para a saúde e a educação.

Poder 360

Proposta exige acervo de livros em sala de aula destinada à pré-escola e ao início do ensino fundamental

O Projeto de Lei 101/22 determina que as salas de aula da pré-escola e dos cinco primeiros anos do ensino fundamental tenham acervo de livros paradidáticos e de literatura infantil, destinado ao uso de alunos e professores. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Lei das Bibliotecas.

Câmara

Eventos

Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021

Três escolas do Brasil foram premiadas por fazerem a diferença com projetos de transformação social junto aos alunos e à comunidade: a escola SESI Barbacena, de Minas Gerais; o Colégio Magister, de São Paulo; e a Escola Classe 40 de Ceilândia, DF, vencedoras do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021 Escolas.
Em sua 2ª edição, o Prêmio tem como objetivo valorizar projetos que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania, gerando integração entre professores, alunos, famílias e comunidades onde as escolas estão inseridas.

Comunique-se

Debatedores defendem valorização do ensino técnico para inclusão de jovens no mercado

Parlamentares e especialistas em educação sugeriram, nesta terça-feira (8), que o momento atual seja de uma virada para a formação técnica profissional no Brasil. Essa área da educação, segundo os participantes de um debate promovido pela Comissão Especial sobre a Formação Técnica Profissional, não pode mais ser considerada como de segunda categoria. Deve, ao contrário, ser vista como algo que contribuirá para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e para a inclusão de milhares de jovens brasileiros.

Câmara

Política partidária

Nova diretora de educação ambiental de Bolsonaro nunca trabalhou com meio ambiente ou educação

Atiradora esportiva, Cristiane Freitas era assessora da ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos)
A nova diretora de Educação e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Cristiane Lemos Batista de Freitas, nunca trabalhou com o tema. Nomeada para o posto nesta terça-feira (8), ela ocupa cargos de confiança na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) desde maio de 2019.

Brasil de Fato

Polêmicas

Língua neutra é 'invenção burra' que não deve ser ensinada, diz Pedro Bandeira

Um dos escritores mais lidos do Brasil por crianças e adolescentes, Pedro Bandeira, que chega aos 80 anos nesta quarta-feira com 130 livros publicados, diz que não pretende adotar em seus romances o gênero neutro, que ele considera uma "invenção burra". A linguagem neutra, como é conhecida, é usada por quem não se identifica integralmente nem com o gênero masculino nem com o feminino.

MSN

Outras do dia

Mulheres têm mais diploma que homens, mas ainda enfrentam mais barreiras

Mesmo com significativos avanços, elas são minoria em altos cargos
Com um passado cheio de limitações com impedimentos ao acesso inclusive à educação formal, a trajetória de mulheres nas salas de aula começou tardiamente. Hoje, elas mostram que não existe tempo certo para começar a estudar. Evidência é que, mesmo em meio a tantos desafios, o público feminino é maioria no ensino superior, conforme a pesquisa "Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil", divulgada nessa semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estado de Minas