Notícias de Educação - 17/mar/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Qual o papel da escola no letramento digital?

Linguagem e tecnologia são coisas que atualmente não podem mais ser olhadas de forma separada. Nesse sentido, é papel também da escola trabalhar com o digital dentro da sala de aula e, assim, estimular o letramento digital.

Escolas Exponenciais

Projetos

Professora de educação infantil recorre a ’emocionômetro’ para tratar de sentimentos com as crianças

Atividade foi ponto de partida para alunos descobrirem como reconhecer, nomear e expressar seus sentimentos por meio de experiências lúdicas inspiradas no livro "O monstro das cores", de Anna Llenas
Sabemos que entender e reconhecer os próprios sentimentos não é uma tarefa fácil para os adultos. Tampouco para os pequenos que, diariamente, podem experimentar uma série de sensações como frustração, alegria, raiva ou tristeza. Nesse sentido, sobretudo nos últimos anos, a educação socioemocional conquistou espaço necessário dentro das escolas, tornando-se uma contribuição fundamental para o processo de desenvolvimento da criança em todos os aspectos.

Porvir

Profissionais da Educação

Juíza nega liminar sobre piso salarial nacional a professores da Educação de Rio Preto

A juíza da 2ª Vara da Fazenda de Rio Preto, Tatiana Pereira Viana Santos, negou liminar para que a Prefeitura pague piso salarial nacional a professores da rede municipal de ensino. A ação, que sustenta que o município não atende regra federal sobre o piso de R$ 3,8 mil, foi proposta pela Atem (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Rio Preto).

Diário da Região

MG: Educação mantém greve pelo pagamento do piso nacional da categoria

Em assembleia organizada pelo Sindute na tarde desta quarta-feira (16), os professores estaduais aprovaram a manutenção da greve pela defesa do pagamento do piso nacional da educação básica - que foi reajustado em 33% neste ano pelo governo federal.

O Tempo

Inclusão

Secretaria de Educação do RS lança programa de combate ao racismo para a rede estadual de ensino

O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta quarta-feira (16) um programa para combater o racismo na rede estadual de ensino. O projeto Educação Antirracista tem o objetivo de promover uma formação racial, através de workshops para professores e funcionários ligados a rede de ensino. O curso pretende abordar o que é o racismo estrutural, de que forma ele atua na vida das pessoas e como evitar práticas racistas nas escolas.

Zero Hora

Jovem quilombola que passou em medicina sem ter energia elétrica, cria campanha para estudar

O jovem é morador de uma comunidade quilombola de Feira de Santana (BA) e agora enfrenta mais um desafio, continuar estudando. Filho de pedreiro e de dona de casa, Matheus criou uma campanha para arrecadação de dinheiro para pagar os custos da mudança e se manter durante o ensino presencial na universidade. O curso de medicina é período integral, o que não permite que o estudante trabalhe.

R7

Leis e políticas

Senado aprova projeto que prevê pagar professores com dinheiro de precatórios

Pelo projeto, os recursos terão origem em precatórios devidos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ao extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

g1

Projeto que prevê campanhas contra a violência doméstica em escolas segue para a Câmara

Será enviado para a análise da Câmara dos Deputados o projeto de lei que determina que todas as instituições de ensino do país terão que realizar campanhas de conscientização e prevenção da violência doméstica e familiar (PL 3.154/2019). Do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a matéria foi aprovada no Senado, nesta quarta-feira (16), na forma do substitutivo apresentado pela senadora Kátia Abreu (PP-TO).

Senado

Policiais e jurídicas

SP - 'Como não percebi?': mães reagem após investigação de maus-tratos em escola

A Polícia Civil de São Paulo investiga uma escola particular de educação infantil, na zona leste da capital, por suspeita de maus-tratos a crianças. O UOL ouviu duas mães de alunos, uma professora e uma ex-auxiliar de classe, além de vizinhos da unidade, que disseram que a situação se repete há anos.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Crianças ricas têm mais de 7 mil horas de aprendizado a mais do que as de menor renda

Alunos de baixa renda, ao final do 9º ano do Ensino Fundamental, têm 7.124 horas de aprendizado a menos do que meninas e meninos provenientes de famílias ricas. Esse período equivale a 7,9 anos de uma escola regular.
O estudo, chamado “Cada Hora Importa”, foi realizado pelo Itaú Social com apoio do Plano CDE. A pesquisa foi baseada no parâmetro internacional “Every Hour Counts”, que defende o aprendizado fundamentado no pensamento crítico, resolução de problemas, eficiência na comunicação e conhecimentos gerais.

Escolas Exponenciais

Opinião

O Sistema Nacional de Educação e a desigualdade genérica

Texto tem de reconhecer raça e gênero como estruturantes das desigualdades educacionais
Temos a oportunidade única de frear o processo de produção das desigualdades na educação, que, segundo inúmeros estudos, diariamente presentes nas manchetes da grande mídia brasileira, impactam as pessoas e as regiões mais pobres do país, destacadamente pessoas negras, povos indígenas, quilombolas e moradores de bairros periféricos.

Folha de São Paulo

Eventos

Formação gratuita para Professores do Ensino Médio atinge 140 mil inscritos

Lançada com foco na interdisciplinaridade e no desenvolvimento de competências, as formações para professores do Ensino Médio atingiram 140 mil inscritos. De forma gratuita e autoinstrucional, os docentes podem se inscrever e acessar o conteúdo por meio da plataforma Avamec.
O material oferece suporte para a implementação das mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio. Cada formação tem 180 horas e abrange as quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Linguagens e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e Suas Tecnologias) e também Mundo do Trabalho.

MEC

Polêmicas

Russofobia: quando a histeria das redes amplifica o preconceito

Manifestações contra a guerra não podem ser confundida com discurso de ódio
A notícia de que uma universidade italiana cancelou um curso sobre o escritor Fiódor Dostoiévski por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia gerou indignação nas últimas semanas. A instituição voltou atrás após a repercussão negativa do caso –o escritor russo, um dos mais emblemáticos da literatura europeia, morreu 141 anos antes de Vladimir Putin decidir invadir o território ucraniano.

Folha de São Paulo