Notícias de Educação - 25/mar/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Violência nas escolas: 'Atitudes dos mais jovens são um reflexo do nosso tempo', diz especialista

Em 24 horas, um sinal de alerta foi aceso no país: pelo menos quatro casos de agressão e violência que envolveram adolescentes foram registrados em escolas. No início da semana, um menino baleou a família na Paraíba. Para a psicanalista Ilana Katz, "as atitudes dos mais jovens são um reflexo do nosso tempo".

R7

Escolas de todo o país registram casos de violência no retorno do ensino presencial

R7

DF: Além de policiamento nas escolas, Secretaria de Educação quer atendimento psicológico a estudantes

R7

Dicas

Confira 6 filmes para abordar as mudanças climáticas com os alunos

O último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) aponta que o planeta está 1,1°C mais quente e o aquecimento de 1,5°C já pode ser atingido na próxima década.
(...) Esses são apenas alguns apontamentos dos inúmeros problemas que a Terra pode enfrentar por conta das mudanças climáticas. Como algumas dessas prováveis consequências podem ser vistas em obras cinematográficas, confira uma lista com seis filmes que abordam os efeitos das mudanças climática e podem auxiliar na conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente. As sugestões foram elaboradas por professores.

Escolas Exponenciais

Profissionais da Educação

Estados brasileiros começam a pagar novo piso nacional a professores

De acordo com levantamento da Gazeta do Povo, 11 estados ainda não pagam o piso mínimo nacional: Acre, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A maioria desses estados está negociando os vencimentos com a categoria ou aguardando aprovação das assembleias legislativas das propostas de aumento enviadas pelos governadores. As exceções são Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que concederam aumento ao magistério em dezembro do ano passado (quando o novo piso ainda não havia sido divulgado), mas permanecem com a remuneração abaixo do novo piso nacional.

Gazeta do Povo

Pagamento do piso da educação não precisa observar limites da LRF, diz TCE

O piso salarial nacional para os profissionais da educação básica deve ser cumprido independentemente dos limites de gastos com despesas de pessoal impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O entendimento foi ratificado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) por unanimidade em sessão realizada nessa quarta-feira (23). O descumprimento do piso pelo governo Romeu Zema (Novo) deflagrou uma greve do magistério público estadual. Após reajuste de 33,24% concedido pelo governo Jair Bolsonaro (PL) em janeiro, o valor é de R$ 3.845,63.

O Tempo

Inclusão

Conheça estratégias de enfrentamento à exclusão escolar e garantia do direito à educação no Brasil

O projeto Centro de Referências em Educação Integral, da Cidade Escola Aprendiz, publicou um conteúdo especial online, reunindo diversas estratégias de enfrentamento à exclusão escolar e garantia de direito à educação no Brasil.

MSN

Justiça concede liminar reservando vaga para jovem autodeclarada parda desclassificada em avaliação de cotistas da UFPE

A 2ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco concedeu uma liminar determinando que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) reserve uma vaga para a estudante autodeclarada parda desclassificada durante a avaliação prévia de cotistas. A universidade também foi notificada a "prestar as informações legais" sobre o que levou à desclassificação.

g1

Leis e políticas

Cidadania e combate à corrupção podem entrar no currículo da educação básica

Conteúdos sobre ética, cidadania e combate à corrupção podem ser incluídos no currículo da educação básica (ensinos fundamental e médio). É o que prevê um projeto aprovado em decisão final na Comissão de Educação (CE). A iniciativa contou com parecer favorável da relatora, senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que na oportunidade foi lido pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN). Se não houver recurso para votação em Plenário, o PL 3.465/2019 será enviado à Câmara dos Deputados.

Senado

Projeto prevê busca ativa de alunos que deixaram a escola durante a pandemia

Um projeto de lei do Senado quer promover o acolhimento dos alunos, a permanência nas escolas e a aprendizagem nos anos finais dos ensinos fundamental e médio na rede pública. A proposta recebeu o nome de ‘Política Educacional Emergencial (Pede)’ e está em análise na Câmara dos Deputados. O objetivo é reinserir nas instituições de ensino os estudantes que a abandonaram os estudos durante a pandemia. A política nacional terá duração de cinco anos e prevê parcerias entre União e entes federativos.

Escolas Exponenciais

Policiais e jurídicas

Líder do governo na Câmara defende permanência de Milton Ribeiro no MEC, mas cobra explicações

O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), defendeu nesta quinta-feira (24) a permanência do ministro da educação, Milton Ribeiro, no cargo, mas disse que o chefe da pasta deverá prestar os esclarecimentos sobre a crise que se instalou na pasta.

g1

Ministro da Educação tem a simpatia de André Mendonça e Michelle Bolsonaro

Folha de São Paulo

Bolsonaro diz que Milton Ribeiro é alvo de 'covardia': 'Boto a minha cara no fogo por ele'

g1

Destino do ministro da Educação será o mesmo de “Wal do Açaí”

Metrópoles

Pastor da campanha de Lula diz que suspeito por ação no MEC é seu mentor

MSN

Educação: entenda como funciona o orçamento e onde poderia estar desvio

Uol

Cármen autoriza inquérito contra ministro e manda PGR dizer se investiga Bolsonaro

Folha de São Paulo

Prefeito diz a TV que representante de igreja também negociava verba do MEC

Uol

Dez prefeitos já denunciaram esquema de pastores no MEC

Terra

MEC: O que dizem prefeitos que afirmam ter se encontrado com pastores

Gazeta do Povo

Pastor acusado de cobrar propina investiu R$ 450 mil em novas empresas

Terra

Educação inclusiva é fábula no governo que vende bíblia e cobra em ouro

Terra