Notícias de Educação - 31/mar/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Com 23 países ainda por reabrir totalmente as escolas, a educação corre o risco de se tornar o 'maior fator de divisão' à medida que a pandemia de covid-19 entra no terceiro ano

À medida que a pandemia de covid-19 entra no seu terceiro ano, 23 países – onde vivem cerca de 405 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar – ainda não abriram totalmente as escolas, com muitos estudantes em risco de abandono escolar, de acordo com um novo relatório da UNICEF divulgado hoje.

Unicef

Dossiê aponta descaso do governo com saúde e educação de crianças e adolescentes na pandemia

Crianças e adolescentes tiveram seus direitos à saúde e educação violados pelo governo federal durante a pandemia de Covid-19. O descaso com o público infantojuvenil aparece no fato de que apenas uma pequena parcela de normas de enfrentamento à crise sanitária do governo federal traçava planos e políticas públicas voltadas a esse público. É o que mostra dossiê do Instituto Alana e do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA) antecipado pela Bori, lançado nesta quarta 30.

Carta Capital

Justiça Federal determina suspensão de passaporte da vacina na UFMT

A Justiça Federal determinou, nesta terça-feira (29), em caráter liminar, que a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) suspenda a exigência da apresentação do passaporte da vacina contra a Covid-19 para a volta das aulas presenciais, marcadas para 11 de abril. A UFMT ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Gazeta do Povo

Dentro da Escola

Por que escolas precisam de psicólogos e assistentes sociais

Para muitos alunos da rede pública, colégios são sinônimo de medo, solidão e ansiedade. Uma lei recente traz esperança de que cada vez mais equipes multidisciplinares ajudem a dar atenção e acolhimento a estudantes.

MSN

Projetos

Professor aposta no teatro para refletir sobre papel das mulheres na ciência

Monólogos, produzidos e gravados por alunos do ensino médio, aconteceram de forma remota e trouxeram reflexão sobre gênero e produção artística em escola de Palmeira dos Índios (AL)
Vocês sabem quem foi Nise da Silveira? E Marie Curie? Quais foram as contribuições dessas mulheres para a ciência? Buscando responder a essas e outras perguntas, realizamos o “Projeto Esquetes Teatrais: Mulheres na Ciência”, na Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios (AL).

Porvir

Tecnologia

Quais adolescentes são mais impactados pelas redes sociais

Estudo de universidades britânicas traz novas evidências sobre o crescimento da insatisfação das pessoas com a própria vida. Tema está na pauta de propostas regulatórias mundo afora
Usando dados de 84 mil pessoas, com idades entre 10 e 80 anos, os pesquisadores descobriram as faixas etárias que mais são afetadas pelo uso constante de redes sociais. Quanto mais novos, maior o impacto; quanto mais velhos, menor. É a primeira pesquisa do tipo a analisar os efeitos da tecnologia nessa escala e com os grupos de idade segmentados.

Nexo

Gestão

Bolsonaro nomeou mais ministros para o MEC do que qualquer outro governo

O secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy Veiga, foi nomeado para assumir interinamente a pasta nesta quarta-feira (30/3). Ele é o quinto a ocupar o mais alto cargo do órgão que gerencia a educação brasileira. A conta é expressiva e superior a qualquer outro governo no período democrático no Brasil: em três anos de gestão, o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve que fazer cinco trocas no comando do MEC, em uma escalada de polêmicas até um suposto esquema de corrupção entre os gestores.

Correio Braziliense

Frente Evangélica não vai indicar novo nome para o MEC

A Frente Parlamentar Evangélica, liderada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), quer distância da escolha do novo ministro da Educação. Internamente, a avaliação é de que o caso envolvendo os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que teriam pedido propina ao MEC e eram próximos ao ex-ministro Milton Ribeiro, desgastou a imagem do grupo e tornou a cadeira tóxica.

MSN

Ministro interino e cotado para cargo, nº 2 do MEC também esteve com pastores

Folha de São Paulo

MEC demite advogado ligado a pastores após queda de Milton Ribeiro

Folha de São Paulo

Educação SP firma acordo com Reino Unido para ensino de inglês na capital

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) e a Secretaria de Relações Internacionais assinaram na segunda-feira (28) um termo aditivo com o governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, por meio do Consulado Britânico, para fortalecer o ensino de inglês da rede estadual na cidade de São Paulo.

R7

Profissionais da Educação

ALMG aprova reajuste maior para servidores da segurança, educação e saúde

O texto, apresentado pelo governador Romeu Zema (Novo), recebeu duas emendas, que incorporam novos índices de revisão salarial para servidores da segurança pública, da educação e da saúde. Com aprovação do parecer de redação final, com 43 votos, o documento, agora, depende de veto ou sanção ao chefe do Executivo.

O Tempo

Alesp aprova reajuste para professores; piso salarial inicial sobe 73%

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o reajuste de 10% nos salários dos profissionais da Educação paulista , além de um novo aumento de carreira para os professores, com um salário inicial de R$ 5 mil — ou seja, um ajuste de 73% do valor anterior.

iG

Com servidores em greve, secretaria de Educação do Acre adia início do ano letivo para dia 11 de abril

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) anunciou nesta quarta-feira (30) que as aulas da rede pública, previstas para iniciar na próxima segunda (4), foram adiadas para o dia 11 de abril. O motivo é a paralisação dos servidores da pasta por melhorias salariais, concurso público e outras reivindicações.

g1

Inclusão

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva
"Considero um equívoco o uso desse termo ‘linguagem neutra’ para a proposta que ele representa. Na verdade, esse movimento visa a inclusão social, sem discriminações, de todos os grupos da sociedade, tratando-se, pois, da proposta de uma ‘linguagem inclusiva’, ou ‘língua inclusiva’, o que é extremamente louvável", diz Maria Helena.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Educação: 38% dos universitários são analfabetos funcionais

A falta de compreensão do que lhe é pedido torna-se um problema que impacta as várias camadas da sociedade, da escola ao mercado
Parece mentira, mas não é. Estou falando do resultado publicado recentemente pelo Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) que aponta que 38% dos universitários do Brasil são considerados analfabetos funcionais. Isso significa que os estudantes são capazes de ler e escrever, mas não sabem interpretar nem agregar informações. Isso é uma prova nítida de que, apesar do aumento da escolarização da população brasileira, esse plus não se refletiu em maior preparo e qualificação dos alunos. Ou seja, a expansão do ensino superior (com oferta de programas de incentivo e maior democratização do acesso às universidades) não tem refletido um ensino de qualidade.

Estado de Minas

Violência nas escolas e na comunidade não se relacionam, mostra estudo

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e publicado na revista Educação & Sociedade mostra que, diferentemente do imaginário popular, as unidades de ensino que registram mais agressões entre alunos não estão, obrigatoriamente, inseridas em regiões administrativas com altas taxas de criminalidade.

Correio Braziliense

Eventos

Milton Ribeiro diz que não irá ao Senado para explicar suspeitas no MEC, informa ministério

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro informou, por meio do Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (30) à Comissão de Educação do Senado que não poderá participar da audiência do colegiado sobre possíveis irregularidades no MEC, prevista para esta quinta-feira (31).

g1

MEC volta atrás e diz que não pode responder sobre ida de Ribeiro ao Senado

Uol

Ministro interino da Educação se oferece para prestar esclarecimentos em comissão do Senado

Extra

Polêmicas

Colégio de SP distribuiu vale de 'lipo sem corte' a alunas no Dia da Mulher

O Colégio Anglo Morumbi, instituição de ensino privada de São Paulo, distribuiu a alunas adolescentes um voucher para duas sessões gratuitas de um procedimento estético chamado de "lipo sem corte". A ação ocorreu em 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
O vale, que vinha acompanhado de um bombom, dava direito também a uma avaliação gratuita na Clínica Virtuosa Vila Andrade.

Universa