Notícias de Educação - 05/abr/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Pensamento científico começa com a curiosidade e ganha impulso com a tecnologia

Com o apoio tecnológico, processo de experimentação e erro se torna mais fácil e desenvolve, ainda mais, as premissas da curiosidade e investigação em sala de aula
Plantar um grãozinho de feijão para acompanhar cada etapa da germinação é algo bastante comum no ensino infantil. Perceber a evolução da semente no dia a dia, registrando as mudanças em fotografias, por exemplo, envolve curiosidade e expectativa. Uma atividade simples, mas que retrata um assunto cada vez mais comum nas escolas: o pensamento científico. Investigar, elaborar e testar hipóteses, de maneira crítica e criativa, a fim de desenvolver o raciocínio com base em conhecimentos de diferentes áreas, pode – e deve – ser trabalhado desde os primeiros anos na escola. O pensamento científico é, também, uma das competências listadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Porvir

O uso de tecnologias nas instituições de ensino

Implementar novas tecnologias no ensino público é extremamente importante para o desenvolvimento de um novo modelo educacional.
Com o retorno das aulas presenciais, os alunos estão novamente se adaptando a não depender de tecnologias para estudar, diferente do que ocorria nas aulas em modelo remoto. Nesse sentido, atualmente, o uso de tecnologias pode ser um diferencial nas escolas.

R7

Programa leva trilhas pedagógicas sobre criatividade para estudantes do ensino fundamental

(...) Foi pensando no apoio a este protagonismo estudantil que o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com a parceria da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e a Fundação Lemann, criou o PAC (Programa Ação Criativa). A iniciativa tem como foco apoiar professores e professoras da rede pública de ensino fundamental por meio de webinários e trilhas pedagógicas que serão usadas para o desenvolvimento de atividades criativas, que no passo seguinte serão compartilhadas para inspirar outros educadores a seguirem caminhos semelhantes.

Porvir

Dicas

Enem 2022: seis canais no YouTube para estudar de graça

Com um plano de estudos, os estudantes conseguem se preparar de forma contínua, tendo como base as informações sobre a sua rotina de vida, a matriz curricular e as demandas, sem se sobrecarregar.
A Catraca Livre selecionou seis canais no YouTube para você estudar de graça para o Enem 2022.

Catraca Livre

Gestão

“Escolas interessantes começam com gestores acolhedores”, afirma José Moran

Autor do blog Educação Transformadora, Moran conversou exclusivamente com o Escolas Exponenciais. Durante a entrevista, o educador falou sobre educação do futuro, metodologias ativas e sobre como melhor preparar a equipe pedagógica diante das transformações na educação.

Escolas Exponenciais

Profissionais da Educação

Assembleia da Educação encerra sem acordos e greve continua na rede municipal de Goiânia

Com 21 dias de greve deflagrada na rede municipal de Educação de Goiânia, os profissionais da categoria decidiram, após assembleia realizada nesta segunda-feira (4) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), manter a paralisação até que as reivindicações sejam integralmente atendidas pela Prefeitura.

Diário de Goiás

MG: Zema veta reajustes extras a servidores da Educação, Saúde e Segurança

O governador Romeu Zema (Novo) vetou os reajustes extras a servidores da Educação, Saúde e Segurança pública, que constavam no Projeto de Lei (PL) aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Estado de Minas

Inclusão

SP: Sindicato quer limite de 2 a 3 autistas por sala; MP contesta

Presidente do sindicato das escolas particulares de São Paulo (Sieeesp), Benjamin Ribeiro da Silva se diz a favor da inclusão escolar, mas ressalta que alunos com distúrbios do neurodesenvolvimento, como é o caso de autistas, têm se tornado um "problema" para as escolas. "Quando se faz inclusão com aluno com deficiência física é uma coisa, mas quando se faz com quem tem problema mental é outra. Hoje, o que tem dado mais problema para as escolas são os alunos autistas, especialmente os agressivos", diz.

R7

Policiais e jurídicas

TCU abre inspeção para apurar lobby de pastores no Ministério da Educação

O ministro Walton Alencar, do Tribunal de Contas da União, determinou nesta segunda-feira 4 o início imediato de uma inspeção no Ministério da Educação para apurar o repasse de verbas da pasta sob a intermediação de pastores. A decisão de Alencar ocorre no âmbito de um pedido apresentado por deputados federais.

Carta Capital

MP e parlamentares pedem ao TCU para apurar possível sobrepreço em licitação de ônibus escolares

Governo ignorou parecer técnico contrário ao certame, que está marcado para esta terça. Documentos revelados pelo 'Estadão' apontam possível superfaturamento de R$ 700 milhões.
Três representações foram enviadas nesta segunda-feira (4) ao Tribunal de Contas da União (TCU) com pedidos de providências em relação às suspeitas de superfaturamento em uma licitação bilionária do governo federal para compra de ônibus escolares.

g1

Mesmo após denúncia, pregão de ônibus escolar com sobrepreço acontece hoje

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Inep: tribunais de conta criticam restrição de acesso a dados

Em nota conjunta, oito entidades que representam de tribunais de contas do país criticaram o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), devido à exclusão de informações e novo formato de bases educacionais, como o Censo Escolar, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

iG

Pesquisa acende sinal de alerta na educação superior gaúcha

A pesquisa Realidade Docente 2022, realizada em março pela consultoria FlamingoEDU, revelou que para 54% dos professores da educação superior do ensino privado e comunitário gaúcho as suas condições física e mental pioraram ainda mais no primeiro semestre de 2022 em comparação a 2021, no auge da pandemia. Os professores mencionaram ainda o sentimento de desvalorização profissional e a baixa motivação no trabalho.

Extra Classe