Notícias de Educação - 06/abr/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Ensino híbrido e desigualdade marcam segundo ano da pandemia

Estudo realizado em julho de 2021 mostrou que no segundo ano da pandemia, as atividades online estavam presentes no dia a dia da população brasileira, no entanto, mesmo a internet sendo utilizada por diferentes grupos sociais, as desigualdades no acesso permaneceram.

R7

GDF determina que professoras gestantes voltem imediatamente às escolas

Servidoras substitutas e efetivas que estão grávidas devem voltar ao trabalho presencial a partir desta quarta-feira (6/4)
A circular do governo ainda argumenta que as servidoras efetivas e substitutas que ainda não completaram a imunização contra a covid-19 ou que optaram por não receber a dose deverão assinar termo de responsabilidade e de livre consentimento para exercício do trabalho presencial.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Trabalho por projetos pode incentivar desenvolvimento de habilidades sociais dos alunos

De acordo com Georgya Corrêa, diretora pedagógica da escola Teia Multicultural, o trabalho por projetos é um dos que mais se destaca atualmente. “Ainda existe muito o modelo de estudo que envolve o copiar e o decorar, que não abrange conexões com a vida propriamente dita, mas isso está em queda. Hoje, se diz que os computadores poderão realizar a função de responder questões fechadas muito melhor do que os ser humano. Acredita-se que o ser humano precisa ter habilidades de criatividade, resolução de problemas e socioemocionais”, pontua.

Escolas Exponenciais

Por que investir na tecnologia no retorno às aulas presenciais?

(...) Foi o que aconteceu com um grupo de aproximadamente 3 mil alunos do ensino médio no Paraná e em Santa Catarina. No período de distanciamento social, de maneira interdisciplinar, gravaram podcasts, criaram cards para as redes sociais, construíram textos coletivamente por meio de ferramentas online, como o Padlet. De tão produtivas, as atividades entraram oficialmente para a matriz curricular dos colégios do Grupo Positivo. E, mesmo na volta às aulas presenciais, a componente curricular intitulada “Atividades Integradas – Cultura Digital e Atualidades” segue de forma remota.

Porvir

Gestão

FNDE repassa R$ 345 milhões do PDDE para mais de 96 mil escolas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu, em março, R$ 345,3 milhões para 96,6 mil escolas públicas do país, referentes à primeira parcela de 2022 do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O programa é voltado para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. Para receber os valores, é necessário que as unidades de ensino estejam com os dados cadastrais atualizados no sistema PDDEweb e que não possuam pendências sobre a prestação de contas de anos anteriores.

MEC

Profissionais da Educação

'Ganhei mais com publicidade do que 5 anos como professor': salário do magistério no Brasil é pior que em 40 países

Ex-BBB e ex-professor, Arthur Picoli diz que ainda tem vontade de dar aulas, mas 'sabendo da realidade da educação no Brasil, fica inviável abrir mão da publicidade'
A discrepância de valores comentada por Arthur ilustra como é a remuneração dos professores no Brasil. De acordo com dados do relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a média do salário inicial dos professores dos anos finais do ensino fundamental é a menor entre 40 países.

BBC

SP autoriza pagamento retroativo do piso nacional para professores

O governador Rodrigo Garcia autorizou o pagamento retroativo, a contar de 1⁰ de janeiro, do novo piso nacional do magistério, aprovado em fevereiro deste ano. O pagamento dos valores retroativos será feito no próximo dia 14.

iG

Após quase dois meses, servidores da Educação do Acre suspendem greve

Após quase dois meses, os servidores da Educação do Acre decidiram suspender a greve nesta terça-feira (5). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).

g1

Inclusão

Racismo no País está enraizado na educação escolar

Apesar de serem a maioria, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – normativa que serve como referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil – a matéria de história apresenta apenas um item referente ao ensino da história afro-brasileira tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
No Brasil existiam duas leis que determinavam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio, as leis 10.639/03 e 11.645/08, mas foram “derrubadas” pela reforma do ensino médio, em 2017, que não menciona, em nenhum momento, que esse conteúdo deva ser ensinado, deixando a cargo da BNCC.

Usp

Policiais e jurídicas

Prefeitos confirmam pedido de propina para liberar recursos no MEC

A Comissão de Educação do Senado ouviu, nesta terça-feira (5), cinco dos prefeitos citados nas denúncias sobre um possível esquema de favorecimento a pastores dentro do Ministério da Educação (MEC). Eles reafirmam o que já haviam dito à imprensa e deram mais detalhes sobre os encontros com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, apontados como responsáveis por pedir dinheiro aos prefeitos para facilitar a liberação de recursos.

Gazeta do Povo

PF ouve pastores apontados como intermediários na concessão de verbas do Ministério da Educação

g1

Senado aprova auditoria do TCU no MEC após denúncias de corrupção

Veja

Suspenso, pregão de ônibus escolares só será concluído após apuração do TCU

O TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu a homologação do pregão do FNDE, órgão ligado ao Ministério da Educação, para compra de ônibus escolares devido a procedimento que apura indícios de sobrepreço nas negociações. O certame começa hoje, às 10h, mas não poderá ser concluído até que o Tribunal chegue a uma conclusão referente à investigação em curso.

Uol

Governo recua e reduz preço de ônibus escolares em leilão

Terra

DF: Conselho de Educação ganha linha direta com o Batalhão Escolar pelo WhatsApp

Com o alto índice de violência nas unidades de ensino, o Batalhão Escolar finalizou a implementação do WhatsApp nas 14 coordenações regionais da rede pública do Distrito Federal para que o contato direto com os colégios seja facilitado. Esse foi um dos assuntos tratados na primeira reunião da comissão responsável pelo Plano de Urgência pela Paz nas Escolas, que ocorreu na última semana, na sede da pasta. A comissão é composta por representantes das subsecretarias da Secretaria de Educação.

Correio Braziliense

Polícia Civil investiga ameaças de atendado recebidas por escola em Salvador: 'crianças seriam vítimas de massacre', diz mãe

De acordo com a polícia, a dona da escola contou que um perfil anônimo em uma rede social publicou imagens de armas, nomes de alunos e suas respectivas fotos, afirmando que haveria um massacre no local nesta segunda.

g1

Estatística, pesquisas e estudos

Um em cada cinco municípios pede cartão de vacinação nas escolas

Pelo menos um em cada cinco municípios brasileiros exige cartão de vacinação das crianças nas escolas, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (5) pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O estudo mostra ainda que a maior parte das escolas retomou as aulas em 2022 de forma totalmente presencial e a maioria dos municípios tem feito busca ativa para localizar os estudantes que abandonaram os estudos durante a pandemia.

R7

Quase 80% das secretarias municipais de ensino usam busca ativa para encontrar alunos que não voltaram às aulas, mostra levantamento

g1

54% das escolas municipais planejam reforço de ensino após aulas

Uol

Polêmicas

Professor discute com aluno que defende agronegócio: 'Sou especialista por Harvard'

Uma discussão envolvendo um professor e um aluno em uma escola de alto padrão em São Paulo, gravada por outro estudante, viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (5). O professor Messias Basques, da Escola Avenues, localizada na região do Morumbi, deu uma bronca no aluno afirmando que ele deveria respeitar o fato de o professor ser formado na Harvard.
Foi uma resposta considerada inapropriada pela escola a uma fala supostamente desrespeitosa do aluno para com a palestrante Sonia Guajajara, liderança indígena filiada ao PSOL, que foi convidada a falar na escola.

R7

Outras do dia

Post de símbolo nazista em rede social de alunos revolta pais

Pais e alunos do Colégio Bandeirantes, na zona sul paulistana, pressionam a escola para tomar providências depois de uma postagem com a suástica nazista ter sido feita em um perfil nas redes sociais administrado por uma turma do ensino médio. O Bandeirantes diz investigar o caso.

Terra