Notícias de Educação - 02/mai/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Pesquisa revela que 77% da população concorda com exigência de vacinação em escolas

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, mostrou que 70% dos entrevistados pretendem continuar com o uso de máscaras faciais, mesmo após o fim da obrigatoriedade.
Segundo o levantamento, 77% da população são favoráveis à exigência de comprovante de vacinação para o acesso a instituições de ensino de todos os níveis, apesar de observarem queda no número de contaminações e mortes.

Escolas Exponenciais

Dentro da Escola

Quando a volta às aulas causa sofrimento

O retorno aos colégios tem sido agoniante para milhares de crianças e adolescentes. Além dos problemas naturais como o prazo apertado para entrega de trabalhos e provas, os alunos precisam se desacostumar com as turmas virtuais e se habituar novamente com o presencial. Nessa volta, 6 em cada 10 jovens de 15 a 17 anos relatam sintomas de ansiedade, exaustão, estresse e agressividade.

IstoÉ

Crises de ansiedade em adolescentes e crianças desafiam famílias e escolas

(...) O sofrimento de Rafael e Paula (os nomes de pais e alunos usados na reportagem são fictícios) ilustra as dificuldades emocionais que pais e educadores estão percebendo nos estudantes, das redes pública e privada, após praticamente dois anos de aulas remotas ou híbridas por causa da pandemia. O mesmo fenômeno também é observado fora do Brasil – nos Estados Unidos, o novo cenário tem chamado a atenção de autoridades.

MSN

Formação socioemocional ajuda jovem a planejar futuro

Voltado ao vestibular, ensino deve contemplar habilidades como empatia
Na formação de crianças e adolescentes, a escola e os familiares precisam não só atentar para os conteúdos do vestibular, mas também estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, autonomia e empatia. É o que afirmam os especialistas que participaram do segundo painel do seminário Escola do Futuro.

Folha de São Paulo

Auto-organização nos estudos traz mais ritmo para o aprendizado

Não foi apenas o novo modelo de ensino, o aprendizado e a adoção de novas práticas e tecnologias que ocuparam a mente dos educadores durante o período de escolas fechadas. Muitos também se preocuparam com a auto-organização dos alunos para que conseguissem dar continuidade aos estudos em casa. E esse desafio é retomado com a volta às aulas presenciais.

Porvir

Como as escolas podem despertar nos jovens o espírito empreendedor

É fato. Aquela antiga recomendação dada às crianças de que deveriam estudar muito “para conseguirem um bom emprego” sofreu adaptações ao longo dos anos e, atualmente, é somada à dica de que é preciso estudar “para empreender e montar o próprio negócio”. Isso porque as novas relações de trabalho, as demandas de mercado e as tecnologias avançadas geram incertezas sobre como será o emprego e as carreiras profissionais no futuro.
Mas como fica o papel das escolas neste cenário? Conforme o empresário Gustavo Freitas, 46 anos, para se tornar um empreendedor de sucesso tudo começa, inevitavelmente, com o conhecimento de qualidade obtido na educação formal e técnica.

Jornal VS

Educação empreendedora vai além de ensinar a abrir negócio

Folha de São Paulo

Dicas

5 apps essenciais para auxiliar na preparação do Enem

Seja através de aulas mais interativas, jogos de perguntas e respostas ou tutoria online, hoje em dia os alunos da educação básica têm na palma da mão a possibilidade de tirar suas dúvidas, a qualquer momento e em qualquer lugar.
Este cenário coloca em evidência aplicativos e plataformas de ensino, desenvolvidas por edtechs, que surgiram com a missão de personalizar a educação e deixar mais interativo o processo de aprendizagem.

Catraca Livre

Projetos

Vale tudo para ensinar: professor usa o Tik Tok e cria régua para ajudar nas fórmulas de química

Com vídeos que ultrapassam 4 milhões de visualizações na plataforma do TikTok, o professor Allan Rodrigues (@1moldeallan) dá aulas de química orgânica e é sucesso na internet. Após perceber durante a aula as dificuldades que os alunos tinham em copiar os desenhos das moléculas, as chamadas fórmulas bastão, o professor resolveu criar uma régua de química orgânica para facilitar a vida dos estudantes em sala de aula.

R7

Tecnologia

Tecnologia x Educação: como será o futuro do ensino?

Que a pandemia da covid-19 mexeu com muitos aspectos da vida, não é novidade. Um deles foi, principalmente, a maior utilização da tecnologia para trabalho e estudos. Isso acelerou um modelo educacional futurista, mas que ainda precisa de adequação. Estar preparado para a essa nova é uma das necessidades da Educação para promover experiências em que o estudante se torne protagonista do seu próprio aprendizado.

Imprensa 24h

Plataforma educacional oferece experiência imersiva para o ensino superior

+A Educação investe em conteúdos do metaverso para estimular a criatividade e engajamento de estudantes de medicina e engenharia e acelerar o processo de aprendizagem
O uso de laboratórios virtuais, objetos de aprendizagem em 3D e experiência imersiva não eram sequer cogitados por estudantes do ensino superior até há alguns anos. O avanço da tecnologia e o advento da pandemia, porém, revelaram a necessidade de adaptar o ensino e encontrar novos meios de alcançar os mesmos resultados com facilidade e excelência. A tecnologia aliada à educação alcançou efeitos surpreendentes nas instituições de ensino superior.

Correio Braziliense

Gestão

Vistoria encontra até banheiro sem vaso (ao) visitar 485 escolas no Estado de SP

Banheiros sem vaso sanitário e sem porta, alimentos estocados no chão, teto com o forro caindo e paredes com mofo e infiltração. Esse foi o cenário encontrado nesta quinta-feira (28), por fiscais do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) durante uma vistoria em escolas municipais e estaduais.
Ao todo, 485 unidades de ensino em 348 municípios, incluindo a capital, foram fiscalizadas. A operação foi deflagrada para verificar se as irregularidades encontradas em uma visita anterior, em novembro do ano passado, haviam sido corrigidas.

Escolas Exponenciais

Cidades com escolas inacabadas ganham meio bilhão em novas obras

Sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) firmou contratos de quase meio bilhão de reais para obras em cidades que tinham escolas, creches e quadras esportivas inacabadas.
O órgão precisaria de R$ 1,7 bilhão para terminar obras paralisadas e inacabadas da Educação, segundo recomendação da CMO (Comissão Mista de Orçamento) do Congresso. (...) É menos que o R$ 1,8 bilhão que destinou a todos os novos convênios desde o início de 2019.

Poder 360

Empresas oferecem 'vale-educação' como benefício flexível

A tendência é deixar os beneficiários livres para escolherem o que, quando e como querem estudar. O Edupass, por exemplo, é concedido por 60 empresas. Os funcionários recebem login e senha e a partir daí ganham acesso a uma plataforma com cerca de 170 mil cursos com desconto, desde aqueles de curta duração, como Excel, até MBAs em escolas como Saint Paul e Insper.

Folha de São Paulo

A aposta da britânica Pearson na educação pública brasileira

Maior empresa de educação do mundo, a Pearson vai entrar nas redes públicas de ensino no Brasil com uma biblioteca digital de 700 livros, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Já fechou parcerias em São Paulo e Mato Grosso para uso da plataforma Bibot.
A aposta é cativar os alunos pela leitura online, com atividades gamificadas: crianças e adolescentes podem acumular pontos, obter medalhas e conquistar posições em rankings locais e regionais.

Veja

Profissionais da Educação

Professores de escolas privadas de MG rejeitam proposta e marcam protesto

A categoria decidiu, ainda, que fará um protesto no próximo dia 12: "Rejeitaram a proposta patronal e reafirmaram a luta pela pauta de reivindicações", disse, ao Estado de Minas, a presidente do sindicato dos professores, Valéria Pires Morato.

Estado de Minas

Professores decidem suspender greve na rede municipal de educação de Natal

Os professores da rede municipal de educação de Natal decidiram suspender a greve da categoria, durante uma assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (29). A paralisação tinha sido iniciada no dia 28 de março.

g1

Inclusão

Meninas melhoram desempenho em matemática e se igualam a meninos

A diferença do desempenho de meninas e meninos em matemática, na educação básica, diminuiu, segundo revela relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), divulgado esta semana.
Ele analisa as diferenças de gênero em 120 países, entre eles, o Brasil. Segundo a publicação, a disparidade caiu nos últimos 20 anos, mesmo em países mais pobres e, em alguns locais, as meninas superaram os meninos nesta área.

Diário de Pernambuco

Programa reduz evasão escolar de mães adolescentes

(...) A vida de Elida mudou por causa do próprio colégio no qual ingressou, o Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo. Na escola de Ensino Médio integral da rede pública sergipana, um programa criado para acolher mães que engravidaram na adolescência reduziu a evasão escolar e ajudou a jovem a realizar seu sonho.

MSN

Alunos autistas cobram criação de cotas em universidades estaduais de SP

USP, Unicamp e Unesp não seguem a lei federal que garante reserva de vagas para pessoas com deficiência
Estudantes autistas das três universidades estaduais paulista estão mobilizados para cobrar que as instituições passem a ter cotas para pessoas com deficiência. Eles também reivindicam que sejam adotadas medidas para garantir de fato a inclusão de quem ingressa nos cursos.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

A virada de chave na educação

Uma iniciativa pioneira da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seduc-SP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) pode representar uma virada de chave na educação básica do Estado de São Paulo, com rebatimento para os demais Estados brasileiros, em razão do trabalho colaborativo que essas entidades realizam com seus respectivos pares nacionais.
Com o lançamento do Programa de Pesquisa em Educação Básica (Proeduca), no valor de R$ 30 milhões, o Estado de São Paulo intensifica e fortalece o desenvolvimento da aprendizagem escolar por meio do uso da pesquisa científica aplicada à educação.

MSN

Educação financeira deve estar na escola desde cedo

Em uma sociedade endividada, aprender a lidar com as finanças pessoais deve começar cedo, afirma Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira).
Para ele, a educação financeira é uma ciência humana que precisa de metodologia para ser aplicada e deve ser tratada desde cedo na escola, a partir de recursos lúdicos.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Estudo revela como déficit na educação cria ‘armadilha da pobreza’

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificaram 13,5 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza no Brasil em 2015, ou 6,5% da população. Importante fator na determinação da qualidade de vida, não só pela privação material, mas também pelos déficits de desenvolvimento cognitivo e emocional, especialmente nas crianças, a pobreza nacional é objeto de estudo de pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. E os últimos achados da equipe apontam a educação ruim como um dos principais fatores a perpetuar a pobreza.

Planeta

Avaliação

Brasil pode ficar fora de exame internacional por falha de planejamento do Inep

O Brasil pode deixar de participar de um exame internacional de estudantes este ano, para o qual o Ministério da Educação (MEC) já pagou R$ 1,5 milhão, por má gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Documentos obtidos pelo Estadão mostram que a direção do Inep, órgão vinculado ao ministério, já comunicou a desistência após não conseguir cumprir o cronograma, mas com a impossibilidade de ser ressarcida do dinheiro, ainda não cancelou o exame.

Terra

Opinião

Homeschooling, uma antiprioridade

A educação, premissa para o desenvolvimento do País, nunca fez parte da lista de prioridades do presidente Jair Bolsonaro.
(...) Não surpreende, portanto, que o tema educacional a merecer empenho por parte de Bolsonaro, do primeiro ao último ano de seu mandato, seja a aprovação de um projeto de lei que autoriza a educação domiciliar ou o homeschooling. Além de opção indesejada, por privar crianças e adolescentes do necessário convívio com colegas e professores, não seria exagero dizer que o assunto beira a irrelevância, do ponto de vista estrutural da educação brasileira.

MSN

Eventos

Estudante do ensino médio relaciona câncer a profissões e conquista prêmio internacional

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Maria Eduarda Palomba, conquistou a medalha de ouro na feira I Giovani e le Scienze com uma pesquisa que relaciona a LMC (Leucemia Mieloide Crônica) e as profissões. A pesquisa começou a ser desenvolvida durante as aulas eletivas do Cientista Aprendiz.

R7

Negócios

Com apoio de Tom Brady, startup Class chega ao Brasil para turbinar aulas no Zoom

Depois de a pandemia provar que o ensino digital é uma possibilidade, a startup Class, nascida em 2020, avança pelo mundo com seu serviço de ferramentas para o Zoom, uma das plataformas preferidas para as aulas online. E o próximo destino da empresa é o Brasil, revela a companhia ao Estadão.

MSN

Política partidária

Lula: Estado tem apenas que criar oportunidade; garantir educação trabalho

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta manhã que o “Estado tem apenas que criar oportunidade. Garantir educação e o direito de trabalhar”. Segundo Lula, se for eleito, terá uma tarefa muito grande de reconstruir o Brasil, numa referência ao governo do presidente Jair Bolsonaro. “Eles acabaram com a educação, têm ódio de cultura, que é tão revolucionária. Eles querem o povo de cabeça baixa, no celular fazendo fake news.”

IstoÉ Dinheiro

Polêmicas

Pílula da inteligência existe? Conheça o metilfenidato e o riscos do uso sem receita por estudantes e concurseiros

Vendido com os nomes comerciais de Ritalina e Concerta, metilfenidato ganhou fama de ‘fórmula mágica’ da cognição, principalmente por universitários e concurseiros, mas especialistas ouvidos pelo g1 ressaltam ineficácia no aumento do intelecto e citam riscos do uso sem prescrição.
Uma pílula que promete turbinar sua inteligência e a capacidade de concentração. Quem não desejaria isso? Parece coisa de ficção científica, mas é justamente isso o que muitos jovens, principalmente universitários e concurseiros acreditam que o metilfenidato, um psicoestimulante tarja preta indicado para tratar um transtorno psicológico, é capaz de fazer.

g1