Notícias de Educação - 09/mai/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Saiba o que é Educação 4.0 e quais os seus benefícios

Métodos educacionais evoluem a cada dia e a Educação 4.0 é o melhor exemplo desse fenômeno
As transformações tecnológicas pelas quais passamos nas últimas décadas influenciam a maneira como os estudantes interagem com o mundo e afetam diretamente a proposta pedagógica das escolas. A Educação 4.0 é um exemplo dessas mudanças.

Catraca Livre

Desânimo na sala de aula

Pesquisa mostra que há uma geração que sofre com o déficit educacional porque o ensino remoto durante a pandemia não foi capaz de substituir o presencial. Para completar, há uma decepção geral entre os jovens com o governo Bolsonaro
A política e o déficit educacional, depois de dois anos de pandemia, estão perturbando os estudantes brasileiros. Insatisfeitos com os resultados do ensino remoto, muitos sentem dificuldades com a volta às salas de aula.

IstoÉ

Retomada as aulas presenciais acirra a violência nas escolas. O que fazer para superá-la?

Pesquisadoras ouvidas por ‘CartaCapital’ defendem acolhimento como estratégia para superá-los
Indisciplina, crises de pânico e ansiedade, brigas e o uso de armas. Em muitas escolas, a retomada das aulas presenciais, após os meses suspensão necessários ao controle da pandemia, tem sido marcada por desencontros e episódios violentos. A violência escolar não é novidade, mas ganhou novos contornos e proporções desde o afastamento do crianças, adolescentes e jovens da sociabilidade entre si e nas escolas.

Carta Capital

O que é a Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela pode ser usada na recomposição de aprendizagens

A necessidade de fortalecer a autonomia e o protagonismo dos estudantes e de formar cidadãos críticos e participativos tem sido uma demanda da educação atualmente. Na prática, tais aspectos, endossados também pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem ser trabalhados em sala de aula por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Trata-se de uma metodologia ativa que coloca os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem e da busca de soluções para problemas reais, preferencialmente, relacionados à sua realidade.

Nova Escola

Dicas

Jogo online e gratuito diverte e ensina música para crianças

Também usado como ferramenta em sala de aula, o game oferece desafios rítmicos e apresenta compositores clássicos e atuais
Está disponível um jogo online que oferece aula de música para crianças de maneira divertida. O GDG (Game do Guri) pode ser baixado gratuitamente em lojas de aplicativo nos sistemas operacionais Android (Play Store) e iOS (App Store). O game foi desenvolvido para crianças de 6 a 11 anos, mas segundo Narayani Sri Hamsa, coordenadora pedagógica do Guri da capital e grande São Paulo, qualquer pessoa pode jogar.

R7

Projetos

Professor faz sucesso na internet com vídeos em que interage com ele mesmo

O professor norte-americano Matthew Weathers tem feito sucesso no YouTube com os vídeos que exibe em sala de aula, e já soma quase 1 bilhão de visualizações na plataforma. O que chama atenção no conteúdo é que o docente interage com ele mesmo em produções simples, mas divertidas.

g1

Tecnologia

Seus filhos já estão no metaverso: o que isso significa na educação?

Apesar de a plataforma ser bem nova, não é algo exatamente inovador no universo digital. Antes de o recurso alcançar lares e empresas no mundo todo, já tivemos outras experiências com algumas realidades virtuais. Quase 6% dos brasileiros que estão na internet já tiveram contato ou já estão inseridos nos diferentes mundos digitais, segundo a Kantar Ibope Media. São cerca de 4,9 milhões de pessoas apenas no nosso país que já usaram desde o Buddy Poke - avatares usados no extinto Orkut - a jogos como The Sims, Fortnite e Minecraft (considerados exemplos de realidades alternativas como o metaverso).

Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

Sindicato de servidores da Educação é multado em R$ 3,2 mi por greve

A Justiça acolheu o pedido do governo estadual e determinou a aplicação de uma multa de R$ 3,2 milhões ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).
O valor é referente aos 32 dias de paralisação dos funcionários entre 10 de março e 12 de abril deste ano. Professores e demais servidores da área protestam pelo pagamento do piso salarial da categoria.

Estado de Minas

Inclusão

Cotista tem nota de corte maior que não cotista em 25% dos cursos do Sisu

A Folha chegou ao número após uma análise das notas de corte de 6.146 cursos presentes no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Ministério da Educação, do primeiro semestre de 2022. Eles são ofertados por universidades públicas e institutos federais de todo o país.
A situação ocorre em 25,3% do total de graduações do Sisu, em uma ou mais "subcotas". No total, o número de vagas afetadas é de 6.014, o que corresponde a uma parcela minoritária (5,2%) das reservadas a ações afirmativas.

Folha de São Paulo

Crise leva mães a deixarem bebês com menos de dois meses nas creches de SP

Matrículas de crianças nessa faixa etária é 23 vezes maior do que antes da pandemia
O aumento do mercado de trabalho informal afasta essas mães do direito ao período legal de licença-maternidade no país, de 120 dias. Sem renda, e na maioria das vezes sem o apoio financeiro dos pais das crianças, elas têm a creche como única opção para continuar sustentando a família.

Folha de São Paulo

Edtech Zeka Educação, de mães da escola Avenuse, ajuda adultos a concluir o Ensino Médio

Enquanto não faltam startups e cursinhos para ajudar jovens a obter boas notas no Enem, ingressar na faculdade ou arrumar o primeiro emprego, esse contingente de 69,5 milhões de brasileiros está fora do radar. Essa é a realidade que as Zekas querem mudar.
As Zekas são executivas com carreiras bem sucedidas que fundaram a Zeka Educação Digital, um cursinho online preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja.

O Globo

Leis e políticas

Para aumentar vagas de ensino técnico, MEC flexibiliza oferta nas universidades privadas

Uma portaria publicada na última segunda-feira flexibilizou a oferta de ensino técnico pelas universidades privadas. A partir de agora, as instituições não precisarão mais de autorização dos conselhos estaduais de educação, processo que poderia demorar até dois anos. O aval será dado pelo próprio Ministério da Educação. O anuncio da mudança foi feio pelo titular da pasta, Victor Godoy Veiga, durante o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP).

Folha de Pernambuco

FGTS para creche tem efeito limitado e é liberado em meio a cortes de Bolsonaro na área

A decisão do governo Jair Bolsonaro (PL) de liberar o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para pagar a creche dos filhos deve ter impacto limitado na inclusão escolar de crianças de até três anos. Nessa faixa etária, apenas uma a cada quatro estão em famílias cujo responsável tem carteira assinada.

Folha de São Paulo

Leis de homeschooling avançam nos Estados, mas esbarram na Justiça

Escolhida como uma das bandeiras da gestão Jair Bolsonaro (PL), a regulamentação da educação domiciliar - ou homeschooling - não saiu do papel. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou o modelo constitucional, mas disse que cabe ao Congresso definir regras. Com o projeto de lei sobre o tema ainda travado na Câmara, parlamentares defensores da ideia - vários apoiadores do presidente - emplacam vitórias nos Legislativos locais, mas têm esbarrado na Justiça ou na regulamentação das propostas.

Terra

Estatística, pesquisas e estudos

Ensino superior privado projeta atraso de 16 anos para atingir meta de jovens nas faculdades

Após crise econômica agravada pela pandemia, instituições de ensino superior privadas projetam um atraso de pelo menos 16 anos para que o governo federal atinja a meta de ter 33% dos jovens matriculados em faculdades. O governo federal estipulou no Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, o objetivo de ter um terço dos jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior até 2024.

Terra

Ensino Superior

Mercado de ensino superior propõe mudança no modelo de financiamento estudantil

Carta é endereçada a presidenciáveis; setor também pleiteia ampliação do ProUni
Representantes de instituições de ensino superior privadas divulgaram neste sábado, 7, uma carta com propostas para as políticas públicas do setor nos próximos anos. O documento mira as principais demandas do mercado das universidades particulares, como mudanças no modelo de financiamento estudantil e no sistema de autorização de cursos.

Terra

Eventos

Dia da Matemática: confira 5 mitos sobre a disciplina

Nesta sexta-feira, 6, é celebrado o Dia Nacional da Matemática. Criada em 2013, a data homenageia o matemático brasileiro Julio Cesar de Melo Souza –conhecido como Malba Tahan– que nasceu no dia da celebração e publicou 120 livros, sendo 51 deles dedicados à Matemática.

Catraca Livre

Brasil não atinge média em uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes

Correio Braziliense

Virada Malba Tahan celebra matemática com sala dos problemas e oficinas de ensino criativo

Escolas Exponenciais

5 filmes sobre matemática para levar à sala de aula

Porvir

Negócios

Com venda de unidade de escolas 'premium' globais a grupo britânico, Eleva Educação deixa segmento

A Gera Capital, gestora de recursos que tem Jorge Paulo Lemann entre os sócios, fechou a venda da Eleva Global — grupo de escolas premium — para o britânico Inspired Education Group, líder internacional no segmento, como antecipou o colunista do Globo Lauro Jardim.

Folha de Pernambuco

Polêmicas

James Lindsay quer desfazer a influência de Paulo Freire nos EUA

O escritor americano James Lindsay se notabilizou por expor as incoerências do establishment educacional de seu país — especialmente no ensino superior, e sobretudo nas ciências humanas e sociais. Doutor em Matemática pela Universidade do Tennessee, ele chegou ao ponto de escrever artigos acadêmicos falsos, repletos de nonsense, para provar que a mentalidade relativista e engajada tem prejudicado o rigor científico. E deu certo: boa parte deles foi aceita para publicação antes de o experimento de Lindsay e mais dois colegas vir à tona. Mais recentemente, Lindsday tem atirado em outro alvo — muito conhecido dos brasileiros: Paulo Freire, criador da Pedagogia do Oprimido.

Gazeta do Povo

Vereadores de Porto Alegre aprovam proibição de linguagem neutra em sala de aula

Por 20 votos a 11, os vereadores de Porto Alegre aprovaram na última quarta-feira (4) um projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas municipais e na administração municipal.
A tramitação do projeto de lei no Legislativo ignorou parecer prévio da Procuradoria da Câmara Municipal que o considerou inconstitucional. O texto é contestado ainda por um linguista citado nominalmente em sua justificativa.

Folha de São Paulo