Notícias de Educação - 12/mai/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Associação pede inquérito civil contra selo da UnB para vacinados

A Associação Ministério Público Pró-Sociedade (MP Pró-Sociedade) pediu ao Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal a instauração de inquérito civil para investigar a adoção de um "selo" de identificação para estudantes e servidores imunizados contra a Covid-19 por parte da Universidade de Brasília (UnB). Essa é mais uma tentativa da entidade de barrar o selo por via judicial. Para o MP Pró-Sociedade, trata-se de uma "exigência ilegal e discriminatória de selo vacinal pela Reitoria da Universidade de Brasília". O MPF ainda não se manifestou sobre a questão.

Gazeta do Povo

Em volta às aulas no Chile, cães ajudam a aliviar estresse

"Me sinto feliz e relaxada", diz Teresita, enquanto acaricia Pepe, um cachorro que vai ao campus onde ela estuda para ajudar a aliviar o estresse dos alunos na volta às aulas após a pandemia da covid-19. No Chile, este retorno tem sido marcado pela ansiedade e pela violência.

g1

Dentro da Escola

Tecnologias digitais na educação: Aliada no engajamento dos alunos

Em tempos nos quais os estudantes recebem cada vez mais estímulos, as tecnologias digitais na educação podem ser uma importante aliada para despertar o interesse dos alunos. Um estudante que participa ativamente de seu aprendizado tem um desenvolvimento muito mais significativo. Porém, mostrar para as crianças que o ensino pode ser composto por momentos positivos é, muitas vezes, mais difícil do que parece.
Felizmente, a modernidade também traz novas possibilidades – e, durante a pandemia, percebemos ainda mais o valor da tecnologia como aliada na educação.

Escolas Exponenciais

Projetos

Alunos exploram criatividade e criam galerias de arte dentro de casa

Em Natal (RN), professor estimula estudantes do 4º ano a identificar elementos de arte contemporânea em suas residências com o apoio das famílias
(...) O isolamento limitava as vivências escolares aos cantos da casa e antes que essa realidade fosse desgastada, propusemos às crianças uma nova forma de olhar para os objetos do seu entorno, de modo que pudessem ressignificá-los e transformá-los em arte. Desse modo, o Projeto “Arte contemporânea e ensino remoto na infância: ressignificando o olhar estético em tempos de distanciamento social” foi desenvolvido no componente curricular arte, com ênfase na linguagem das Artes Visuais. Realizamos aulas síncronas pelo Google Meet.

Porvir

Gestão

MEC não pode esperar ter escola perfeita para enviar kit robótica, diz ministro

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, justificou nesta quarta-feira (11) o envio de kits de robótica para escolas com problemas de infraestrutura básica e afirmou que não pode esperar resolver falhas de saneamento e água para encaminhar materiais pedagógicos a essas localidades.

Folha de São Paulo

Soluções inovadoras podem contribuir para a modernização da gestão escolar

(...) Esse assunto foi discutido nesta terça-feira (10), durante a palestra “Gestão Educacional no Mundo Contemporâneo”, realizada na Bett Brasil, maior encontro de educação, tecnologia e inovação da América Latina, que ocorre até esta sexta-feira (13), em São Paulo.
“Quantas escolas até hoje emitem boleto para pagamento? A gente está na rua, compra cachorro-quente e paga com PIX? Por que tem que pagar a escola das crianças com boleto? Por que a gente ainda faz a gestão como a gente fazia há 50 anos atrás? Por que o processo no aprendizado pode evoluir e a gestão não?”, indagou Norton Moreira, consultor da Hoper Educação.

Escolas Exponenciais

Ministério Público cancela nota técnica que considerava legal projeto 'Escola de Gestão Compartilhada' no DF e pede afastamento de militares

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) revogou a nota técnica de 2019 que considerava legal a implementação do projeto Escola de Gestão Compartilhada. O documento autorizava o governo de Brasília "a manter instituições de ensino da rede pública de educação básica sob a orientação e supervisão do Comando da Polícia Militar e do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal".

g1

Leis e políticas

MEC lança portaria para ampliar a oferta de ensino técnico nas universidades privadas

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), publicou a Portaria MEC nº 314, de 2 de maio de 2022, atualizando a Portaria nº 1.718, de 8 outubro de 2019, com o objetivo de otimizar o processo de habilitação e autorização de oferta dos cursos técnicos por instituições privadas de ensino superior e adequá-los às novas Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica dispostas na Resolução CNE/CP nº 01, de 05 de janeiro de 2021, e na 4ª versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

MEC

Falta de estímulo dificulta formação de cientistas no País

Duas das principais agências de fomento, Capes e CNPQ, reduziram bolsas em cerca de 20%
Se sem ciência não se tem progresso, sem dinheiro não se tem ciência. Apesar de os dados mostrarem que tecnologia, educação e inovação são os grandes chamarizes de riqueza, o Brasil tem diminuído o investimento em ciência e, consequentemente, na produção desses ativos.

Terra

Valorização da ciência deve ficar como grande legado da pandemia

Terra

Pós-Graduação em Educação tem como meta 'vacinar' contra fake news e negacionismo

Terra

Especialização em Educação é opção de 'ciência que gera ciência'

Terra

Defesa da ciência vira disciplina obrigatória nos cursos de Saúde

Terra

Comissão aprova exigência de escolas protegerem a saúde vocal dos professores

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga as escolas a assegurar meios para proteger a saúde dos professores, em especial a saúde vocal, inclusive por meio de equipamentos para a difusão da voz, quando o espaço ou o número de alunos em sala de aula assim exigirem.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Câmara

Policiais e jurídicas

Ministro da Educação diz que foi a eventos com pastores, mas nega atos 'em desacordo com a Pátria'

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse nesta quarta-feira (11) que esteve em pelo menos três eventos no ministério dos quais participaram também os pastores suspeitos de pedir propina em troca de liberação de verbas da pasta.
Segundo Godoy, foram eventos organizados ainda na gestão de seu antecessor, Milton Ribeiro. Godoy, que era secretário-executivo, disse que Ribeiro nunca lhe impôs, em relação aos pastores, "qualquer ato em desacordo com a Pátria".

g1

MEC: Deputado poupa ministro, chama Lula de cachaceiro e fala palavrão

Uol

Ensino Superior

Ministro da Educação diz que baixa adesão aos chips seria por falta de demanda dos alunos

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, disse que o MEC entregou aproximadamente 156 mil chips de banda larga móvel para estudantes da rede de ensino superior. Isso representou aproximadamente 33% da quantidade prometida pela pasta para os estudantes. Segundo o ministro, a responsabilidade pela aquisição do SIMcard é somente dos estudantes, que "deveriam" procurar as instituições de ensino para solicitar o chip. Dessa forma, alega, se houve baixa entrega, seria porque não houve tanta procura pelos chips por parte dos estudantes.

Teletime

Eventos

Congresso de educação debate caminhos para inclusão nas escolas

O segundo dia do maior congresso de educação da América Latina tratou do eixo Inclusão e Diversidade. A Bett Brasil apresentou hoje (11) os desafios para a educação inclusiva, a democracia na inclusão digital e a criação de uma escola justa e respeitosa.

IstoÉ Dinheiro

Política partidária

Gestão Bolsonaro na educação é pior da história, diz Priscila Cruz

A presidente-executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, avaliou, em entrevista ao site Poder360, que a gestão do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na educação é "a pior da história". Ela destacou que o desempenho do governo na área da educação ficou marcado por "ministros ruins" e pautas ideológicas.

Uol

Lula pretende ‘transformar’ universidades em 2023: ‘Elas precisam se abrir para a sociedade’

O ex-presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira 11 que pretende ‘transformar’ as universidades brasileiras caso seja eleito para um terceiro mandato como chefe do Executivo. Em conversa com reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a Andifes, em Juiz de Fora (MG), o petista disse que as instituições precisarão deixar de ser ‘centros de luxo’ e passar a produzir mais para o bem da sociedade.

Carta Capital

Universidades terão autonomia para indicar seus reitores, diz Lula

Uol

Polêmicas

Canal da UTFPR divulga “Manual dos Caloures” e educação comunista

Em 9 de maio, às 13h17, os servidores, os alunos e os aposentados do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) receberam de um canal oficial da instituição um e-mail com o título “Movimento por uma Universidade Popular (MUP): CineMUP”.
O texto convida para a exibição parcial de um documentário argentino que representa experiências de “ensino popular” em toda a América Latina e que está disponível na íntegra site do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Gazeta do Povo