Notícias de Educação - 02/jul/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Entrando em recesso!

Com esta edição concluímos o 1º semestre de 2021. Voltaremos no final de julho para iniciar o 2º semestre.
Boas férias!

Focando Educação

Coronavírus

OMS aconselha uso de testes de covid-19 em escolas para evitar ensino remoto

Em caso de um aumento dos casos de covid-19, seria conveniente realizar testes de PCR e de antígenos nas escolas para se evitar recorrer, mais uma vez, ao ensino à distância — afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, nesta sexta-feira (2).

Uol

Após 1 ano de pandemia, educação é a maior preocupação das crianças e adolescentes, mostra estudo

Para idealizadora do levantamento, dados podem demonstrar dificuldades com a falta da escola e modelo híbrido de ensino
No ranking geral, 12,45% das respostas mencionaram que gostariam de "melhorar a educação e o direito de estudar. E o topo do ranking é unânime em todo o país. “O que se revela com esse resultado, depois de um ano sem aulas ou com uma educação híbrida, é que para as crianças e jovens essa é uma questão estrutural, da qual tudo depende. Revela as dificuldades que eles estão tendo com a ausência da escola, ou com as aulas remotas, a falta de merenda... Esse passou a ser um clamor dos jovens, um grito pela educação, e isso nos diz muito”

Crescer

“Déficit na educação vai impactar uma geração por 20 anos”, diz especialista

A pandemia da Covid-19 não vai deixar sequelas apenas na saúde, mas também na educação, com um déficit que vai impactar uma geração por 20 anos.
Quem faz a afirmação e fala do cenário desafiador é o doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), especializado em avaliações escolares, Ismael Rocha.

A Tribuna

É possível aprender durante a pandemia?

Aumenta o fosso entre os alunos das escolas públicas e privadas – e a razão é uma só: as escolas privadas têm pressão para continuar a ensinar. Já nas públicas a pressão é muito menor. A pressão ou falta dela não explica tudo, mas explica a maior parte. E mais uma vez, e também na educação, os pobres irão pagar um preço mais alto.

Veja

Oito em cada dez alunos das escolas estaduais de São Paulo não ficaram mais que duas horas online no aplicativo de ensino remoto do governo paulista ao longo de quase todo o ano de 2020.

Folha de São Paulo

SP: Levantamento aponta que escolas paralisaram atividades presenciais

Um levantamento do TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) mostra que 533 municípios, o que representa 82,89% das administrações paulistas, exceto a capital, decidiram manter a paralisação das atividades presenciais na rede municipal de ensino no estado no mês de maio.

R7

Escolas de BH apostam em testagem para monitorar possíveis casos de Covid

Com o retorno das aulas presenciais do ensino fundamental nas escolas particulares, a testagem vem sendo uma ferramenta de controle da Covid em algumas instituições de Belo Horizonte. Usados especialmente para funcionários e professores, os exames ajudam a encontrar possíveis casos positivos e a isolar pessoas assintomáticas.

O Tempo

MG: Sindicato dos professores pede aos pais para não enviarem alunos às escolas

Após o Governo de Minas convocar o retorno das aulas presenciais no estado a partir de 12 de julho, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) pediu para que as famílias não enviem os estudantes às escolas públicas estaduais.

MSN

MT: Aulas presenciais só retornam com 100% dos profissionais da educação vacinadosPublicado 01/07/2021 - 12:50por Da Redação

Os deputados estaduais derrubaram, em sessão na manhã de quarta-feira (30) por 13 votos a 7, o veto do governo ao projeto de lei que estabelecia o retorno às aulas presenciais na rede estadual de ensino somente após a imunização de todos os profissionais que atuam na educação de Mato Grosso, professores, técnicos e apoio administrativo. Com isso, as aulas presenciais, que estavam previstas para voltar no dia 3 de agosto, só devem voltar depois que todos os profissionais da educação forem vacinados.

O Documento

Mendes “acata” veto, mas diz: “deputados prejudicam Educação”

Agora MT

Covid-19: UnB decide suspender retomada gradual das aulas presenciais

A mudança, prevista na Etapa 2 do Plano Geral de Retomada, permitiria 30% de aulas presenciais, levando em consideração que, em alguns cursos, as aulas remotas dificultaram o aprendizado dos alunos. O Cepe avaliou, no entanto, que, diante do cenário atual, a suspensão do regresso gradual de atividades presenciais era necessária.

Corrreio Braziliense

Dicas

11 jogos para educação financeira: lições reais e diversão para crianças e adolescentes

Falar sobre educação financeira é assunto ainda novo em muitos lares brasileiros, mas as opções para levar o tema de forma lúdica a crianças e adolescentes já existem há algum tempo – os jogos de tabuleiro que o digam – e têm se popularizado, permitindo que os jogadores, independente da idade, se deparem com questões como endividamento, investimentos e independência financeira de uma forma fluída e divertida. No fim das contas, tudo não parece passar de um desafio lúdico.

Forbes

Gestão

Cidades pobres, que são mais dependentes de verba federal, recebem menos recursos para merenda, diz relatório do governo

Relatório do Ministério da Economia de avaliação de políticas públicas, obtido com exclusividade pelo GLOBO, aponta que o formato do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) privilegia cidades mais ricas, deixando as mais pobres, que estão majoritariamente no Nordeste, com a menor parcela dos recursos. Essas são justamente as mais dependentes da verba federal.

O Globo

Novo Fundeb garante mais recursos para a educação básica

O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com sua transformação em fundo permanente, traz inúmeros avanços, como o aumento previsto na complementação da União, que subirá, gradativamente, dos atuais 10% até atingir 23% no ano de 2026; e o uso de, pelo menos, 70% dos valores do Fundo (exceto a complementação-VAAR), para o pagamento de trabalhadores da educação básica.

MEC

Inclusão

MEC lança Proposta de Currículo para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos

A Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBs), por meio da Secretaria de Modalidades Especiais (Semesp) do Ministério da Educação (MEC), lança a Proposta de Currículo para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos. Trata-se de uma minuta de proposta de referencial curricular para estudantes surdos, matriculados na educação bilíngue de surdos, na educação básica e no ensino superior.

MEC

Leis e políticas

Em comissão, ministro pede que Senado aprove PL que torna educação serviço essencial

Em audiência da Comissão Temporária da Covid-19 nesta quinta-feira (1º), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou o governo quer a aprovação do PL 5.595/2020, que classifica a educação como serviço essencial e, com isso, estabelece condições para a volta do ensino presencial.

Senado

Leite veta integralmente educação domiciliar no RS

Após dois anos tramitando antes de ser aprovado pelo plenário da Assembleia, o projeto que autoriza a educação domiciliar no Rio Grande do Sul, que gerou ampla polêmica, naufragou. O texto, de autoria de Fábio Ostermann (Novo), será vetado integralmente pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Recentemente Ostermann conversou com Leite e saiu otimista sobre eventual sanção. Enganou-se. O governador telefonou há pouco para o deputado e deu a informação.

Correio do Povo

CE: Termos "gênero" e "sexualidade" são retirados de projeto sobre educação após acordo na AL

Após pressão feita pelos deputados da bancada evangélica da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), foi retirado do projeto Educa Mais (72/2021), do Governo do Estado, trechos que faziam menção à abordagem de sexualidade e gênero nas escolas públicas estaduais.

O Povo

MP ajuíza ação para Rio restituir R$ 10 bilhões para educação básica

De acordo com a nota divulgada, o MP requer que a Justiça determine que o Rio se abstenha de contabilizar, como gasto em manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), os recursos destinados a cada mês pelo Tesouro Municipal ao Fundo de Previdência do Município (FUNPREVI) a título de contribuição suplementar. E que o município restitua, à conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a quantia que foi ilegalmente considerada como despesa com MDE nos últimos anos – superior a R$ 10 bilhões.

Plantãoemfoco

Projeto prioriza matrícula de filhos de vítimas de violência doméstica em escolas privadas

O Projeto de Lei 1705/21 determina que os filhos ou dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica terão prioridade para matrícula em escolas públicas da educação básica, mas, se faltar vaga, o poder público assegurará a matrícula em instituição privada de ensino.

Câmara

Projeto cria programa de aulas complementares para alunos da rede pública que vão fazer Enem

Programa receberá 1% do produto da arrecadação total anual dos concursos lotéricos administrados pela Caixa
O Projeto de Lei 1050/21 prevê a criação de um programa de aulas complementares, financiado pela União, para os alunos do último ano do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Policiais e jurídicas

Justiça derruba liminar que permitia servidor da educação não retomar trabalho presencial em Ourinhos

O Tribunal de Justiça do São Paulo (TJ-SP) acatou um recurso da Prefeitura de Ourinhos (SP) e suspendeu decisão da 1ª Vara Civil da cidade que concedeu liminar permitindo aos servidores da educação não voltarem ao trabalho de forma presencial nas escolas municipais.

G1

Estatística, pesquisas e estudos

Melhorar a educação e a escola é o tema que mais gera projetos no programa Criativos da Escola

Uma das principais descobertas do estudo diz respeito às temáticas que mais mobilizaram os estudantes. 32% dos 6.271 projetos têm o desejo de melhorar o próprio ensino, o que pode acontecer de diversas formas: com novos jeitos de aprender (41%), incentivando a leitura (20%), aprofundando conteúdos extracurriculares (15%), lidando com dificuldades de aprendizagem (11%) ou com a adoção de recursos tecnológicos (10%).

Porvir

Ensino Superior

Fies: alunos de medicina reclamam de aumento abusivo nas mensalidades

Reajustes de até oito vezes nas mensalidades fazem com que estudantes de medicina, beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), não consigam mais pagar o curso. Os aumentos, segundo entrevistados pela Agência Brasil, são frutos das mudanças feitas no Fies em 2017 e que agora começam a gerar problemas.

EBC

Opinião

Estudo aponta caminho para Brasil na educação

Para buscar uma situação mais próxima da igualdade de oportunidades, a OCDE destaca dez passos. Dois merecem mais atenção. No curto prazo, é urgente dar apoio imediato a instituições e alunos afetados pela pandemia. “Na rede pública, o ensino remoto, quando não inexistente, foi, em larga medida, ineficaz”, diz Priscila Cruz, presidente da ONG Todos Pela Educação, parceira da OCDE no estudo. Feito isso, deve haver alocação de recursos humanos, financeiros e de gestão às regiões, escolas e alunos com as maiores necessidades.

O Globo

Eventos

Comissão de Educação debate desigualdades acarretadas no ensino pela pandemia

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute na próxima segunda-feira (5) as desigualdades educacionais acarretadas pela pandemia de Covi-19.
"Os desafios enfrentados não foram iguais e os dados mostram que a pandemia afetou ainda mais a vida escolar do perfil de estudantes que já era mais impactado pela cultura do fracasso escolar: meninas e meninos negros e indígenas, nas regiões Norte e Nordeste do País", lamenta.

Câmara

Ministro da Educação defende volta às aulas presenciais em audiência no Senado e afirma não saber quantas escolas reabriram no país

G1

Senado volta a debater possibilidade de retorno de atividades escolares presenciais

O Senado realiza nesta sexta-feira (2), a partir das 10h, sessão temática de debate a fim de discutir o eventual retorno às aulas presenciais em escolas. A audiência foi solicitada pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR). Em seu requerimento, ele cita projetos de lei que tratam do assunto, como o PL 5.595/2020, que aguarda votação no Senado. O senador Marcos do Val (Podemos-ES), relator dessa proposta, defende a sua aprovação, enquanto Flávio Arns faz críticas ao projeto.

Senado