Notícias de Educação - 01/jul/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Entrando em Férias

Tenha um bom e merecido descanso!

É o que desejamos a todos! Voltamos ao final das férias.

Focando Educação

Dentro da Escola

O que é educação midiática? Entenda o conceito

Sabe o que é educação midiática? Vivemos em uma era onde o acesso à informação é facilitado. Se antes era necessário esperar a manhã seguinte para acompanhar a notícia no jornal, hoje, em poucos minutos, podemos consultar os fatos direito do celular. A frase: "não sabe? Pesquisa no Google!", descreve bem a época em que vivemos.
Você pode se perguntar: "mas o que tem a ver com a educação midiática?" Isso porque a educação midiática suscita uma visão crítica das pessoas sobre conteúdos e informações de materiais midiáticos. Diante de uma era onde a circulação de novos fatos ocorrem cada vez em menor tempo, formar pessoas aptas para o consumo de informações tornou-se indispensável.

Educa + Brasil

Estudo passivo ou estudo ativo: entenda quando usar cada método

Saber as vantagens e as funções de cada um ajuda a potencializar o rendimento dos estudos
(...) Você já deve ter ouvido de um professor mais tradicional que tirar foto da lousa não basta, tem que copiar o conteúdo à mão, no caderno. A lógica por trás desse conselho - que, convenhamos, muitas vezes é ignorado pelos estudantes - é um método de estudo bastante consistente, que defende que há momentos passivos e ativos na hora do aprendizado.

Terra

Aulas de matemática apoiam o debate sobre pesquisas eleitorais

Intenção de voto, margem de erro, amostragem. Basta acessar o noticiário político para encontrar os conceitos matemáticos em diversas notícias e análises. As pesquisas, responsáveis por medir a temperatura da disputa, são parte fundamental das eleições. E, além de colaborar para a decisão do eleitorado, os números, quando debatidos em sala de aula, apoiam os estudos por meio da reflexão gráfica e da comparação de resultados, de maneira mais visual e objetiva.

Porvir

Como incentivar a leitura entre crianças? Essa bibliotecária foi atrás de soluções

(...) Incomodada com a atividade de só emprestar e devolver livros, France apresentou para a coordenação do colégio um projeto de contação de histórias para o ensino infantil e fundamental até o 2.º ano. Mas a escola preferiu estender até o 5.º ano.

MSN

Dicas

Série animada quer combater a desinformação sobre menstruação no ensino básico

Já está disponível o primeiro episódio de uma série animada produzida para desmistificar tabus, escassez de dados e desinformação sobre a menstruação entre estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Escolas Exponenciais

Gestão

27 Unidades da Federação apresentam os Currículos para o Novo Ensino Médio aprovados e homologados

As 27 Unidades da Federação apresentam seus referencias curriculares para o Novo Ensino Médio aprovados e homologados pelos respectivos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação. Os referencias curriculares são os documentos que orientam a elaboração dos novos currículos aplicados nas salas de aula.
A (re)elaboração dos currículos de referência se iniciou em 2019, depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Os referencias trazem as orientações para as escolas públicas e privadas das redes de ensino para a implementação do novo ensino médio.

MEC

Novo secretário de educação de SP pretende oferecer bolsa para aluno que quiser ser professor

O novo secretário de Educação do estado de São Paulo, Hubert Alquéres, 64, pretende anunciar em breve um programa de bolsas para formandos do ensino médio que queiram se tornar professores e para docentes da rede pública cursarem uma segunda licenciatura e poderem ministrar aulas em mais de uma disciplina. As medidas, segundo ele, têm como objetivo reduzir o déficit de educadores das escolas públicas.

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

Frente Parlamentar de Educação pede que TCU investigue supostos desvios no FNDE

A Frente Parlamentar de Educação protocolou uma representação para que o Tribunal de Contas da União (TCU) investigue a suspeita de desvios de R$ 18,8 bilhões no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As supostas irregularidades constam de relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).

Terra

Caso MEC: Prefeitos que relataram propina não conseguiram verba para obras

Três prefeitos que relataram ter recebido, mas negado, pedidos de propina dos pastores envolvidos no caso do MEC (Ministério da Educação) ainda aguardam a liberação de verbas para obras de escolas. As propostas se encontram em "análise" há pelo menos um ano.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Saúde e educação são os temas políticos que mais interessam brasileiros no Twitter, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada a pedido do Twitter sobre o consumo de conteúdos relacionados a política no Brasil mostra que 45% dos entrevistados usam a plataforma intensamente para se inteirar sobre o tema. De acordo com o levantamento, 36% dos usuários acessam a rede social ainda pela manhã para se informar sobre os assuntos do dia.
Saúde e educação são os temas de maior interesse dos internautas no âmbito de discussões políticas, sendo apontados por 69% dos respondentes. Na sequência aparecem economia (64%), segurança (62%) e emprego (62%).

Política Livre

Ensino Superior

Enade 2022: saiba quais áreas de graduação serão avaliadas nesta edição

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, aplicado para avaliar os alunos concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Conforme previsto em edital, as provas do exame serão aplicadas no dia 27 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os participantes, além de resolverem as perguntas de prova, responderão ao Questionário do Estudante.

Estado de Minas

Polêmicas

Professor é demitido por usar tirinha sobre polícia em prova

Por ter utilizado em uma prova uma tirinha do cartunista André Dahmer, do jornal Folha de S Paulo, o professor de sociologia do colégio Visão, de Goiânia, Osvaldo Machado da Silva Neto, 41 anos, foi sumariamente demitido. A decisão provocou a reação dos estudantes, que promoveram, na manhã desta quarta-feira (29), uma manifestação nos corredores da escola privada, contra o desligamento do funcionário. O motivo da demissão foi a publicidade do fato, que ganhou repercussão ao ser veiculada pelo blogueiro Gustavo Gayer, em suas redes sociais.

Correio Braziliense

Escola se posiciona sobre demissão de professor que usou tirinha de jornal

Correio Braziliense

Cartunista André Dahmer manifesta solidariedade a professor demitido

Correio Braziliense

Outras do dia

Professor interage com ele mesmo em vídeos e bomba na internet

O professor de matemática Matthew Weathers encontrou um jeito curioso de ensinar: ele grava vídeos em que interage com ele mesmo e já soma 1 bilhão de visualizações no YouTube.
Weathers é professor de matemática da Biola University, na Califórnia, Estados Unidos. Para ajudar os alunos, ele decidiu gravar vídeos e exibí-los durante as aulas — a graça é que ele interage com ele mesmo. Em algumas gravações, ele usa referências da cultura pop.

R7